A questão da inclusão é um assunto que entrou na pauta
educacional e de políticas públicas desde a Constituição
Federal de 1988. A Lei 13.146/2015, em seu artigo 27, diz que
a educação constitui direito da pessoa com deficiência,
assegurado sistema educacional inclusivo e aprendizado, de
forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus
talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais,
segundo suas características, interesses e necessidades de
aprendizagem. Sobre a questão da inclusão das pessoas com
deficiência, no que se refere à educação, assinale a alternativa
correta.
Segundo a Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional – LDB, a estrutura dos programas de
ensino superior se configura em
A gestão pedagógica trabalha com
Segundo a Lei nº 13.005/2014, os Estados, o Distrito Federal
e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes
planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em
lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias
previstas no PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da
publicação da referida Lei. Os entes federados estabelecerão
nos respectivos planos de educação estratégias que
Quanto ao SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior, instituído pela Lei nº 10.861/2004,
assinale a alternativa incorreta.
As tendências pedagógicas são concepções filosóficas
estudadas ao longo da história da educação e que se dividem
em duas grandes áreas: as tendências pedagógicas liberais e
as tendências pedagógicas progressistas. Assinale a
alternativa que identifica corretamente as tendências
pedagógicas progressistas.
Uma das tendências pedagógicas historicamente constituídas
é a libertadora. Assinale a alternativa que define corretamente
essa tendência.
A Lei nº 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação –
PNE. A execução do PNE e o cumprimento de suas metas
serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações
periódicas, realizados por determinadas instâncias. Sobre o
tema, assinale a alternativa que não indica uma dessas
instâncias.
A Lei nº 9.394/1996 estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. O art. 1º da Lei diz que “a educação
abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida
familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições
de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações
da sociedade civil e nas manifestações culturais.” Segundo a
lei, os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal
compreendem
A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, Institui o Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
Atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso, quanto ao que
deve ser assegurado pelo SINAES:
( ) Avaliação institucional, interna e externa,
contemplando a análise global e integrada das
dimensões, estruturas, relações, compromisso
social, atividades, finalidades e responsabilidades
sociais das instituições de educação superior e de
seus cursos.
( ) O caráter público de todos os procedimentos, dados
e resultados dos processos avaliativos.
( ) O respeito à identidade e à diversidade de
instituições e de cursos.
( ) A participação do corpo discente, docente e técnicoadministrativo
das instituições de educação
superior, e da sociedade civil, por meio de suas
representações.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é: