Dadas as afirmativas sobre os aspectos morfossintáticos dos
quadrinhos,
I. O pronome demonstrativo ESTA, 1º quadrinho, foi
corretamente empregado, já que expressa proximidade de
quem se manifesta com o objeto referente.
II. A linguagem verbal do 2º quadrinho foi constituída por apenas
um período simples.
III. A vírgula, que aparece no 2º quadrinho, está de acordo com
as orientações gramaticais, uma vez que aparece isolando
um termo explicativo.
IV. O termo TODA A PROVA, presente no 3º quadrinho,
apresenta idêntica classificação sintática que AS
QUESTÕES, no 3º quadrinho.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Formando professores profissionais
Estudos sociológicos sobre as profissões demonstram uma
evolução clara no decorrer dos últimos anos e na maior parte dos
ofícios relativos aos profissionais das ciências humanas:
enfermeiros, assistentes sociais, jornalistas... e professores.
Assim, para responder aos desafios sem precedentes da
transformação necessária dos sistemas educacionais, o papel dos
professores deve, necessariamente, evoluir. Na maior parte dos
países ocidentais, o professor está em vias de passar do status de
executante para o de profissional.
Nesse sentido, o profissional é considerado um prático que
adquiriu, através de longos estudos, o status e a capacidade para
realizar com autonomia e responsabilidade atos intelectuais
não rotineiros na busca de objetos inseridos em uma situação
complexa. Essa concepção sociológica do profissional tem
influência sobre as competências de base necessárias para o
exercício desse “novo ofício”.
O que um professor profissional deve ser capaz de fazer?
PERRENOUD, F. et all. Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001 (adaptado).
Ao apresentar resultados de “estudos sociológicos” para
fundamentar a tese de que “o papel dos professores deve,
necessariamente, evoluir”, o texto apresenta uma argumentação
desenvolvida por
Dadas as afirmativas a respeito de divisibilidade, I. Um número inteiro positivo é divisível por 4 se o resto da sua divisão por 100 o for.
II. Um número inteiro positivo é divisível por 6 se a soma dos algarismos da sua metade o for.
III. Um número inteiro positivo é divisível por 11 se o módulo da diferença entre as somas de seus algarismos de ordem ímpar e de ordem par o for.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Para cumprir a determinação legal que prevê atendimento preferencial aos idosos, gestantes, lactantes, deficientes físicos e pessoas com crianças de colo, uma agência bancária que disponibiliza aos clientes quatro caixas, atende quatro clientes não preferenciais entre cada dois preferenciais. Num dia de grande fluxo de clientes em que o primeiro atendimento foi preferencial, o cliente dessa categoria com senha de número dez recebeu, entre todos, o atendimento de número
Dadas as afirmativas sobre identidades surdas,
I. Na identidade flutuante, o surdo se espelha na demonstração
hegemônica do ouvinte, na tentativa de se adequar ao mundo
do ouvinte.
II. Na identidade inconformada, o surdo não consegue
compreender a representação da identidade ouvinte,
hegemônica, e se sente numa identidade subordinada.
III. Na identidade híbrida, os surdos que nasceram ouvintes e
ficaram surdos têm duas línguas numa dependência dos
sinais e do pensamento na língua oral.
IV. Na identidade surda, ser surdo é estar no mundo visual e
adquirir a língua de sinais, assumindo uma identidade tal
como se apresenta.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Maria nasceu surda, passou a frequentar a escola regular aos seis
anos de idade, quando foi matriculada no 1º ano do Ensino
Fundamental. Atualmente, ela está com 12 anos e estuda o 3º ano
do Ensino Fundamental devido ao histórico de evasão escolar
decorrente de anos anteriores. Os pais de Maria são ouvintes e
demonstram preocupação com a situação da filha que, por
apresentar dificuldades para compreender o conteúdo escolar,
termina abandonando a escola sempre em meados do ano letivo.
Por compreender a fragilidade da filha diante de um contexto de
cultura predominantemente ouvinte, os pais cedem. A professora
atual de Maria sabe do caso da aluna, mas não se manifesta para
atuar pedagogicamente frente à situação porque atribui ao
intérprete a função de ensinar os conteúdos, e a Maria, a
responsabilidade em aprender. Nesse contexto, dadas as
afirmativas,
I. Deve haver uma interação entre os pais, a professora e o
intérprete, com vista a identificar as possíveis razões que
levam Maria à evasão escolar.
II. A professora e o intérprete precisam trabalhar juntos para
garantir condições de aprendizagem, desenvolvimento social,
cognitivo e afetivo a Maria.
