Ao elaborar documentos curriculares, percorre-se um itinerário problemático. Antes de analisar os problemas que é necessário enfrentar e as soluções que é possível ir construindo à medida que se avança nesse percurso, convém explicitar algumas ideias essenciais subjacentes à perspectiva curricular aqui adotada:
I. Todos os problemas que se enfrentam na produção curricular são problemas didáticos. Isso significa que se trata de problemas que somente a didática da escrita pode contribuir para resolver.
II. Quando se propõe uma transformação didática, é necessário levar em conta a natureza da instituição que a realizará e as pressões e restrições que lhe são inerentes, derivadas da função social que lhe foi atribuída.
III. O problema didático fundamental que devemos enfrentar é o da preservação do sentido do saber ou das práticas que se estão ensinando.
Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique qual(is) da(s) alternativa(s) acima está(ão) incorreta(s):