Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas:
Estava __beira de um riacho __ pensar nas benesses que __vida oferece __mim e minha família.
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:
I. A competência para o julgamento dos crimes dolosos a favor da vida.
II. A soberania dos veredictos.
III. A plenitude de defesa.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, está correto o que se afirma em:
Art. 2º - Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:
I - Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
II - Estimular a aceitação passiva do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
III - Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
Com base na Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está incorreto o que se afirma em:
“Os movimentos de reorientação curricular ocorridos no Brasil a partir dos anos ____ não tiveram força suficiente para mudar a prática docente dos professores para eliminar o caráter elitista desse ensino bem como melhorar sua qualidade. Em nosso país o ensino de Matemática ainda é marcado pelos altos índices de retenção, pela formalização precoce de conceitos, pela excessiva preocupação com o treino de habilidades e mecanização de processos sem compreensão." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática).
Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
Observe as orações:
Ela jogou seu laço como a mulher maravilha.
Gritou tanto que perdeu a voz.
Quanto mais eu estudo, mais conhecimento adquiro.
Se você merecer, ganhará um presente.
O valor semântico das conjunções subordinativas adverbiais em destaque acima equivalem, respectivamente, a:
Ao elaborar documentos curriculares, percorre-se um itinerário problemático. Antes de analisar os problemas que é necessário enfrentar e as soluções que é possível ir construindo à medida que se avança nesse percurso, convém explicitar algumas ideias essenciais subjacentes à perspectiva curricular aqui adotada:
I. Todos os problemas que se enfrentam na produção curricular são problemas didáticos. Isso significa que se trata de problemas que somente a didática da escrita pode contribuir para resolver.
II. Quando se propõe uma transformação didática, é necessário levar em conta a natureza da instituição que a realizará e as pressões e restrições que lhe são inerentes, derivadas da função social que lhe foi atribuída.
III. O problema didático fundamental que devemos enfrentar é o da preservação do sentido do saber ou das práticas que se estão ensinando.
Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique qual(is) da(s) alternativa(s) acima está(ão) incorreta(s):
Considerando as informações do livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, acerca dos “documentos curriculares", indique a opção incorreta:
Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos:
( ) A proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico; influencia a definição de objetivos educacionais e orienta eticamente as questões epistemológicas mais gerais das áreas, seus conteúdos e, mesmo, as orientações didáticas.
( ) A inclusão não implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda a escolaridade.
( ) Os temas constituem novas áreas, pressupondo um tratamento conjunto nas diferentes áreas.
( ) A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores às atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos. Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, classifique as alternativas acima como verdadeiras “V" ou falsas “F" e assinale a alternativa correta:
“Os _____________ existem em número quase ilimitado, variando em função da época (epopeia, cartoon), das culturas (haikai, cordel) das finalidades sociais (entreter, informar), de modo que, mesmo que a escola se impusesse a tarefa de tratar de todos, isso não seria possível. Portanto, é preciso priorizar os _____________ que merecerão abordagem mais aprofundada. Sem negar a importância dos textos que respondem a exigências das situações privadas de interlocução, em função dos compromissos de assegurar ao aluno o exercício pleno da cidadania, é preciso que as situações escolares de ensino de Língua Portuguesa priorizem os textos que caracterizam os usos públicos da linguagem." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa).
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas (obs.: as duas lacunas são preenchidas com a mesma palavra):
O texto a seguir se refere à questão.
No trecho “É possível que amanhã, com outro governo, o Brasil não seja um grande exportador de armas, mas passe a ser conhecido pelo mundo como um país de brio que deu às crianças esquálidas e tristes não direi diploma de doutor, isso seria um enorme milagre inútil. Mas uma oportunidade de trabalho, ao menos isso [...]", a conjunção mas dá ideia de:
Um campo de futebol tem 5.400 metros quadrados de área, o que em centímetros quadrados, equivale a:
O valor da expressão para a = 2 e b = -1 é um número compreendido entre:
Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como se chama o modelo de ensino atualmente relacionado ao construtivismo e que pressupõe uma intervenção pedagógica de natureza própria?
“Por não privilegiar os conteúdos escolares, a Escola Nova foi profundamente criticada no Brasil, especialmente nos anos ______. Seu modelo de ensino não favorecia a inserção das crianças pobres que vinham de casa com uma bagagem cultural que não era a valorizada na escola, no universo da cultura reconhecida socialmente." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta: