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Segundo Paro, a administração estará tanto mais comprometida com a formação social quanto mais os objetivos com ela perseguidos estiverem articulados com essa transformação. Assim sendo, no caso da administração escolar, a análise de suas relações com a transformação social deve passar, necessariamente, pelo:

De acordo com o art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, sendo a eles assegurado:

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:

Perrenoud apreende o movimento da profissão de professor em dez grandes famílias de competências. A alternativa que mostra uma dessas famílias de competência é:

Uma frase que indica o ponto de vista central da autora acerca do tema desenvolvido no texto é:

A revolta contra as leis é sinal de que não vemos vantagem dos limites para nós mesmos. (l. 34-36) No terceiro parágrafo, a frase citada representa um recurso de:

A Medida Provisória nº 748/2016 foi sancionada pelo presidente da República como Lei nº 13.415/17, regulamentando a reforma do ensino médio. A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ciclo, dá novo peso ao ensino técnico e incentiva a ampliação de escolas de tempo integral.

Esta reforma vale para as escolas:

“A supervisão escolar visa à melhoria do processo ensino-aprendizagem, para o que tem de levar em conta toda a estrutura teórica, material e humana da escola. A supervisão escolar é a visão sobre todo o processo educativo, para que a escola possa alcançar os objetivos da educação e os objetivos específicos da própria escola.” De acordo com Nérici, as funções do supervisor escolar são divididas em três partes:

A adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. As estruturas cognitivas se modificam por meio de diferentes processos de adaptação. Esse processo de adaptação é então realizado sob duas operações:

Existem saberes indispensáveis à prática docente. São saberes demandados pela prática educativa em si mesma, qualquer que seja a opção política do educador. Segundo Paulo Freire, ensinar exige:

A função simbólica, alimentada pelo meio humano, vem despontando e nesse processo, no final do segundo ano, a fala e as condutas representativas são inegáveis, confirmando uma nova forma de relação com o real, que emancipará a inteligência do quadro perceptivo imediato. Esta função é frágil no início, apoia-se ainda muito tempo nos gestos que a transportam, surge em atos, por isso Wallon a chama de:

Sabemos que não funciona assim. (l. 14-15)
A oração sublinhada acima complementa o verbo “saber" e, por isso, é classificada como uma oração subordinada substantiva do seguinte tipo:

O ministro da Educação e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciaram uma série de mudanças que serão aplicadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2017. Uma dessas mudanças está descrita na seguinte alternativa:

O modo de pensar resulta da sociedade hierarquizada, que separa o trabalho humano em atividades intelectuais e manuais, valorizando as primeiras em detrimento das últimas. Nas tribos não existe ainda a separação entre o pensar e o agir. O contato do homem com a natureza, com outros homens e consigo mesmo é intermediado pelos símbolos, isto é, signos – arbitrários e convencionais –, por meio dos quais o homem representa o mundo. O conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar recebe o nome de:

O orientador educacional possui um documento que é essencial para nortear os seus trabalhos, além de poder constituir fonte de consulta para a equipe pedagógica. Esta consulta pode auxiliar no relacionamento e na integração da programação da escola. O documento referido é o:

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