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O Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998) apresenta importantes observações sobre o movimento corporal das crianças no cotidiano das creches, pré-escolas e instituições afins. Conforme esse documento, a julgar pelo papel que os gestos e as posturas desempenham junto à percepção e à representação, conclui-se que

Ao utilizar de modo metafórico a forma lúdica (objeto suporte de brincadeira) para estimular a construção do conhecimento, o brinquedo educativo conquistou espaço definitivo na educação infantil. Conforme Kishimoto et alii (2009), a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros, bem como a

Os currículos são o conjunto de saberes culturais que, em dado momento, os responsáveis políticos e os especialistas em educação concordam que seja preciso trabalhá-los na escola para formar pessoas que vivem em um contexto social e cultural. Com relação às crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos, Bassedas et alii (1999) afirmam que a existência de um currículo para essa etapa escolar é

Conforme o Parecer CNE/CEB n° 20/2009, as instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em sua integralidade, entendendo

Leia o texto, para responder à questão.

 

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

 

      Fazer a diferença na vida das pessoas é uma vontade comum. Só que muitas vezes acreditamos que para isso precisamos de grandes atos, que exigem tempo e esforço e então sempre acabamos deixando para depois, para “a hora certa”.

      “Se é verdade que as pessoas nos ganham nos detalhes, é verdade também que é nos detalhes que elas nos perdem”, escreveu a escritora Andréa Behegaray.

      Não importa se no casamento, no trabalho, no namoro ou nas relações sociais, não há relacionamento que não se desgaste e são os detalhes que acabam fazendo a diferença. Conviver com os outros requer atenção e cuidados frequentes, o que poucos parecem estar dispostos a oferecer tanto quanto se precisa. Cada detalhe conta, cada pedacinho vazio faz falta, cada vacilo tem seu peso e pode colocar tudo a perder.

      De acordo com Elaine Blum, escritora e dramaturga, “o mundo é salvo todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, invisíveis. O mundo é salvo pelo avesso da importância. Pelo antônimo da evidência. O mundo é salvo por um olhar, que envolve e afaga. Abarca. Resgata. Reconhece. Salva”.

      Sempre estamos cheios de serviço, de estudo, de trabalho, de compromissos que não se relacionam à nossa vida afetiva. E sobra pouquíssimo tempo para nos debruçarmos sobre o que realmente importa, para ficarmos perto de quem nos ama de verdade, para alimentarmos nossa alma. Corremos atrás das contas, dos boletos, da manutenção da casa, do carro, das roupas. Enquanto isso, esquecidos ficam os remendos sentimentais que esvaziam, pouco a pouco, nossa carga afetiva. “Não procure felicidade na superfície, ela está enraizada nas miudezas, nos pequenos gestos de ternura”, aconselha a escritora Edna Frigato.

(Gisele Bortoleto, Revista Be Bem-estar, 19.05.2019. Adaptado)

A passagem caracterizada pelo emprego predominante de expressões em sentido próprio é:
 

Leia o texto, para responder à questão.

 

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

 

      Fazer a diferença na vida das pessoas é uma vontade comum. Só que muitas vezes acreditamos que para isso precisamos de grandes atos, que exigem tempo e esforço e então sempre acabamos deixando para depois, para “a hora certa”.

      “Se é verdade que as pessoas nos ganham nos detalhes, é verdade também que é nos detalhes que elas nos perdem”, escreveu a escritora Andréa Behegaray.

      Não importa se no casamento, no trabalho, no namoro ou nas relações sociais, não há relacionamento que não se desgaste e são os detalhes que acabam fazendo a diferença. Conviver com os outros requer atenção e cuidados frequentes, o que poucos parecem estar dispostos a oferecer tanto quanto se precisa. Cada detalhe conta, cada pedacinho vazio faz falta, cada vacilo tem seu peso e pode colocar tudo a perder.

      De acordo com Elaine Blum, escritora e dramaturga, “o mundo é salvo todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, invisíveis. O mundo é salvo pelo avesso da importância. Pelo antônimo da evidência. O mundo é salvo por um olhar, que envolve e afaga. Abarca. Resgata. Reconhece. Salva”.

