As recentes mudanças que ocorrem no mundo moderno provocam diversas alterações nas empresas. Uma das mais significativas alterações sobre alguns "entendimentos" que se tinha e que atualmente se tem, no que diz respeito à Área de Recursos Humanos, é:
Entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador. É aplicada para conhecer certos conceitos pessoais do candidato e que demandam certa liberdade para que o entrevistador possa captá-los adequadamente, sendo considerada como uma entrevista de resultados. Trata-se da entrevista:
Sobre a avaliação do desempenho do colaborador, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação deve cobrir o desempenho nas atividades, alcance de metas e objetivos.
II. Deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho.
III. a ênfase no processo se dá sobre o preenchimento dos formulários.
IV. Os comentários desfavoráveis do avaliador conduzem a uma reação negativa e de não aceitação por parte do avaliado.
São pontos fracos do processo avaliativo:
O mercado de trabalho é onde ocorrem os espaços de
transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre
aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que
procuram um produto ou serviço. Sendo assim, de acordo
com as características de um mercado em uma determinada
época ou em um determinado ramo pode haver mais oferta
do que procura, ou mais procura do que oferta. Analise as
afirmativas.
I. Investimentos em recrutamento.
II. Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos.
III. Ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano.
IV. Os funcionários sentem-se donos da situação e fazem reivindicações de melhores salários, benefícios e tornam-se mais indisciplinados.
V. Os candidatos concorrem entre si para conseguir as poucas vagas que surgem, apresentando propostas salariais mais baixas ou candidatando-se a cargos inferiores às suas qualificações.
São características de um mercado de trabalho em oferta:
Analise a figura abaixo.
Os modelos de remunerações apresentados na figura, representados pelas colunas A e B, são, respectivamente:
No que diz respeito ao planejamento estratégico de gestão de pessoas, o conceito de "missão" adotado pelas empresas atualmente tem como objetivo:
No que diz respeito à Gestão de Pessoas, o sistema de remuneração, conforme Chiavenato, deve ser desenhado para atingir vários objetivos:
I. Atrair e reter talentos na organização.
II. Aumentar a produtividade e a qualidade no trabalho.
III. Reduzir custos.
IV. Estabelecer uma "competição" entre os que desejam maiores salários.
Estão corretas:
Segundo a visão atual de gestão de pessoas, gerir talento
humano é indispensável para o crescimento das
organizações. Para ser talento, a pessoa precisa possuir
algum diferencial competitivo que a valorize (cf
CHIVANETO). Analise as afirmativas e atribua (V ) para
verdadeiro ou (E ) para falso.
( ) Conhecimento. É o saber. Constitui o resultado de
aprender a aprender, aprender continuamente e o
conhecimento é a moeda mais valiosa do século XXI.
( ) Habilidade. É o saber fazer. Significa utilizar e aplicar o
conhecimento, seja para resolver problemas ou situações ou
criar e inovar.
( ) Julgamento. É o saber fazer acontecer. A atitude
empreendedora permite alcançar e superar metas, assumir
riscos, agir como agente de mudança, agregar valor, obter
excelência e focar resultados.
( ) Atitude. É o saber analisar a situação e o contexto.
Significa saber obter dados e informação, ter espírito crítico,
ponderar com equilíbrio e definir prioridades.
Analise a imagem a seguir.
Julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que
preenche corretamente as lacunas.
I. Cesta básica, vale-transporte e assistência médica são considerados __________ do trabalhador.
II. _______ também pode(m) ser compreendido(a)(s)
como remuneração indireta e pode(m) ser
financeiro(a)(s) ou não.
III. Reconhecimento e autoestima, segurança no emprego e
qualidade de vida no trabalho são ________ não
financeiros que uma empresa pode oferecer.
"Vender" um produto, uma ideia, um posicionamento de marketing para o funcionário passou a ser tão importante quanto para o cliente. Torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho é uma filosofia empregada no conceito de:
Segundo Chiavenato, as três eras ao longo do século XX (industrialização Clássica, Neoclássica e a era da Informação) trouxeram diferentes abordagens sobre como lidar com as pessoas dentro das organizações. A respeito das três eras citadas acima, analise as afirmativas. I. Os departamentos de recursos humanos exerciam tarefas operacionais e burocráticas. Cuidavam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais, com variadas doses de centralização e monopólio dessas atividades.
II. As equipes de gestão com pessoas proporcionam consultorias internas, para que possam assumir atividades estratégicas de orientação global, visando ao futuro e ao destino da organização e seus membros.
III. Os departamentos de pessoal eram órgãos destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego: admissão através de contrato individual, anotações em carteira de trabalho, contagem das horas trabalhadas para efeito de pagamento, aplicação de advertências e medidas disciplinares pelo não cumprimento do contrato, contagem de férias etc.
Cronologicamente, a sequência correta das informações acima e as suas respectivas eras encontram-se em:
Para facilitar o trabalho de orientação e seleção profissional, utiliza-se a "teoria das inteligências múltiplas de Garner". Segundo tal teoria, as pessoas podem ter nove tipos de inteligência, com certas habilidades específicas. Sobre a teoria das inteligências múltiplas, assinale a alternativa incorreta.
Segundo Chiavenato, o recrutamento interno tem vantagens e desvantagens. Qual alternativa seria uma desvantagem?