Considere as afirmativas a seguir, relativas à organização do ensino, segundo Libâneo (2017).
I. A aula é um processo que demanda criatividade e flexibilidade do professor para lidar com situações didáticas específicas.
II. As etapas ou passos didáticos constituem tarefas do processo de ensino, devendo ser desenvolvidos sempre em uma mesma sequência.
III. Antes de entrar na sala, o professor precisa preparar-se, por meio de planejamento sistemático de uma aula ou de um
conjunto de aulas.
IV. A preparação sistemática das aulas ajuda a assegurar a dosagem adequada da matéria e do tempo.
Estão corretas as afirmativas
Em seus últimos livros, Milton Santos tratou da globalização. Ele abordou seus aspectos econômicos, analisando o papel das
empresas na internacionalização do capital, mas também os fluxos financeiros e suas implicações na cultura local.
RIBEIRO, W. C. Globalização e geografia em Milton Santos. In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, 2002.
Avalie se o eminente geógrafo brasileiro teorizou a respeito e criticou estes aspectos do mundo contemporâneo, a partir dos
seguintes fatores:
I. identificação de um processo que promove a integração mundial e ao mesmo tempo aprofunda as desigualdades entre países e regiões;
II. percepção dos movimentos de resistência à dominação ultraliberal, difundida através das grandes organizações dos meios de comunicação de massa;
III. designação da globalização como fábula, com o surgimento de uma nova consciência, onde as bases técnicas e o conhecimento estarão a serviço da solidariedade e da cidadania.
Está correto o que se afirma em
Ao olhar para a posição dos sete continentes em um mapa, é fácil supor que são fixas (...) Da perspectiva da Terra, no entanto, os continentes são folhas à deriva em um lago. E as preocupações humanas são uma gota de chuva na superfície da folha. Os sete continentes já estiveram reunidos em uma única massa, um supercontinente chamado Pangeia. E, antes disso, há evidências de outros que remontam a mais de três bilhões de anos: Panótia, Rodinia, Columbia/Nuna, Kenorland e Ur.
https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-61077778.
Os geólogos sabem que os supercontinentes se dispersam e se juntam em ciclos: estamos na metade de um agora.
Sobre a dinâmica abordada no texto, avalie as afirmativas a seguir.
I. As placas tectônicas se movimentam devido as correntes de convecção no manto, causadas por elevadas temperaturas e
diferença de pressão, que aumentam conforme a profundidade.
II. A evolução da geofísica e o surgimento da tecnologia de satélites, comprovaram a teoria da deriva continental, nos anos de 1960, a qual foi proposta por Alfred Wegner no início do século.
III. A espécie humana beneficia-se e prejudica-se das forças da tectônica de placas, estando sujeita aos aspectos positivos e
negativos por elas induzidos, como a constituição da maior parte dos jazigos minerais e os grandes terremotos.
Está correto o que se afirma em
O Brasil é um país de dimensões continentais, muito extenso de leste a oeste, com grande amplitude longitudinal que, associada ao movimento de rotação da Terra, lhe confere fusos horários diferentes.

//www.distanciaentreascidades.com.br/mapa-trajeto-de-rio-branco-acre-brazil-atejoao-pessoa-pb-brazil 023.
Uma professora de Geografia resolveu fazer uma viagem de carro, de João Pessoa, na Paraíba, até Rio Branco, no Acre, escolhendo uma rota que passa por quatro regiões brasileiras, percorrendo vários estados por 5.401 km, durante 76 horas. A saída ocorreu às 20:00 do dia 07 de setembro, do Centro de João Pessoa.
A chegada ao itinerário final ocorreu

