A Lei nº 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. No que se refere aos dispositivos desta Lei, analise as assertivas:
(I) Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
(II) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, de natureza jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
(III) Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
(IV) Os profissionais que atuam no cuidado diário de crianças na primeira infância receberão formação específica para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico.
Estão corretas
A Administração Científica tem como uma de suas características a preocupação com a racionalização do trabalho do operário e com o desenho de cargos mais simples e elementares. Assinale a alternativa que apresenta outra característica típica dessa teoria.
O transporte é o elemento mais importante nos custos logísticos para a maioria das empresas. O usuário do transporte tem uma larga faixa de serviços à sua disposição, todos girando em torno dos cinco modais básicos (aquaviário, ferroviário, rodoviário, aeroviário e dutoviário). No que se refere a esses modais de transporte básicos, é correto afirmar que
Ferramentas e técnicas de suporte em Qualidade são instrumentos pelos quais se torna possível controlar as melhorias implantadas em qualquer sistema da qualidade. Tais ferramentas e técnicas se dividem em três grandes grupos: formulários para coleta de dados; ferramentas e técnicas para dados não numéricos; e instrumentos para controlar dados numéricos. Considere as colunas a seguir:
Correlacionando as colunas acima, a alternativa que fornece a ordem correta dos parênteses é
A tarefa do profissional de marketing é delinear atividades e montar programas totalmente integrados para criar, comunicar e entregar valor aos consumidores. Assim, as atividades de marketing podem assumir muitas formas. Uma maneira de descrevê-las é em termos do mix de marketing, um conjunto de ferramentas dividido em quatro grupos, conhecidos como 4 Ps: produto, praça, preço e promoção. Assinale a alternativa que apresenta características referentes apenas às decisões sobre produto.
De acordo com o disposto na Lei nº 12.772/2012, a progressão na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente,
Um empresário adquiriu um veículo por R$ 40.000,00 e negociou o pagamento da seguinte forma: R$ 10.000,00 de entrada no ato da compra e mais duas parcelas, a primeira no valor de R$ 15.000,00, a ser paga ao final de 3 meses, e a segunda a ser paga ao final de 6 meses, quando a dívida seria então quitada.
Sabendo que a taxa de juros mensal é de 3% a.m. e que o regime utilizado é de juros compostos, o valor da segunda parcela será de, aproximadamente,
O planejamento e o controle da produção requerem a conciliação do suprimento e da demanda em termos de volume, tempo e qualidade. Em um sistema de planejamento e controle empurrado, as atividades são programadas por meio de um sistema central e completadas em linha com as instruções centrais. Já em um sistema puxado, o passo e as especificações do que é feito são estabelecidos pelo consumidor. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente o sistema de produção e suas respectivas características.
A gestão da cadeia de suprimentos é a gestão da interconexão das empresas que se relacionam por meio de ligações a montante e a jusante entre os diferentes processos que produzem valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. Observe a imagem a seguir:
Slack et al (2014) apresentam alguns termos utilizados para nomear a gestão de diferentes partes da cadeia de suprimentos. A alternativa que apresenta esses termos, em associação com os números indicados na figura, na sequência correta, é
No marketing de serviços, pode-se afirmar que serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do marketing de serviços com sua respectiva ação de marketing.
Um professor fez um investimento de R$ 200.000,00 no Banco X, por um prazo de 24 meses, a uma taxa de 20% a.a. No vencimento, resgatou a aplicação e investiu todo o montante no Banco Y, a uma taxa de 25% a.a., por um prazo de 36 meses. Assumindo que é utilizado o regime de juros simples e que não há custos financeiros sobre a operação, o valor de resgate, ao final dos dois períodos, será de
A liderança constitui um dos temas mais pesquisados e estudados nas últimas décadas. As teorias apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos: As Teorias de Traços de Personalidade, as Teorias sobre Estilos de Liderança e as Teorias Situacionais de Liderança. Sobre essas Teorias de Liderança, podemos afirmar que:
A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização. Além disso, é constituída de aspectos formais e abertos, informais e ocultos. Em relação à cultura organizacional, é correto afirmar que
Nos termos da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais". No que se refere ao ensino médio, etapa final da educação básica, é INCORRETO afirmar que
O conceito de inovação aberta vem se popularizando no meio empresarial. Esse conceito tem como base a utilização do conhecimento gerado externamente pela empresa, oxigenando os processos de pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços. Essa prática torna ainda mais presente a interação entre as organizações e seus ecossistemas como forma de gerar diferenciais competitivos Um exemplo de inovação aberta é o(a)