Um gestor de uma grande empresa atua em uma área em que existem muitos funcionários e muitas atividades diferentes que se integram para a produção do produto final. Na organização das atividades a serem realizadas com o objetivo de conseguir um bom desempenho para a sua área e manter um fluxo de comunicação e de produção eficientes, este gestor formará várias equipes que se integram.
Para conseguir formar boas equipes e atingir os seus objetivos, o gestor deverá considerar que cada equipe
Uma empresa do setor hospitalar está estruturando um sistema de avaliação de desempenho para que possa estimular os empregados e providenciar as ações necessárias de acordo com as evidências obtidas através da avaliação.
Para que um sistema de avaliação de desempenho contribua positivamente para a melhoria do desempenho organizacional, é necessário que
Ao longo do tempo, o capital intelectual conquistou um papel de destaque no desenvolvimento das organizações.
As empresas mais modernas e bem sucedidas, com o objetivo de desenvolver seus empregados, fazem uso de diferentes práticas, objetivando permitir que o empregado
Além de atrair e reter os consumidores, uma boa gestão pode aumentar a participação das compras, no curto prazo, em cada uma de suas categorias de produto.
Uma ação para aumentar essa participação do cliente é
Um gestor de projetos defende a aprovação de um projeto W, que prevê um investimento inicial de R$ 2.000.000,00 e apresenta uma Taxa Interna de Retorno - TIR de 21% a.a. Ele alega que o projeto Z, concorrente, necessita de um investimento inicial 50% maior e apresenta uma TIR de 18% a.a. Sabe-se que a empresa havia orçado R$ 3.000.000,00 para investir nesse tipo de projeto.
Nesse caso, o gestor de projetos está
Alguns ativos e passivos circulantes do Balanço Patrimonial de uma empresa possuem características específicas que os identificam como sendo contas patrimoniais operacionais. O capital de giro operacional líquido de uma empresa não costuma ser constante, podendo variar, por exemplo, mensalmente.
Quanto à variação mensal do capital de giro operacional líquido, sendo não nula, no mês em análise, ela sempre
Uma empresa possui um novo produto para o qual o mercado tem tamanho limitado. Além disso, grande parte dos consumidores conhece o produto e está disposta a pagar um preço alto por ele, e a concorrência potencial não é significativa.
Limitado a trabalhar apenas com as variáveis preço e promoção, o gerente de marketing dessa empresa deve lançar o novo produto utilizando a estratégia de
Considerando somente os gastos apresentados pela indústria K, para o período produtivo informado, e os fundamentos técnico-conceituais da contabilidade de custos, relativos à terminologia dos gastos, o total desses gastos classificado como custos de produção, em reais, é
Os fabricantes japoneses ajudaram a desmitificar a crença na existência da relação entre busca da qualidade e baixa produtividade. Eles mostraram ao mundo que, se o setor de produção faz certo da primeira vez e produz produtos e serviços sem defeitos, os desperdícios são
Um candidato a um programa de pós-graduação precisa passar por dois tipos de prova: oral e escrita. Os resultados das provas são independentes, e as probabilidades de aprovação são de 1/4 na prova oral, e 3/4, na prova escrita.
A aceitação do aluno está vinculada à aprovação em duas provas consecutivas em uma série de três aplicadas na ordem: oral, escrita, oral.
Qual é a probabilidade de aprovação do candidato?
As empresas lidam diariamente com diversas pessoas: empregados, clientes, fornecedores e diversos atores que, de alguma forma, mantêm contato com a empresa. Alguns desses atores têm maior interação com a empresa, como é o caso dos empregados. Em algumas ocasiões esse relacionamento passa por situações difíceis que interferem no desempenho do empregado, o que afeta também o desempenho da organização.
Quando algum dos empregados passa por situações que afetam seu desempenho, o gestor deve
Algumas empresas têm aspectos culturais que possibilitam o incentivo ao aprendizado organizacional; outras dificultam esse aprendizado.
Constitui-se em um aspecto dominante na empresa que facilita o aprendizado organizacional
Na reunião do planejamento estratégico para o próximo ano, a diretoria apresentou o Quadro abaixo, que separa os grupos de clientes da organização em relação à lucratividade potencial e à fidelidade projetada.

A estratégia correta a ser adotada para o seu respectivo grupo é
Uma indústria que adotou, no último ano, um sistema de distribuição por multicanais percebe que vem perdendo o controle dos processos mercadológicos, principalmente em relação à exposição dos seus produtos nas gôndolas dos canais e ao volume baixo de vendas dos seus intermediários.
Ela pode precaver-se dessa desvantagem utilizando ferramentas de
Uma empresa pode vender um produto por R$ 100 mil em 2 parcelas mensais e iguais, sem acréscimo e sem entrada, sendo a primeira após 30 dias, ou à vista com desconto. Sabe-se que: a empresa possui 100% de capital próprio; seu coeficiente Beta utilizado no modelo CAPM é igual a 2; o prêmio de risco de mercado é de 6% a.a., e o retorno do ativo livre de risco é de 8% a.a.
Nessas condições, qual o desconto percentual máximo que a empresa poderia conceder na venda se o pagamento fosse à vista, para que as duas opções de venda fossem financeiramente equivalentes para a empresa?