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Dadas as afirmativas sobre os aspectos morfossintáticos dos

quadrinhos,

I. O pronome demonstrativo ESTA, 1º quadrinho, foi

corretamente empregado, já que expressa proximidade de

quem se manifesta com o objeto referente.

II. A linguagem verbal do 2º quadrinho foi constituída por apenas

um período simples.

III. A vírgula, que aparece no 2º quadrinho, está de acordo com

as orientações gramaticais, uma vez que aparece isolando

um termo explicativo.

IV. O termo TODA A PROVA, presente no 3º quadrinho,

apresenta idêntica classificação sintática que AS

QUESTÕES, no 3º quadrinho.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Formando professores profissionais Estudos sociológicos sobre as profissões demonstram uma evolução clara no decorrer dos últimos anos e na maior parte dos ofícios relativos aos profissionais das ciências humanas: enfermeiros, assistentes sociais, jornalistas... e professores. Assim, para responder aos desafios sem precedentes da transformação necessária dos sistemas educacionais, o papel dos professores deve, necessariamente, evoluir. Na maior parte dos países ocidentais, o professor está em vias de passar do status de executante para o de profissional.
Nesse sentido, o profissional é considerado um prático que adquiriu, através de longos estudos, o status e a capacidade para realizar com autonomia e responsabilidade atos intelectuais não rotineiros na busca de objetos inseridos em uma situação complexa. Essa concepção sociológica do profissional tem influência sobre as competências de base necessárias para o exercício desse “novo ofício”.
O que um professor profissional deve ser capaz de fazer? PERRENOUD, F. et all. Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001 (adaptado).
Ao apresentar resultados de “estudos sociológicos” para fundamentar a tese de que “o papel dos professores deve, necessariamente, evoluir”, o texto apresenta uma argumentação desenvolvida por

Dadas as afirmativas a respeito de divisibilidade, I. Um número inteiro positivo é divisível por 4 se o resto da sua divisão por 100 o for.
II. Um número inteiro positivo é divisível por 6 se a soma dos algarismos da sua metade o for.
III. Um número inteiro positivo é divisível por 11 se o módulo da diferença entre as somas de seus algarismos de ordem ímpar e de ordem par o for.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Para cumprir a determinação legal que prevê atendimento preferencial aos idosos, gestantes, lactantes, deficientes físicos e pessoas com crianças de colo, uma agência bancária que disponibiliza aos clientes quatro caixas, atende quatro clientes não preferenciais entre cada dois preferenciais. Num dia de grande fluxo de clientes em que o primeiro atendimento foi preferencial, o cliente dessa categoria com senha de número dez recebeu, entre todos, o atendimento de número

Dadas as afirmativas sobre identidades surdas, I. Na identidade flutuante, o surdo se espelha na demonstração hegemônica do ouvinte, na tentativa de se adequar ao mundo do ouvinte.
II. Na identidade inconformada, o surdo não consegue compreender a representação da identidade ouvinte, hegemônica, e se sente numa identidade subordinada.
III. Na identidade híbrida, os surdos que nasceram ouvintes e ficaram surdos têm duas línguas numa dependência dos sinais e do pensamento na língua oral.
IV. Na identidade surda, ser surdo é estar no mundo visual e adquirir a língua de sinais, assumindo uma identidade tal como se apresenta.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Maria nasceu surda, passou a frequentar a escola regular aos seis anos de idade, quando foi matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, ela está com 12 anos e estuda o 3º ano do Ensino Fundamental devido ao histórico de evasão escolar decorrente de anos anteriores. Os pais de Maria são ouvintes e demonstram preocupação com a situação da filha que, por apresentar dificuldades para compreender o conteúdo escolar, termina abandonando a escola sempre em meados do ano letivo. Por compreender a fragilidade da filha diante de um contexto de cultura predominantemente ouvinte, os pais cedem. A professora atual de Maria sabe do caso da aluna, mas não se manifesta para atuar pedagogicamente frente à situação porque atribui ao intérprete a função de ensinar os conteúdos, e a Maria, a responsabilidade em aprender. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. Deve haver uma interação entre os pais, a professora e o intérprete, com vista a identificar as possíveis razões que levam Maria à evasão escolar.
II. A professora e o intérprete precisam trabalhar juntos para garantir condições de aprendizagem, desenvolvimento social, cognitivo e afetivo a Maria.
III. A permanência de Maria na escola depende apenas de como ela é motivada pelos familiares e amigos. Se tiver apoio familiar, conseguirá enfrentar os processos de exclusão escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)

