Considere o texto sobre a ocupação do cerrado.
A ocupação acelerada e desordenada do bioma Cerrado teve início com a construção de Brasília e a adoção de uma
política de expansão agrícola baseada num modelo de exploração fundamentalmente extrativista e, por vezes, predatório. A intensa ocupação por populações e atividades, até então inexistentes, vem transformando as paisagens do bioma e os modos de vida das populações tradicionais, causando impactos ambientais e sociais imensuráveis. [...] Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana. O desmatamento para a retirada de madeira e a produção de carvão foram as atividades que antecederam e viabilizaram a ocupação agropecuária no bioma, e que persistem até os dias de hoje. Estima-se que atualmente cerca de 37% da área do Cerrado já perderam sua vegetação natural.
VILELA, M. F. I. Interferências humanas no bioma Cerrado. Embrapa, 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/bioma-cerrado/ecologia/interferencias-do-homem. Acesso em: 30 jan. 2024. Adaptado.
Atualmente, a perda de biodiversidade das maiores extensões do cerrado decorre do seguinte fator
Conforme o Censo Agropecuário de 2017, considerando 100% das propriedades e 100% da área agropecuária do país: 81% são
propriedades de até 50 hectares (pequenas fazendas) e ocupavam apenas 12,8% da área agropecuária total no Brasil. No outro extremo,
apenas 0,3% do número total de propriedades agropecuárias tinham mais de 2.500 hectares (grandes fazendas), porém, chegavam a ocupar 32,8% da área total dos estabelecimentos agropecuários do país.
(adaptado de IBGE, 2020).
Esses dados revelam um antigo problema do espaço rural brasileiro. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
É possível dividir a agricultura da região Amazônica em dois tipos: a realizada em _____, com produção de alimentos, como mandioca,
feijão e milho; a realizada em ______, com produção que se destina à indústria e à exportação”.
(CASTELLAR, 2020, p. 153)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
De acordo com o pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Tatsuo Ishizu, a história do Japão na Amazônia começou em 16 de setembro de 1926, quando 43 famílias desembarcaram no Pará criando a terceira colônia japonesa no Brasil.
(Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/09/semana-do-japaocomemora-migracao-para-amazonia.html.
Acesso em 08/08/23)
A principal atividade desenvolvida por imigrantes japoneses a leste de Belém, tornando a região uma das maiores produtoras do Brasil, foi o cultivo de:
Leia o trecho da canção de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira:
Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação?
Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por falta d'água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão (...)
Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão
No contexto do desenvolvimento econômico nacional na época em que os versos desta canção foram criados, o personagem
realizou o seguinte tipo de migração interna:
“A produção do (a) ______ corresponde ao conjunto de atividades envolvidas na produção agropecuária, sob o comando de grandes
grupos agroindustriais e financeiros, também comercializava insumos (sementes, fertilizantes, máquinas e equipamentos) [...] No Brasil, o(a) ______ produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros”.
(SAMPAIO; MEDEIROS, 2019, pp. 73-74)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
No sul da Bahia, desde o século XVIII, tem-se registros de um tipo de sistema agroflorestal. Até hoje, esse sistema é característica marcante da paisagem da região, conhecido como cabruca, que consiste no cultivo do cacau à sombra do dossel da floresta nativa. Esse sistema de cultivo do cacau (graças à tolerância da espécie à sombra) é considerado amigável para a vida silvestre, pois apresenta superioridade em termos de conservação da biodiversidade quando comparado com outras plantações tropicais (monoculturas de dendê, seringa ou café), agricultura ou pastagens.
SOLLBERG, I.; SCHIAVETTI, A.; MORAES, M. E. B. Manejo agrícola no
Refúgio de Vida Silvestre de Una: agroflorestas como uma perspectiva
de conservação. Revista Árvore, n. 2, 2014 (adaptado).
A prática produtiva apresentada é um exemplo de
“No caso brasileiro, o (a) ______ passa a ser bastante debatida no meio acadêmico a partir da década de 1990. Muitas vezes sendo associada à agricultura de subsistência, de baixa renda ou agricultura camponesa. Mas de fato, o que caracteriza esse setor é uma gestão da propriedade compartilhada pela família e aatividade agropecuária como principal fonte geradora de renda. O ______ ainda possui uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia”
(LIMA; SILVA; IWATA, 2019).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas
De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), a demarcação de uma Terra Indígena tem por objetivo garantir o direito indígena à terra. Ela deve estabelecer a real extensão da posse indígena, assegurando a proteção dos limites demarcados e impedindo a ocupação por terceiros.
No Brasil, esse reconhecimento formal obedece a um procedimento administrativo que estipula as etapas do processo de demarcação, o qual é regulado por decreto do Poder Executivo.
Entre as etapas que antecedem a homologação de uma Terra Indígena estão
Acerca da apropriação capitalista da terra no Brasil, julgue o item subsequente
O estabelecimento das sesmarias criou um padrão de estrutura fundiária altamente concentrador
Em regiões antes consideradas periféricas, a exemplo do Centro-Oeste, sob o impulso da técnica, há condições para atividades com alto nível de capital, tecnologia e organização, dando lugar a fenômenos de descentralização seletiva. Ainda que as atividades de comando tendam a se
manter concentradas, a rede de atividades produtivas mais modernas tende a se expandir territorialmente.
BERNARDES, J. A. As estratégias do capital no complexo da soja. In: CASTRO, I. E.;
GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização
do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008 (adaptado).
O processo característico do espaço rural responsável pela forma descrita de ocupação produtiva do Centro-Oeste brasileiro foi o(a)
A partir do contexto apresentado no excerto, é correto afirmar que o Brasil
O potencial exportador do Brasil é muito grande, principalmente no setor de produção de commodities. A lista dos principais produtos exportados pelo Brasil indica a forte participação do setor do agronegócio na balança comercial brasileira. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A dinâmica produtiva apresentada na imagem tem como estratégia central a
A demanda mundial para a produção de alimentos aumenta progressivamente a taxas muito altas. Atualmente, na maioria dos países, continentes e regiões, a água consumida na agricultura é de cerca de 70% da disponibilidade total.
TUNDISI, J. G. Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções.Estudos Avançados, n. 63, 2008 (adaptado).
Para que haja a redução da pressão sobre o recurso natural mencionado, a expansão da agricultura demanda melhorias no(a)