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A área técnica do Ministério de Minas e Energia avalia não ser necessário retomar em 2023 o horário de verão – suspenso por decreto desde 2019. A avaliação é que a situação dos reservatórios e a oferta de fontes renováveis são suficientes para garantir o fornecimento de energia.

https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/09/21/horario-de-verao-area-tecnicade-minas-e-energia-nao-ve-necessidade-de-retomar-medida-em-2023. 

Avalie se uma possível adoção da estratégia astronômica para economia de energia descartada no texto, tecnicamente é possível pelos seguintes motivos:

I. Entre meados da primavera até próximo ao fim do verão, nas médias e altas latitudes, em virtude da posição do planeta e da inclinação de seu eixo em relação ao sol, os dias são mais longos que as noites num percentual que permite o adiantamento dos relógios para economia de energia.

II. Durante todo o verão, nas médias e elevadas longitudes, a iluminação solar supera as 12 horas, e o fotoperíodo excede o período lunar, podendo se adequar o horário as necessidades de uma sociedade atrasando o relógio em um hora.

III. Existe um interesse do mercado comercial e turístico em se atrasar os relógios, fazendo com que o dia em todos os lugares dure mais tempo e estimule as pessoas a ficarem fora de casa, aumentando o consumo.

Está correto o que se afirma em

Banksy é um artista de rua e pintor de graffiti britânico que combina críticas sociais e linguagem satírica em seus trabalhos, 
que estão espalhados pelos muros de todo o mundo.

https://www.hypeness.com.br/

A mensagem presente na obra representa uma crítica a

(...) Esse é um sistema de produção industrial difundido na década de 1960. (...) Seu surgimento foi fruto da frustração dos operários de uma determinada fábrica, que não estavam se interessando por suas tarefas e funções. Diante disso, a direção da fábrica deveria tomar uma atitude para que sua produção continuasse atingindo seus principais objetivos: a perfeição e a segurança dos produtos. Com forte influência dos sindicatos trabalhistas do país, a relação entre os empregados e as máquinas se inverteu (...) Os trabalhadores eram extremamente valorizados, e também trabalhavam de maneira coletiva, de modo que não existia uma hierarquia. A fábrica era dividida em diversos grupos de funcionários, que juntos organizavam e distribuíam suas funções, conforme o domínio de cada um. Desse modo, era possível que os empregados fossem realocados para as mais diversas parcelas do processo, eliminando a tradicional rigidez das produções.

https://pucconsultoriajr.com.br/entendacomo-funciona-esse-modelo-de-producao/ 

O modelo de produção apresentado no texto é o

A imagem acima evidencia um erro na informação diária fornecida para muitos usuários desse sistema operacional de multitarefas para computadores.

Esse equívoco consiste em

Queixada não se sentia bem, e não era apenas por causa do desespero da fome (...) Começou a desfilar pelos bailes com tênis de marca e a ter dinheiro para fazer compras para a mãe (...) Até uma semana atrás, era da facção da Dona Peituda, que dominava nosso lado da linha do trem. Nunca mandava, só obedecia, mas cumpria muito bem as obrigações. Vigiava as fronteiras, fazia algumas cobranças e, de vez em quando, ajudava a punir alguém.

SENRA, Álvaro. Éden. Rio de Janeiro: Letras, 2022. p.15

A partir da análise da situação urbana exposta no texto, numa aula de geografia o professor explicou que as ações dos personagens remetem ao conceito geográfico de

Disponível em: https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/urbanismo-e-sustentabilidade/unidades-de-conservacao/conheca-o-parque/ Acesso: 29 set. 2023

A criação do espaço apresentado na imagem, tem por característica

Plano Nacional de Resíduos Sólidos prevê fim dos lixões em 2024

Sem condições de cumprirem as regras, os municípios tiveram um novo prazo, que acabou em agosto de 2022. Agora, com o 
Planares, Plano Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões e aterros controlados devem acabar em 2024.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencianacional/geral/audio/2023-04/fim-dos-lixoes-em-2024


Avalie se o combate ao descarte inadequado do tipo de material descrito no texto atua no/a

I. Controle contra proliferação de bactérias e propagação de doenças.
II. Incentivo aos programas de geração de renda de populações em situação de vulnerabilidade social.
III. Redução da emissão de gases tóxicos e do efeito estufa liberados na atmosfera, também causadores do aquecimento
global.

Está correto o que se afirma em

Assinale a opção que caracteriza corretamente o tipo de narrativa indicada no início.

Assinale a frase abaixo em que o uso do acento grave indicativo da crase é optativo.

Observe o seguinte texto narrativo:

O menino, hoje homem feito, entrou no quarto dos avós já falecidos. Observou os móveis, os retratos de sua infância na fazenda; um deles trouxe-lhe a memória a grande emoção que sentiu quando montou num cavalo pela primeira vez, acompanhado de um tio. Viu também a velha caneta usada pelo avô na contabilidade da fazenda...”.

Nesse fragmento textual, a narrativa é interrompida pela

De acordo com o Art. 5º da Lei nº 9.394 (LDB), de 1996, o acesso à educação básica obrigatória é

Avalie, com base no Art. 206 da Constituição Federal de 1988, se o ensino será ministrado, entre outros, com base nos seguintes princípios:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

IV. gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

Estão corretos:

Avalie se as seguintes afirmativas acerca da BNCC são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) A BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da 
Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos.

( ) A BNCC deve fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, contribuindo, desse modo, para a articulação e coordenação de políticas e ações educacionais desenvolvidas em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, especialmente em relação à formação de professores, à avaliação da aprendizagem, à definição de recursos didáticos e aos critérios definidores de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade. 

( ) A implementação da BNCC deve superar a fragmentação das políticas educacionais, ensejando o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e balizando a qualidade da educação ofertada.

As afirmativas são, respectivamente,

O componente Língua Portuguesa da Educação Básica dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história”. (BRASIL, 1998, p. 20).

Em relação a essa proposta, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

Em artigo no qual analisa as principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem, Silva (2018) afirma que “Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese dessas diferentes tendências pedagógicas, cujas influências se refletem no ecletismo do ensino atual, emprega-se, neste estudo, a teoria de José Carlos Libâneo, que as classifica em dois grupos”. 

Assinale a alternativa que nomeia corretamente os dois grupos aos quais Silva se refere.

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