João é intérprete de Libras há cinco anos, com experiência em contextos extraescolares. Recentemente, assumiu o cargo de intérprete de Libras por meio de um concurso público para atuar no ensino fundamental com proposta educacional bilíngue. Durante as aulas, tem enfrentado o desafio de atenuar a ausência de referentes do aluno surdo no momento em que conceitos da língua oral são apresentados pelo professor da turma. Para propiciar ao aluno surdo a compreensão satisfatória dos conceitos, João poderia
I. usar da datilologia seguida de exemplificação, estratégia conhecida como “transferência com explicação”;
II. inserir elementos novos ao surdo, às vezes da cultura ouvinte, antes desconhecidos pelos alunos surdos, fazendo o uso oportuno da combinação de sinais;
III. certificar que não somente o sentido, mas também os níveis linguísticos da língua de tradução sejam correspondentes à língua de origem.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

Na tradução da frase em português Eu quero sair para o cinema para Libras, quais sinais são indispensáveis para uma produção de mesmo sentido?

Ao realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, o intérprete deve observar, dentre outros, o(s) seguinte(s) preceito(s) ético(s):
I. confiabilidade;
II. parcialidade;
III. discrição.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

O primo Basílio
Eça de Queiroz
[...]
Entraram para o escritório.
Era uma saleta pequena, com uma estante alta e
envidraçada, tendo em cima a estatueta de gesso, empoeirada e
velha, de uma bacante em delírio. A mesa, com um antigo tinteiro
de prata que fora de seu avô, estava ao pé da janela; uma coleção
empilhada de Diários do Governo branquejava a um canto; por
cima da cadeira de marroquim-escuro pendia, num caixilho preto,
uma larga fotografia de Jorge; e sobre o quadro duas espadas
encruzadas reluziam. Uma porta, no fundo, coberta com um
reposteiro de baeta escarlate, abria para o patamar.
Disponível em: .
Acesso em: 20 fev. 2017
O fragmento está inserido em uma estrutura narrativa comprovada por aspectos linguísticos marcados pela presença de

Todos nós que usamos profissionalmente a mídia de massa somos formadores da sociedade. Nós podemos vulgarizar a sociedade. Nós podemos brutalizá-la. Ou nós podemos ajudar a elevá-la a um nível melhor.
William Bernbach, publicitário.
Assinale a alternativa correta, considerando as ideias e a estrutura linguística do texto.

O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do professor
RESUMO – Com o objetivo de conhecer a imagem que professores de escola regular têm da surdez e do aluno surdo, bem como a influência desta imagem na sua prática pedagógica, procedeu-se à análise de entrevistas e observações em sala de aula de sete professoras do Ensino Fundamental regular, que têm aluno surdo na classe. A interpretação dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977), tendo sido estabelecidas as seguintes categorias temáticas: intelectual, comportamental, aprendizagem e linguagem. A análise dos dados evidenciou que a dificuldade de linguagem da criança surda leva, muitas vezes, o professor a construir uma imagem equivocada do aluno surdo a qual se reflete nas suas ações em relação às crianças. Assim, embora considerem os alunos inteligentes, bem comportados e com potencial para aprendizagem, todas as professoras pareciam tratar os alunos como tendo muita dificuldade para acompanhar o processo escolar.
Palavras-chave: surdez; imagem (Psicologia); surdos-educação. PAIVA e SILVA, A. B.de & PEREIRA, M. C. C. O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do professor. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. maio-ago. 2003, vol. 19, n. 2, p. 173-176
O texto é um exemplo do gênero textual resumo de trabalho científico. Assinale a alternativa em que se apresenta o resultado da análise dos dados coletados pelas autoras.

O gráfico apresenta a distribuição por idade dos alunos de uma

escola.


Se um aluno dessa escola vai ser sorteado para ser o

porta-bandeira da escola no desfile em comemoração à

emancipação política da cidade, a probabilidade de que ele seja

menor de quatorze anos é de, aproximadamente,

Dadas as afirmativas, considerando o estabelecido no texto e aspectos geográficos e históricos do nosso país,
I. Se Brasília é a capital do Brasil, então o estado de São Paulo está na região Nordeste.
II. Se Alagoas é uma ilha, então a capital de Pernambuco é Caruaru.
III. Se Tiradentes morreu enforcado, então o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500

verifica-se que assume(m) valor lógico verdadeiro

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