Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 39 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q639908

São alguns direitos sociais previstos no artigo 6º da Constituição Federal de 1988:

Carregando...
Q639910

A unidade pública municipal que se localiza em territórios com maiores índices de vulnerabilidade e risco social e que se destina à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias é denominada:

Carregando...
Q639922

De acordo com o CFESS (2016), a operacionalização das ações profissionais na política urbana deve considerar conhecimentos e práticas de profissionais de outras áreas de conhecimento que, quando apoiados na dimensão da totalidade, possibilitam uma necessária interlocução, com vistas à superação da fragmentação dos saberes e ao rompimento da naturalização, da psicologização e da moralização das expressões da questão social. Essa perspectiva de análise fundamenta-se no seguinte princípio:

Carregando...
Q639441

Uma frase que indica o ponto de vista central da autora acerca do tema desenvolvido no texto é:

Carregando...
Q639927

Na nova fase do capitalismo, com predomínio rentista, o processo político e econômico que permite tanto o investimento dos países ricos nos países periféricos – transformados em fonte de lucro rápido e fácil – como a mercantilização da esfera doméstica e privada não mercantil é caracterizado pela:

Carregando...
Q639915

Considere a seguinte situação:
Ao iniciar o tratamento de hemodiálise, uma mulher de 42 anos com doença renal crônica passa a ter dificuldades para desenvolver suas atividades da vida diária. Vive com seus dois filhos adolescentes, que, alternadamente, a acompanham durante as sessões de hemodiálise. Ela se encontra desempregada, sem nunca ter mantido vínculo com a Previdência Social. O sustento dessa família advém da pensão alimentícia dos adolescentes, no valor de R$ 1.405,50.
Com relação à concessão do Benefício da Prestação Continuada – BPC, a usuária tem o direito:

Carregando...
Q639440

Na implantação da regulamentação da Lei nº 8.080/1990, há atribuições específicas para os gestores e os fóruns de pactuação. A seguinte alternativa apresenta uma atribuição da Comissão Intergestores Tripartite:

Carregando...
Q639445

Sabemos que não funciona assim. (l. 14-15)
A oração sublinhada acima complementa o verbo “saber" e, por isso, é classificada como uma oração subordinada substantiva do seguinte tipo:

Carregando...
Q639919

Ao vivenciarem a precarização dos serviços prestados em uma unidade pública de saúde, cuja gestão é feita por uma Organização Social (OS) – o que inclui falta de alimentação para usuários internados e acompanhantes, nas situações previstas em lei, além de insumos e equipamentos de saúde –, um grupo de assistentes sociais, juntamente com outros trabalhadores, decide orientar as famílias desses usuários a tornar pública a situação. Essas assistentes sociais também decidem, coletivamente, denunciar tal situação ao Conselho Regional de Serviço Social da sua região. Em função disso, são demitidas do trabalho da unidade. De acordo com o Código de Ética do Assistente Social, a conduta ética dessas profissionais é considerada como:

Carregando...
Q639914

Durante o acompanhamento social de um usuário de 72 anos, internado em um hospital de emergência em função de infarto, a assistente social identifica que a ausência de vínculos familiares e afetivos bem como de renda o levou à situação de rua. Soma-se a isso a necessidade premente de acesso a políticas públicas – acesso esse até então inexistente –, com vistas à garantia do seu tratamento de saúde, após a alta hospitalar.
Em função dessa realidade, a profissional encaminhará o referido idoso para atendimento em serviços da seguinte modalidade de proteção social da assistência social:

Carregando...
Q639926

Trata-se da tentativa de institucionalização da inserção e/ou expansão do acesso a serviços; compõe a ação de articulação interinstitucional para fins de acesso a serviços na perspectiva da garantia de direitos; materializa-se a partir de um formulário assinado pelo assistente social, em papel timbrado da instituição de origem, revelando a autoridade profissional como aspecto ético fundamental. Nos termos de Trindade (2017), esse procedimento caracteriza-se como:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282