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“Hoje, pensar a profissão docente necessita de um olhar que contemple tanto as questões de conteúdo quanto as relacionais em um cenário que se modifica o tempo todo, e que, por isso, precisa estar fortemente vinculado às questões coletivas que pressupõem a socialização e o compartilhamento de saberes.[...] A formação precisa propor dinâmicas que ajudem os professores a construírem competências que os permita reinventar soluções e alternativas às situações emergentes [...] Para pensar a inserção dos profissionais em processos formativos, é condição indispensável compreender quais as competências necessárias, tanto para desempenhar suas funções docentes quanto para estar permanentemente em formação, além de pensar também sobre quais seriam as competências necessárias aos docentes para que consigam participar de processos formativos com o uso das tecnologias”.
(MACHADO, G. B. et al. Um Estudo Sobre o Perfil de Professores do Ensino Fundamental e o Uso de Tecnologias para a Educação: uma Proposição de Agenda de Pesquisa a partir de Dados Educacionais. In: Revista RENOTE, Novas Tecnologias da Educação. CINTED, UFRGS. Vol 16, n. 2, 2018).

De acordo com o texto, analise as afirmativas a seguir:
I. Os autores defendem o uso das tecnologias na formação do professor.
II. Os autores sugerem a proibição do uso das tecnologias em sala de aula.
III. Os autores sugerem uma formação docente fundamentada na concepção tecnicista.
IV. Os autores propõem um olhar para a profissão docente que considere o compartilhamento de saberes.

Assinale

No que diz respeito à educação superior, a LDB (Lei nº
9.394/1996) estabelece que a educação superior abrangerá os
seguintes cursos e programas:

A inovação é um dos aspectos importantes para os projetos
educacionais, porque pode contribuir para o planejamento dos
professores e da escola quanto a flexibilidade para adaptações
à realidade em que estão inseridos. Porém, deve-se levar em
consideração

Segundo a Lei 9.394/96 (LDB), são finalidades da educação superior:
I. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento,
aptos para a inserção em setores profissionais.
II. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente,
em particular os nacionais e regionais.
III. Estimular a participação em eventos internacionais de
tecnologia.
IV. Contribuir para a formação do ensino técnico de ensino médio.
Assinale

Edgar Morin é um dos autores de referência da
contemporaneidade. Sua teoria diz que “há, efetivamente,
necessidade de um pensamento: - que compreenda que o
conhecimento das partes depende do conhecimento do todo e
que o conhecimento do todo depende do conhecimento das
partes [...] É preciso substituir um pensamento que isola e
separa por um pensamento que distingue e une.” (MORIN,
2000). Assinale a alternativa que indica corretamente de qual
teoria estamos falando.

A educação brasileira está dividida em educação básica e
educação superior. Quanto a essa configuração, analise as
afirmativas a seguir:
I. A educação básica é composta por educação infantil e ensino
fundamental.
II. O ensino superior contempla a formação a nível de graduação
e pós-graduação stricto e lato sensu.
III. A educação básica é composta por educação infantil, ensino
fundamental e ensino médio.


Assinale

Para facilitar o planejamento, o professor deve utilizar como
instrumento o plano de ensino, que serve para sistematizar
suas atividades de modo que contemple seus objetivos quanto
aos componentes curriculares, devendo ter a definição dos
objetivos, procedimentos metodológicos, avaliação e os
recursos necessários. Para tanto, é necessário considerar

Segundo a Lei nº 9.394/1996 – LDB, a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do
desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção,
mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
II. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas,
distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho
educacional.
III. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas
diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada
integral.
IV. Controle de frequência pela instituição de educação préescolar,
exigida a frequência mínima de 80% (oitenta por
cento) do total de horas.
V. Expedição de documentação que permita atestar os
processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Assinale

As universidades devem atender aos três pilares definidos
como de sustentação do ensino superior. São eles: o ensino,
a pesquisa e a extensão. Assinale a alternativa incorreta
quanto aos conceitos de cada uma delas

Lucas é aluno do ensino fundamental regularmente matriculado em instituição de ensino particular. Em razão da sua crença religiosa, requereu à direção da escola, de maneira prévia e motivada, a possibilidade de se ausentar na data em que seria realizada uma prova. De acordo com as normas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta.

Na elaboração de projetos para o ensino superior, um dos itens
relevantes é a exposição da previsão de recursos necessários
à sua execução. Quanto à previsão desses recursos, assinale
a alternativa incorreta.

Sobre a relação de gênero e educação, leia o texto a seguir:
“Os movimentos sociais nascem da constatação de que as
histórias das sociedades causaram distorções nesse direito a
igualdade e que agora é necessário corrigi-las. Ao falar de
gênero, essas distorções se dão, sobretudo, nos direitos e no
respeito a homens e a mulheres – cis e transexuais. Parte
das pesquisas realizadas por universidades e institutos de
pesquisa observa como o gênero pode influenciar em
diferentes aspectos da vida cotidiana: na renda, na expectativa
de vida, no cotidiano do trabalho, andando na rua, na saúde
mental e assim por diante [...] Um relatório da Unesco mostra
que meninas e meninos ainda enfrentam diferenças nas
provas de diferentes disciplinas. Elas se saem melhor em
leitura e eles, em Matemática. Pesquisas apontam que as
diferenças não se dão por algo natural, mas porque os
meninos são mais encorajados a trabalhar com
conhecimentos relacionados às ciências exatas”.
(SOARES, W. Existe ideologia de gênero na Educação? 07 out 2018.
Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-degenero-
na-educacao).


Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

O sistema de ensino superior pode ser oferecido por

O Ministério da Educação do Brasil define as instituições de
ensino superior como públicas ou privadas. As instituições
públicas utilizam recursos públicos e podem ser federais,
estaduais ou municipais, sendo estas últimas em menor
proporção. As instituições privadas podem ser comunitárias,
confessionais, filantrópicas ou particulares. Sobre o tema,
atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso, para as
assertivas a seguir:

( ) No sistema de Ensino Superior privado, os
recursos são oriundos do pagamento das
mensalidades por parte dos estudantes, tanto para
a graduação como para a pós-graduação.
( ) O que distingue as instituições confessionais,
comunitárias e filantrópicas são as isenções
fiscais, por se caracterizarem como instituições
sem fins lucrativos.
( ) As instituições particulares se definem
basicamente como instituições com fins lucrativos.
São fundadas por proprietários ou mantenedores
que não são do meio educacional, mas originamse
no campo empresarial ou político.


A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

Segundo a LDB, entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso,
quanto ao que a lei assegura nos sistemas de ensino para estes educandos:
( ) Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
( ) Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências,
e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
( ) Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular
capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
( ) Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem
capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma
habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.
( ) Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

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