A formação inicial de professores é de responsabilidade das universidades e teve mudanças importantes a partir da Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96. Uma delas foi a criação dos Institutos Superiores de Educação, que deveriam ser centros formadores, disseminadores, sistematizadores e produtores do conhecimento referente ao processo de ensino, de aprendizagem e de educação escolar, com o objetivo de promover a formação geral dos futuros professores de educação básica e, ainda, favorecer o conhecimento e o domínio dos conteúdos específicos ensinados nas diversas etapas da educação básica e das metodologias e tecnologias a eles associados, bem como desenvolver habilidades para a condução dos demais aspectos inerentes ao trabalho coletivo da escola.
A outra mudança, foi:
O programa do MEC para educação a distância, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação é denominado:
Em um debate sobre as relações entre processos de aprendizagem e desenvolvimento, foi defendida, entre outras, a seguinte posição:
É necessário esperar a criança apresentar um nível de desenvolvimento particular para começar a educação escolar.
Considerando a noção de zona de desenvolvimento proximal apresentada por Vygotsky, sobre esse posicionamento é correto afirmar que:
Considere as seguintes afirmativas com relação às metodologias ativas.
I- A função do professor deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
II-O professor perde a sua função e pode ser substituído pela tecnologia ou perder sua razão de existir.
III- A aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem baseada em problemas são práticas de ensino-aprendizagem comuns nas metodologias ativas.
IV- Nessas metodologias, o aprendizado está centrado na figura do professor.
Estão corretos apenas os itens:
A Nota técnica nº4/2014 do MEC orienta quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação no Censo Escolar.
Segundo essa nota técnica, cabe ao professor que atua no Atendimento Escolar Especializado:
Considere um quartel com 7 postos de vigia numerados de 1 a 7. Dispõe-se de 8 soldados para guarnecer o quartel, com a seguintes restrições.
I- Os soldados A, B e C só podem ocupar postos de vigia de número par;
II- Os soldados E e F só podem ocupar postos de vigia de número ímpar;
III- O soldado G tem que estar sempre guarnecendo o quartel.
O número de guarnições distintas que podem ser obtidas é:
Num sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, verificou-se que os pontos A(a,1,a), B(2a, 1, a), C(b, a, a) distintos são colineares. Além disso o sistema:

possui solução não trivial. Logo:
A altura do cone de revolução circunscrito a uma esfera de raio R, dado o volume do cone igual a
é:
Um grupo de empresários resolve comprar uma empresa no valor de R$120.000,00 cabendo a cada um deles a mesma parcela de compra. Posteriormente, 4 pessoas desistem da compra, fazendo com que a cota de cada um dos outros aumentasse em R$40.000,00. O grupo inicial era formado por: