Segundo Libâneo, a tendência pedagógica em que o papel da Escola é de ser modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas é:
Para Macedo, agora é fundamental um ensino e uma aprendizagem mais investigativa, ou seja, pautados por projetos ou pelo enfrentamento de situações-problema. O papel do professor, nesse novo cenário, é também o de um:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a educação abrange os processos:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.
Uma escola Municipal de Santa Rosa está com um percentual muito alto de violência entre seus alunos e, em função dessa realidade, iniciou o Projeto de Educação para Paz e Não Violência a ser trabalhado pelos professores e pela comunidade escolar. Segundo a LDBEN, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de: I. Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas. II. Estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas. III. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola. Quais estão corretas?
Professores, direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal ABC se reuniram com o intuito de encontrar caminhos para prevenir e combater ações violentas dentro da escola e na comunidade escolar. A ideia da equipe pedagógica da Escola é unir forças e trazer para dentro da unidade de ensino instituições e entidades que lidam com a questão da violência em diversas esferas sociais. Segundo Perrenoud, a competência de referência que trata da situação acima é:
Para Mittler, a inclusão não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas: I. A mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas as crianças. II. A ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas. III. Prepará-los para ensinarem àquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.
Os municípios terão a incumbência de:
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).
A meta progressiva do investimento público em educação será avaliada no ____________ ano de vigência do PNE e poderá ser ampliada por meio de lei para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Para responder à questão, considere o tema Projeto Político-Pedagógico, de Celso Vasconcellos.
De acordo com a legislação em vigor, a elaboração do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar é de competência:
Segundo Candau, configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais: I. Movimentos culturais e religiosos. II. Questões de gênero e de raça. III. Multiculturalismo. IV. Expressões de diferentes classes sociais. Quais estão corretas?
A tecnologia está dominando o ambiente escolar e muitos especialistas em educação afirmam que em poucos anos o ensino será personalizado e os professores precisarão estar preparados para essa evolução. Nesse sentido, o papel do professor é de:
De acordo com Gadotti, vivemos hoje em uma sociedade de redes e de movimentos, uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem, a qual ele chama de Sociedade:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.
Assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos, quanto às condições que devem ser seguidas ao ensino de iniciativa privada. ( ) Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino. ( ) Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público. ( ) Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).
– Em relação à execução do PNE e ao cumprimento de suas metas, assinale C, se Correta, ou I, se Incorreta, ao que refere-se às instâncias responsáveis pelo monitoramento contínuo e das avaliações periódicas do plano. ( ) Ministério da Educação. ( ) Conselho Municipal de Educação. ( ) Fórum Nacional da Educação. ( ) Conselho Estadual de Educação. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere o tema Projeto Político-Pedagógico, de Celso Vasconcellos.
O Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. Portanto, ele possui: I. Valor de articulação da prática. II. Memória do significado da ação. III. Elemento de referência para a caminhada de uma construção coletiva do conhecimento. Quais estão corretas?