III. A permanência de Maria na escola depende apenas de como
ela é motivada pelos familiares e amigos. Se tiver apoio
familiar, conseguirá enfrentar os processos de exclusão
escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)
João é intérprete de Libras há cinco anos, com experiência em
contextos extraescolares. Recentemente, assumiu o cargo de
intérprete de Libras por meio de um concurso público para atuar
no ensino fundamental com proposta educacional bilíngue.
Durante as aulas, tem enfrentado o desafio de atenuar a ausência
de referentes do aluno surdo no momento em que conceitos da
língua oral são apresentados pelo professor da turma. Para
propiciar ao aluno surdo a compreensão satisfatória dos conceitos,
João poderia
I. usar da datilologia seguida de exemplificação, estratégia
conhecida como “transferência com explicação”;
II. inserir elementos novos ao surdo, às vezes da cultura ouvinte,
antes desconhecidos pelos alunos surdos, fazendo o uso
oportuno da combinação de sinais;
III. certificar que não somente o sentido, mas também os níveis
linguísticos da língua de tradução sejam correspondentes à
língua de origem.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
Na tradução da frase em português Eu quero sair para o cinema para Libras, quais sinais são indispensáveis para uma produção de mesmo sentido?
Ao realizar a interpretação da língua falada para a língua
sinalizada e vice-versa, o intérprete deve observar, dentre outros,
o(s) seguinte(s) preceito(s) ético(s):
I. confiabilidade;
II. parcialidade;
III. discrição.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
O primo Basílio
Eça de Queiroz
[...]
Entraram para o escritório.
Era uma saleta pequena, com uma estante alta e
envidraçada, tendo em cima a estatueta de gesso, empoeirada e
velha, de uma bacante em delírio. A mesa, com um antigo tinteiro
de prata que fora de seu avô, estava ao pé da janela; uma coleção
empilhada de Diários do Governo branquejava a um canto; por
cima da cadeira de marroquim-escuro pendia, num caixilho preto,
uma larga fotografia de Jorge; e sobre o quadro duas espadas
encruzadas reluziam. Uma porta, no fundo, coberta com um
reposteiro de baeta escarlate, abria para o patamar.
Disponível em:
Acesso em: 20 fev. 2017
O fragmento está inserido em uma estrutura narrativa comprovada
por aspectos linguísticos marcados pela presença de
Todos nós que usamos profissionalmente a mídia de massa
somos formadores da sociedade. Nós podemos vulgarizar a
sociedade. Nós podemos brutalizá-la. Ou nós podemos ajudar a
elevá-la a um nível melhor.
William Bernbach, publicitário.
Assinale a alternativa correta, considerando as ideias e a estrutura
linguística do texto.
O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do
professor
RESUMO – Com o objetivo de conhecer a imagem que
professores de escola regular têm da surdez e do aluno surdo,
bem como a influência desta imagem na sua prática pedagógica,
procedeu-se à análise de entrevistas e observações em sala de
aula de sete professoras do Ensino Fundamental regular, que têm
aluno surdo na classe. A interpretação dos dados fundamentou-se
na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977), tendo sido
estabelecidas as seguintes categorias temáticas: intelectual,
comportamental, aprendizagem e linguagem. A análise dos dados
evidenciou que a dificuldade de linguagem da criança surda leva,
muitas vezes, o professor a construir uma imagem equivocada do
aluno surdo a qual se reflete nas suas ações em relação às
crianças. Assim, embora considerem os alunos inteligentes, bem
comportados e com potencial para aprendizagem, todas as
professoras pareciam tratar os alunos como tendo muita
dificuldade para acompanhar o processo escolar.
Palavras-chave: surdez; imagem (Psicologia); surdos-educação.
PAIVA e SILVA, A. B.de & PEREIRA, M. C. C. O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do
professor. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. maio-ago. 2003, vol. 19, n. 2, p. 173-176
O texto é um exemplo do gênero textual resumo de trabalho
científico. Assinale a alternativa em que se apresenta o resultado
da análise dos dados coletados pelas autoras.
O gráfico apresenta a distribuição por idade dos alunos de uma
escola.
Se um aluno dessa escola vai ser sorteado para ser o
porta-bandeira da escola no desfile em comemoração à
emancipação política da cidade, a probabilidade de que ele seja
menor de quatorze anos é de, aproximadamente,
Dadas as proposições, sendo R o conjunto dos números reais,
verifica-se que assume(m) valor lógico verdadeiro
Dadas as afirmativas, considerando o estabelecido no texto e
aspectos geográficos e históricos do nosso país,
I. Se Brasília é a capital do Brasil, então o estado de São Paulo
está na região Nordeste.
II. Se Alagoas é uma ilha, então a capital de Pernambuco é
Caruaru.
III. Se Tiradentes morreu enforcado, então o Brasil foi descoberto
em 22 de abril de 1500
verifica-se que assume(m) valor lógico verdadeiro