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Dentre as diversas direções para a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras – Língua portuguesa, em nível médio, a Lei nº 12.319/2010 inclui a formação por meio de I. organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por instituições credenciadas por Secretarias de Educação; II. cursos de educação profissional reconhecidos pelo sistema que os credenciou;
III. cursos de extensão universitária;
IV. cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

No Brasil, mesmo após a oficialização da Libras, é comum constatarmos posicionamentos equivocados em relação a esse fenômeno da linguagem humana. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. A Libras é uma língua natural e específica para surdos, pois emergiu da necessidade de comunicação dessa comunidade.
A naturalidade ocorre no processo de criação e divulgação dos sinais, geralmente desempenhado com o apoio de recursos tecnológicos por uma comissão de surdos eleita.
II. A Libras é de fato uma língua como qualquer outra língua, apresentando, assim, uma gramática própria, com propriedades linguísticas e níveis hierárquicos, tais como: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática.
III. A modalidade da Libras pode ser chamada gestuo-visual, apontando uma marca gestual na sua produção. Contudo, há gestos que são considerados extralinguísticos, ou seja, que não fazem parte nem do vocabulário nem da gramática dessa língua de sinais.
IV. A Libras apresenta variações regionais nacionais, variações históricas (vocábulos que mudam com o tempo) e difere de outras línguas de sinais, excluindo o rótulo de universalidade das línguas visuo-espaciais.
verifica-se que está(ão) correta(s)


Dadas as afirmativas quanto aos aspectos linguísticos dos

fragmentos textuais,

I. A locução adjetiva destacada das plantas exerce função

sintática de adjunto adnominal.

II. No fragmento como explica Patrícia Cândido, uma das

desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de

cura por meio da energia das plantas estão presentes dois

apostos explicativos.

III. O elemento articulador destacado que introduz uma oração

subordinada adverbial consecutiva.

IV. O pronome destacado esses exerce importante recurso de

coesão referencial catafórica.

verifica-se que está(ão) correta(s)

[...]
O professor amanheceu em Caratinga, vindo num ônibus São Paulo – Salvador, que tinha tomado em Leopoldina. Demorara a se decidir, e agora, quando estava prestes a concluir seu intento, titubeava. Seria pecado matar a cobra que tinha se instalado sob a cama? Não seria aquela a Serpente do Paraíso? Aquela cujo veneno o asfixiava pouco a pouco? E se, não tendo coragem para matar a cobra com suas próprias mãos, contrata-se alguém para fazer, seria pecado? Estava ali, num restaurante à beira da Rio-Bahia, um maço de notas no bolso esquerdo do paletó, pronto para entregá-lo aquele que poria fim a seus infortúnios, àquele que daria cabo à caninana. Estaria agindo errado? Quem pode saber? Deus não nos manda mensagens se estamos ou não no caminho justo. É o remorso que os indica. É a culpa que nos suplicia. Quantas noites sem dormir passaram, tentando decifrar sinais que nunca chegavam [...]
RUFFATO, Luiz. O segredo. in: Os sobreviventes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000 p. 76
Dadas as afirmativas sobre as características do fragmento desse conto, considerando que o escritor propõe uma espécie de aproximação entre os dilemas das personagens e o leitor, I. O narrador entremeia na sua fala os pensamentos da personagem, de modo a compor um discurso único.
II. A presença de perguntas no fragmento, o chamado discurso indireto livre, é considerada um aspecto que aproxima o leitor dos dilemas da personagem.
III. O dilema vivido pela personagem remete a um embate entre o desejo pessoal de vingança e os valores que cercaram sua formação.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Aprenda a escolher o corte certo da carne Coxão mole, patinho, alcatra... O boi se divide em 21 cortes e, na hora do preparo, a escolha certa faz toda a diferença! Entenda quais são as carnes de "primeira" e de "segunda" para seus pratos.
Você vai ao açougue e encontra uma vitrine repleta de peças de carne. À primeira vista, qualquer uma delas parece servir perfeitamente para aquele suculento picadinho… Só que não! O boi é dividido em 21 partes e seus cortes são classificados como “de primeira” (macios e mais caros) e “de segunda” (mais duros e baratos), e cada tipo é indicado para uma receita específica. “O valor nutritivo dos diferentes tipos de carne é praticamente o mesmo. A diferença está na maciez e na quantidade de nervo e gordura”, afirma a nutricionista Clorisana Abreu. O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço. Daí, as fibras enrijecem e deixam o corte endurecido. Já o filé-mignon está localizado numa parte menos usada do boi – por isso é o tipo mais macio. [...] Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2017
No período destacado O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço, justifica-se o emprego das vírgulas por

Dados os argumentos, I. Premissas
p: Os coalas são mamíferos.
q: Nenhum mamífero nasce do ovo.
Conclusão
r: Nenhum coala nasce do ovo.
II. Premissas
p: No meu trabalho existem homens e mulheres.
q: Existem mulheres que gostam de futebol.
Conclusão
r: No meu trabalho há mulheres que gostam de futebol.
III. Premissas
p: Existem pessoas solidárias.
q: Pessoas solidárias são inteligentes.
Conclusão
r: Existem pessoas inteligentes. verifica-se que é(são) válido(s)

Os efeitos de modalidade que envolvem a língua oral e a língua de sinais no processo de interpretação requerem

Fonologia é o estudo das unidades mínimas da língua que possuem valor contrastivo. Para as línguas orais, essas unidades são os sons; para as línguas de sinais, são os parâmetros.
Na tentativa de compreender e descrever como os sinais são estruturados e organizados, diversos autores apresentaram propostas teóricas sobre a fonologia das línguas de sinais; dentre eles, temos: Stokoe (1960), Liddell (1989) e Brentari (1998).
Dadas as afirmativas sobre a relação entre fonologia e os estudos em línguas de sinais,
I. Apesar das inúmeras propostas teóricas sobre fonologia em línguas de sinais, as especificações dos parâmetros nessas teorias são consensuais, ou seja, dividem-se em: configuração de mão, locação, movimento, orientação e marcações não manuais.
II. As mãos são consideradas os articuladores primários das línguas de sinais. Isso implica posicionar as marcações não manuais em outra esfera de análise que não se enquadra no grupo de parâmetros articuladores. Esse deslocamento resolve o problema dos sinais que não precisam de expressão facial para fazer sentido.
III. Linearidade e simultaneidade são propriedades distintas. A primeira, geralmente atribuída às línguas orais, permite pensar em sequência de segmentos (fonemas); a segunda, geralmente atribuída às línguas de sinais, oferece uma ideia de segmento não sequencial e, por isso, não equiparável aos fonemas das línguas orais.
verifica-se que está(ão) correta(s)

[...] a tradução seria teórica e praticamente impossível se esperássemos dela uma transferência de significados estáveis; o que é possível – o que inevitavelmente acontece, a todo momento e em toda tradução – é, como sugere o filósofo francês Jacques Derrida, ‘uma transformação: uma transformação de uma língua em outra, de um texto em outro’.
ARROJO, Rosemary. Oficina de tradução: a teoria na prática. Ática: São Paulo, 2003, p. 42
Tomando o texto como base, assinale a alternativa correta quanto às discussões geralmente levantadas na área dos estudos da tradução.

O Decreto nº 5.626/2005 considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais. Esse Decreto trata da(o) I. inclusão da Libras como disciplina curricular;
II. garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva;
III. garantia do direito à saúde, moradia e lazer das pessoas surdas ou com deficiência auditiva;
IV. papel do poder público e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos, no apoio ao uso e difusão da Libras.
Das afirmativas, verifica-se que estão corretas apenas

O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.
Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2017 A figura de pensamento marcada no poema de Adélia Prado foi
construída principalmente pelo recurso estilístico da

A desigualdade mundial: de 150 euros por mês a 3.000 euros por mês
A desigualdade mundial contrasta países cuja renda média por habitante é da ordem de 150-250 euros por mês (África Subsaariana e Índia) com países onde a renda média por habitante alcança um patamar entre 2.500-3.000 euros por mês (Europa Ocidental, América do Norte, Japão) – ou seja, onde as pessoas ganham vinte vezes mais. A média global, que corresponde aproximadamente ao nível da China, situa-se em torno de 600-800 euros mensais.
Essas ordens de grandeza são significativas e merecem ser guardadas na memória. É preciso salientar, todavia, que são afetadas por margens de erro significativas: é sempre muito mais difícil medir a desigualdade entre nações (ou entre épocas diferentes) do que dentro de um determinado país.
PIKETY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, p. 69
Segundo o texto, as ordens de grandeza levantadas são afetadas por uma margem de erro, definida pelo(a)

Canudos tinha muito apropriadamente, em roda, uma cercadura de montanhas. Era um parêntesis; era um hiato.
Era um vácuo. Não existia. Transposto aquele cordão de serras, ninguém mais pecava. (Euclides da Cunha)
Disponível em:. Acesso em: 22 fev. 2017
Na citação, a oração destacada Era um parêntesis; era um hiato marca a criatividade e a invenção para expressar uma maneira singular de ver objetos, coisas, pessoas, paisagens e seres em geral. É um exemplo de

A figura apresenta a janela disponibilizada por um processador de

texto para o gerenciamento das dimensões (tamanho) de uma

imagem.


Considerando que a opção “Fixar taxa de proporção" está

selecionada, se, no contexto, a altura da imagem for alterada para

8,3 cm, a sua largura aumentará

A figura apresenta um gráfico que ilustra a reportagem intitulada

“Máquinas, uni-vos!", publicada pela revista VEJA, edição 2511,

de 4 de janeiro de 2017, que discutia os impactos causados na

distribuição do trabalho pelo mundo pela popularização dos robôs.


Do gráfico, conclui-se que o maior aumento nas vendas de robôs

de 2009 a 2014 no mundo, entre dois anos consecutivos, foi de,

aproximadamente,

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