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A administração como é entendida e realizada hoje é produto de longa evolução histórica e traz a marca das contradições sociais e dos interesses políticos em jogo na sociedade. A administração escolar deve estar atenta aos pressupostos teóricos e documentos que norteiam a educação. Esta orientação na escola se dá, essencialmente, por meio de:

As práticas do bullying podem ser consideradas formas sutis de violência, que geralmente envolvem colegas da mesma sala de aula, gerando comportamentos agressivos que podem ser classificados em diferentes formas. Uma dessas formas leva a vítima ao isolamento social, desenvolvendo uma atitude de insegurança e dificuldade de se relacionar, muitas vezes tornando-se uma pessoa retraída e indefesa. Estamos falando do seguinte tipo de bullying:

Nas sociedades complexas, em que o acervo cultural é muito vasto, torna-se necessário sistematizar uma parte significativa desse patrimônio cultural, para garantir sua transmissão às novas gerações, em um certo espaço de tempo e dentro de uma determinada sistemática, achada a mais conveniente naquele momento histórico e dentro daquele quadro cultural. Surge, então, a escola, instituição social criada, especificamente, para educar e ensinar. Educar é um termo mais amplo que ensinar, pois, enquanto a educação refere-se ao processo de formação humana, o ensino é:

Dentre os valores da palavra “se", está o de indicar uma condição, o que é observado em:

Com base na frase retirada do texto, responda à questão.

Mas também dos limites externos ou internos de quem agia. (l. 56-58)

A frase citada está separada da frase que a antecede por um ponto-final, mas poderia ter sido empregada uma vírgula.
Com o uso do ponto-final, associa-se ao conteúdo dessa frase o valor de:

De acordo com o art. 21 da Lei nº 9.394/96, a educação escolar compõe-se:

Existe um documento produzido na escola que vai se firmando como necessidade para os educadores e para as instituições de ensino, pois é o plano global da instituição entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. O documento referido denomina-se:

Os costumes culturais da escola podem ser analisados no cotidiano da vida escolar através dos acontecimentos, das interações sociais, dos rituais e das vivências. Segundo Heloisa Luck, existem três áreas de atuação decisiva no processo educativo, tendo em vista sua posição de influência e liderança sobre todas as atividades desenvolvidas na escola. São elas:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o país. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, optou-se por um tratamento específico das áreas, em função da importância instrumental de cada uma, mas contemplou-se também a integração entre elas. Quanto às questões sociais relevantes, reafirma-se a necessidade de sua problematização e análise, incorporando-as como temas transversais. Os temas transversais dos PCNs são:

Saviani destaca que “[...] enquanto as teorias não críticas pretendem ingenuamente resolver o problema da marginalidade por meio da escola sem jamais conseguir êxito, as teorias crítico-reprodutivistas explicam a razão do suposto fracasso”. As teorias crítico-reprodutivistas estão listadas na seguinte alternativa:

Em 2014, o Congresso Federal sancionou o Plano Nacional de Educação – PNE, com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país, estabelecendo vinte metas a serem atingidas. A vigência do PNE, em anos, está apresentada na seguinte alternativa:

Um “não" dito em tom solene aqui, ou acolá, e estaria feita a mágica. (l. 12-14)
Na frase, o uso da palavra “mágica" revela, por parte da autora, uma atitude de:

Uma palavra classificada como adjetivo está sublinhada em

Com base na frase abaixo, responda à questão.

Mas também dos limites externos ou internos de quem agia. (l. 56-58)

O verbo sublinhado está no pretérito imperfeito do modo indicativo, expressando assim o seguinte aspecto da ocorrência da ação:

Na Constituição Federal de 1988 há um capítulo sobre Educação, Cultura e Desporto. O art. 205 deste capítulo dispõe que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” O fato novo deste artigo da Constituição se refere a:

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