No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens.
Fóruns ou listas de discussão são espaços on-line criados para
se debater assuntos acerca dos quais os participantes tenham
realizado estudos prévios.
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.
A didática contém características de interdisciplinaridade em
função de suas próprias características, originadas da
necessidade de os objetivos da aprendizagem terem sentido
para os estudantes.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
As organizações que se ocupam com a gestão e a construção
coletiva do conhecimento colocam no centro do processo a
dialogicidade e o contato entre os envolvidos.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir
e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da
experiência compõe o fenômeno educativo.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim,
compreender a natureza da educação é compreender a natureza
humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo
homem.
Julgue os itens seguintes, relativos à aprendizagem organizacional e ao desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes.
Em face da crise do emprego e da valorização de
potencialidades individuais, as negociações coletivas
orientam-se pelas categorias de trabalhadores, com base em
normas e regras pactuadas coletivamente e aplicadas
individualmente.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com
sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais
e coletivos da população majoritária definido coletivamente.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece
subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos
educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não
somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os
resultados da própria organização do trabalho pedagógico.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Por meio do planejamento de ensino, o professor direciona
suas ações para alcançar metas específicas, define estratégias
e recursos necessários para atingir os objetivos e propõe meios
de se avaliar os resultados obtidos.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
Entre os resultados imediatos gerados por uma ação, a reação
é a que demonstra o grau de utilidade e o nível de dificuldade
do curso, bem como o grau de satisfação de seus participantes.
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem cuja
concepção pedagógica está fundamentada na aprendizagem
colaborativa e na concepção socioconstrutivista.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A sociedade do conhecimento substitui a industrial e tem o
próprio conhecimento como novo fator de produção e motor da
economia.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
Nos projetos sociais, a ação pedagógica objetiva a promoção
da aprendizagem dos sujeitos em diferentes fases do
desenvolvimento humano e em diversos níveis e modalidades
do processo educativo.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(Lei n.º 9.394/1996), em seu art. 14, determina que os sistemas
de ensino definam normas de gestão democrática do ensino
público da educação básica mediante as orientações políticas
nacionais. Para que essas sejam efetivadas, deverá ser
respeitado o princípio da responsabilidade, o qual indica a
exclusiva participação do corpo técnico na elaboração do
projeto político-pedagógico.
Julgue os itens seguintes, relativos à aprendizagem organizacional e ao desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes.
Nas últimas décadas, o conceito de qualificação sofreu
mudanças, as quais o aproximaram de competência, e uma
delas é a valorização dos conhecimentos formais certificados
por diplomas em detrimento dos saberes tácitos e sociais.