segundo a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, as bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com alguns princípios. Assinale a alternativa que não condiz com esses princípios:
Dadas as orações:
I- Depois do almoço, sempre tomo um cafézinho.
II- Já me acostumei com a solidão. Até prefiro ficar sozinho.
III- É preciso saber a que horas ele vêm.
A alternativa que possui erro de acentuação é:
Em: “Zélia Gatai e Jorge Amado fizeram as pazes conosco", o termo em destaque tem função sintática de:
O resultado da expressão – (16x2y) ÷ (2xy2 ) é:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, o Brasil é também signatário da _____________________, assinada pelos nove países em desenvolvimento de maior contingente populacional do mundo — em que reconhece a educação como instrumento proeminente da promoção dos valores humanos universais, da qualidade dos recursos humanos e do respeito pela diversidade cultural. Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima:
“O principal instrumento utilizado para avaliar o ensino fundamental em todo o país é o __________________________________, implantado a partir de 1990 e realizado com o apoio das secretarias de educação dos estados e municípios. Os levantamentos de dados são realizados a cada dois anos, abrangendo uma amostra probabilística representativa dos 26 estados e do Distrito Federal [...]." (Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução, 1998). Com base no documento especificado, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Segundo Délia Lerner, o que se põe como necessário é o enfrentamento do real no intuito de formar alunos praticantes da cultura escrita. Para isso, é necessário redimensionar o ensino das práticas de leitura e escrita como práticas sociais. Para esse redimensionamento é preciso olhar e analisar cinco questões presentes na escola que estão assinaladas abaixo, com exceção da alternativa:
Délia Lerner diz que na escola é necessário trabalhar a leitura com duplo propósito. Diante da afirmação acima, aponte a alternativa que mostra esse duplo propósito;
A escola de qualidade social, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, exceto:
A alternativa incorreta quanto ao uso dos porquês é:
Nas orações:
I- É necessário a minha rubríca no documento.
II- Minha amiga e eu sempre saimos sozinhas.
III- Em casa, apreciamos música. Temos inclusive um alaúde.
A alternativa que possui erro de acentuação é:
Em: “Dom Quixote é meu herói preferido", o termo em destaque tem função sintática de:
As afirmações abaixo referem-se a conjuntos numéricos
I- A raiz quadrada de dois não pertence ao conjunto dos números Racionais.
II- {-1, 0, 1} pertence ao conjunto dos números Naturais.
III- Todo número que pertence ao conjunto dos números Naturais também pertence ao conjunto dos números Reais.
Estão corretas apenas as afirmações:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução, pode-se dizer que o analfabetismo no Brasil é, hoje, um fenômeno localizado. Enquanto a região Sudeste, por exemplo, apresenta uma taxa inferior a 5% de analfabetos com 15 anos ou mais de idade, a região Nordeste apresenta, nessa faixa, uma taxa superior a:
Assinale a alternativa incorreta em relação ao livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, de Telma Weisz: