De acordo com Moretto, na preparação da criança, do jovem e do adolescente, a escola seleciona, no conjunto dos conhecimentos construídos ao longo da história humana, aqueles que julga necessários e pertinentes para estabelecer a base de inserção no mundo do conhecimento e na preparação
De acordo com Hoffmann, tarefas avaliativas, em uma visão mediadora, são:
Para responder à questão, considere as teorias de Avaliação e Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento escolar, quais sejam:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.
O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: I. Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando. II. Atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. III. Vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. IV. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).
Não é uma diretriz do PNE:
Para responder à questão, considere as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
As novas relações entre conhecimento e trabalho exigem capacidade de iniciativa e inovação e, mais do que nunca, “aprender a aprender”. Com base nessa informação, assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos, em relação às necessidades que, no processo de ensino e aprendizagem, são exploradas. ( ) A aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento. ( ) A construção de argumentação capaz de controlar os resultados desse processo. ( ) O desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade. ( ) A compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere as teorias de Avaliação e Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
É necessário reconhecer que, no contexto da escola brasileira contemporânea, está muito difícil ser professor. Nesse sentido, a avaliação tradicional acaba sendo uma forma de “alívio”, uma vez que: I. Canaliza a culpa para alguém (aluno/família). II. Possibilita o controle disciplinar. III. Serve como seleção social. Quais estão corretas?
Segundo Demo, para transformar mero ensino em formação e mera aprendizagem em aprender a aprender, um dos passos mais decisivos é a:
Para responder à questão, considere as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica a serem transformados continuamente pelo professor. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA em relação às possibilidades para sua utilização.