Fonte: youtube.com. Acesso: 17 set.2023. (Adaptado)
Durante uma aula de Geografia, o professor explicou para seus alunos, por meio da interpretação do infográfico, uma causa e uma consequência da duração do fotoperíodo no planeta, corretamente apresentadas na seguinte opção:
Assinale a opção que contém uma afirmação incorreta sobre o Projeto político-pedagógico (PPP) da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.
Como elemento síntese de sua paisagem, o relevo é um dos aspectos fisiográficos mais dinâmicos, resultado da ação do clima, da geologia e da ação antrópica, sendo um dos fatores preponderante no surgimento deste município e que condicionou o crescimento da sua malha urbana. Assim, até os dias atuais, é notória a concentração urbana nos relevos composto pelos terraços modernos e colinas suavizadas.
NASCIMENTO, Paulo Sérgio de Rezende. ASPECTOS GEOMORFOLÓGICOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOSCAMPOS (SP): ÊNFASE NA ÁREA URBANA. Revista Eletrônica do Curso de Geografia do Campus Avançado de Jataí – GO.
O munícipio em questão se encontra em um ambiente geotectônico morfograficamente conhecido como
Leia o trecho da canção de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira:
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação?
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por falta d'água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão (...)
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
No contexto do desenvolvimento econômico nacional na época em que os versos desta canção foram criados, o personagem
realizou o seguinte tipo de migração interna:
Assinale a frase abaixo que mostra a palavra MAIS numa classe gramatical diferente das demais.
Entre as opções abaixo, assinale aquela em que a forma aumentativa sublinhada tem valor intensivo.
Em seu Art. 43, a Resolução CNE nº 4, de 13 de julho de 2013, dispõe que: “O projeto político-pedagógico [...] representa mais do que um documento, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrática para todos e de qualidade social”. No artigo seguinte (44), a resolução elenca os aspectos que devem estar contemplados no projeto político-pedagógico.
As alternativas a seguir destacam aspectos previstos na Resolução, à exceção de uma. Assinale-a.
O Brasil possui um enorme potencial para gerar energia renovável. De acordo com o Balanço Energético Nacional 2022 (BEN), a matriz energética brasileira é composta aproximadamente por 78% de fontes renováveis, contra uma média mundial que beira os 29%, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).
Avalie se os fatores que justificam a posição do Brasil destacada no texto incluem:
I. presença de bacias hidrográficas, com imenso volume d’água, vastas áreas de drenagem e relevo acidentado, com presença de grandes desníveis;
II. posição geográfica, com um território que recebe mais de 2.200 horas anual de insolação, para aproveitamento de painéis fotovoltaicos;
III. domínio de tecnologia de ponta, para explorações de recursos energéticos na plataforma marítima, em grandes profundidades.
Está correto o que se afirma em

https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/5069/#climate-graph
A análise do gráfico que conjuga linhas e barras, caracterizando a dinâmica anual das médias de chuvas e temperaturas, neste tipo climático do Brasil, é resultado da influência direta da
O BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, anunciou um processo de expansão no qual Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Egito, Irã e Etiópia foram "convidados" a entrar para o grupo, como membros plenos, a partir de 1º de janeiro de 2024. O termo "convite", segundo diplomatas, é uma formalidade técnica, uma vez que os países anunciados já haviam demonstrado interesse em entrar no bloco. Ainda não há definição se o nome do bloco, formado pelas iniciais em inglês dos atuais cinco membros, irá mudar com a sua expansão.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3gz5nzlny5o.
A ampliação do grupo foi liderada por China e Rússia, que, além de interesses econômicos, almejam
O direito dos indígenas à terra está garantido na Constituição Federal de 1988, porém, sempre foi alvo de contestação, e é aí que entra a tese do Marco Temporal, como ficou conhecida a ação do Supremo Tribunal Federal (STF) que pretende discorrer sobre a reivindicação de posse de terras dos povos indígenas. Tal ação estabelece, por sua vez, que apenas teriam direitos sobre as terras aqueles que já as ocupassem no marco do dia 5 de outubro de 1988 – dia da promulgação da nossa mais recente Constituição Federal. Entretanto, as denominadas “Terras Indígenas” (TIs), as quais se refere o artigo 231 da Constituição, dizem respeito àquelas que são ocupadas por esses povos desde antes mesmo da configuração do estado brasileiro. Assim, são igualmente reconhecidos sua cultura e seus valores. Dessa maneira, o território reivindicado é de
propriedade permanente dos indígenas, garantindo que usufruam, de maneira exclusiva, de seus bens. E é exatamente disso que se trata a tese de oposição: a tese do Indigenato.
https://www.politize.com.br/marco-temporal/
Sobre o conflito entre as legislações apresentadas, julgue os itens a seguir.
I. O indigenato consiste em um entendimento legislativo que compreende que os povos indígenas têm direito à terra como um direito originário, anterior à formação do próprio Estado.
II. O caso da tribo Xoklengs em SC serviu de base uma decisão pró Indigenato, pois a referida etnia sofreu grande extermínio, que se prolonga desde o período colonial, e teve que se deslocar de suas terras fugindo da dizimação por motivos exteriores às suas vontades.
III. Se aprovada, a Lei do Marco Temporal permitirá a continuidade da demarcação de terras ao estabelecer que os atores do agronegócio devem conviver de maneira harmoniosa com as comunidades indígenas, explorando apenas a seção ociosa das terras indígenas, sem afetar seu modo de vida.
Está correto o que se afirma em