      Sempre estamos cheios de serviço, de estudo, de trabalho, de compromissos que não se relacionam à nossa vida afetiva. E sobra pouquíssimo tempo para nos debruçarmos sobre o que realmente importa, para ficarmos perto de quem nos ama de verdade, para alimentarmos nossa alma. Corremos atrás das contas, dos boletos, da manutenção da casa, do carro, das roupas. Enquanto isso, esquecidos ficam os remendos sentimentais que esvaziam, pouco a pouco, nossa carga afetiva. “Não procure felicidade na superfície, ela está enraizada nas miudezas, nos pequenos gestos de ternura”, aconselha a escritora Edna Frigato.

(Gisele Bortoleto, Revista Be Bem-estar, 19.05.2019. Adaptado)

A alternativa que substitui os trechos destacados na passagem – E sobra pouquíssimo tempo para nos debruçarmos sobre o que realmente importa, para ficarmos perto de quem nos ama de verdade, para alimentarmos nossa alma. –, de acordo com a norma-padrão de regência, é:

A tabela apresenta informações sobre o número de transferências ocorridas no decorrer dos últimos 4 anos, nas escolas A e B de determinado município.

 

                              

Sabendo-se que o número médio anual de transferências ocorridas na escola A, de 2014 a 2018, foi 19, o número de transferências ocorridas em 2014 correspondeu ao número de transferências ocorridas em 2015 a

Uma folha de papel retangular tem perímetro de 50 centímetros, e a diferença entre as medidas do maior e menor lados é de 1 centímetro. Se diminuirmos 1 centímetro em cada um dos lados dessa folha de papel, a área da nova folha corresponderá, da área da folha original, a

No dia 13 de junho deste ano (2019), o relator da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara dos Deputados apresentou seu parecer, com diversas mudanças em relação à proposta original, enviada pelo gabinete do Presidente da República.

(http://bit.ly/2wTeZTr: Adaptado)

 

É correto afirmar que, de acordo com a proposta do relator,

Um usuário do programa Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, pode impedir que pessoas não autorizadas modifiquem um documento mesmo se tiverem permissão para abri-lo. Para tanto, o usuário poderá proteger esse documento com uma senha, que pode ser atribuída por meio do botão “Proteger Documento”, acessível por meio do menu

A evolução da criança, para Wallon (apud Vitor da Fonseca, 2008), processa-se em uma dialética de desenvolvimento na qual entram em jogo inúmeros fatores: metabólicos, morfológicos, psicotônicos, psicoemocionais, psicomotores e psicossociais. Nos aspectos psicomotores mais específicos, Wallon (apud Vitor da Fonseca, 2008) realça vários estádios, sendo que, no estádio tônico-emocional (dos 6 aos 12 meses),

As perturbações psicomotoras são também chamadas “perturbações instrumentais”, expressão que evidencia que um problema de natureza psicomotora repercutirá na formação do esquema corporal e talvez da estruturação espacial e temporal. Segundo Meur (1991), é correto afirmar que a criança que cai com regularidade, choca-se contra seus companheiros, anda com pés afastados e corre com o tronco para a frente tem perturbações

O trabalho de projetos está presente em muitas recomendações da pedagogia que defendem ações inovadoras na educação e, em especial, na educação da infância. Segundo Formosinho et alii (2007), em uma perspectiva construtiva do trabalho de projetos,

Como a criança pequena não tem a capacidade de esperar, ela cria um mundo ilusório, onde os desejos irrealizáveis podem ser realizados. Esse mundo é que Vygotsky chama de brincadeira. Para Vygotsky (apud Kishimoto et alii, 2009), o brinquedo tem grande importância no desenvolvimento, pois

Wallon (1986) vê o desenvolvimento da pessoa como uma construção progressiva em que se sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Na psicogenética walloniana, no estágio ___________ , em resposta ao seu estado de imperícia, a predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, as quais intermedeiam sua relação com o mundo físico.

 

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

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