Imagine que você foi convidado para interpretar uma palestra dada
em Libras. No decorrer da sinalização, o palestrante diz o seguinte
trecho:
MEU PAI JÁ SEPARAR MINHA MÃE. HOJE ELE
CONSEGUIR NAMORAR. EU GOSTO NAMORAD@ DELE.
AGORA PARECER EU TER DOIS PAIS.
O uso da @ em transcrições da Libras para o português indica que
o sinal pode servir para ambos os gêneros. Dadas as afirmativas,
I. O palestrante cometeu um equívoco ao deixar de mencionar
o gênero. Por conta disso, o autor é responsável por possíveis
problemas no texto alvo.
II. Se fosse possível prever casos como esse, a escolha da
interpretação consecutiva seria menos problemática.
III. Marcar o gênero, nesse caso, é opcional.
IV. Sendo uma interpretação simultânea, quanto mais o
intérprete conseguir acompanhar o autor, na medida em que
ele segue falando, menor a possibilidade de se cometer erros
e maior a credibilidade da interpretação.
V. O trecho não configura um problema de interpretação, pois
não há aspectos extralinguísticos nesse exemplo.
verifica-se que estão corretas apenas
Dadas as afirmativas em relação aos aspectos históricos, culturais
e identitários da cultura surda,
I. A cultura surda está relacionada ao jeito do sujeito surdo
entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível
e habitável.
II. A cultura surda está relacionada às percepções dos sujeitos
surdos, que se distanciam da construção da identidade e da
comunidade surda.
III. A cultura surda é constituída dos seguintes artefatos culturais:
experiência visual, linguístico, familiar, literatura surda, vida
social e esportiva, artes visuais, políticas e matérias.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Quanto aos conceitos de tradução e interpretação, em suas diferentes modalidades, é correto afirmar:
Dadas as ações,
I. Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e
surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por
meio da Libras para a língua oral e vice-versa;
II. Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais – Língua
Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais
desenvolvidas nas instituições de ensino, nos níveis
fundamental, médio e superior de forma a viabilizar o acesso
aos conteúdos curriculares;
III. Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às
atividades-fim das instituições de ensino e repartições
públicas.
De acordo com a Lei nº 12.319/2010, são atribuições do tradutor
e intérprete de Libras
Analisando o perfil e a prática do TILS educacional, qual a alternativa que condiz com os papéis e responsabilidades desse profissional?
Considerando os diferentes tipos de verbo em Libras, a relação
entre a primeira e a segunda coluna da tabela é
Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh! Oh!
Vivemos esperando
O dia em que
Seremos melhores (melhores, melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh! Oh! Oh!
[...]
Disponível em:
É possível observar na letra da composição musical que o
enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito; para isso,
Dadas as afirmativas sobre o vocábulo saia no texto,
I. Pode ser classificado como “saia" = substantivo; “saia" = verbo.
II. É chamado de homônimo perfeito, pois apresenta uma
mesma grafia e uma mesma pronúncia.
III. Possui polissemia.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Os doze grandes olímpicos
Os doze grandes deuses do Olimpo eram deuses supremos
que sucederam aos Titãs. Primitivamente, o Olimpo designava o
cume de uma montanha, a maior montanha de maior altitude de
toda a Grécia, situado no Nordeste. Até mesmo na Ilíada,
essa ideia começa a desagregar-se para dar a noção de um outro
Olimpo, localizado algures num reino misterioso, em nível muito
superior ao de todas as outras montanhas da Terra. [...]
HAMILTON, Edith. Mitologia. São Paulo: M. Fontes, 1992, p. 22
O pronome demonstrativo presente na expressão essa ideia
funciona como elemento de substituição, uma vez que assegura a
cadeia referencial do texto. Assinale a alternativa cujo enunciado
representa a ideia retomada pela referida expressão.
Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou
desaparecemos. (Euclides da Cunha)
Disponível em:
Regras do jogo da Mega-Sena
Como jogar
São sorteados 6 números (dezenas) de um total de 60. O
apostador pode marcar de 6 a 15 dezenas em um volante. O valor
da aposta varia de acordo com o número de dezenas marcadas.
Disponível em:
Um volante da Mega-Sena com 10 dezenas assinaladas equivale
a quantos volantes com 6 dezenas assinaladas?
Para cada sinal da coluna da esquerda, encontre a sequência de
sinais da coluna da direita que apresenta os mesmos parâmetros
de configuração de mão, locação e movimento, respectivamente.
Qual a alternativa corresponde à relação correta?
Dadas as afirmativas sobre sinais icônicos e sinais arbitrários na
Libras,
I. A arbitrariedade na língua não mantém semelhança do objeto
referente.
II. Copo, escova e bola são exemplos de sinais arbitrários.
III. Primo e tio são exemplos de sinais icônicos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Alguns sinais da Libras podem ter suas origens influenciadas pela
escrita da língua portuguesa. Com o passar do tempo, esses
sinais assumem outra forma, como é o caso de: i) AZUL, que
incialmente era soletrado A-Z-U-L e, posteriormente, passou a ter
a forma AL (conforme figura); e ii) NUNCA, que mudou de
N-U-N-C-A para NUN.
ados os fenômenos,
I. Empréstimo linguístico.
II. Nativização lexical.
III. Acomodação fonológica.
IV. Soletração manual.
qual a sequência cronológica correta do processo descrito?
A relação entre surdez e linguagem é comumente estabelecida em
textos acadêmicos. Isso se deve às especificidades que algumas
condições particulares de perda de audição são capazes de
revelar. Refletindo sobre esse contexto, dadas as afirmativas,
I. O desempenho insatisfatório da linguagem em casos de
perda de audição se deve ao grau dessa perda. Os outros
fatores são decorrentes do desempenho individual.
II. A surdez, por si só, não é responsável por um desempenho
insatisfatório de linguagem, uma vez que a cognição
permanece preservada.
III. A língua de sinais é mais apropriada para pessoas com
surdez porque é um instrumento linguístico reconhecido
legalmente como próprio do sujeito surdo.
verifica-se que está(ão) correta(s)