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Em relação aos aspectos conceituais sobre diagnóstico, no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo:

 

1. Segundo Campos (2019), a noção de diagnóstico tem relação direta com a identificação arquivística, que tem como objetos o sujeito produtor, o documento e o arquivo.

2. Lopes (2014) define diagnóstico como operação de constituir a imagem de uma ou mais organizações, podendo ser maximalista ou minimalista.

3. Um diagnóstico maximalista geralmente, segundo Lopes (2014), procura levantar problemas arquivísticos de uma organização específica.

4. Campos (2019) compreende que o processo de diagnóstico de arquivo possui atividades de: planejamento do diagnóstico de arquivo; levantamento de informações necessárias; análise dos dados coletados; identificação de problemas; proposta de plano de ação; e monitoramento das ações implantadas.

5. O resultado de um diagnóstico de arquivo, segundo Santos (2009), resultará em um norteador para a implantação da política arquivística institucional.

conce

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Em relação à definição de arranjos e quadro de arranjos, assinale a alternativa INCORRETA. 

A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações. Considerando a LAI, assinale a alternativa INCORRETA.

A curadoria digital que, segundo Sayão (2012), é conhecida como um conjunto de estratégias de preservação digital, contém abordagens tecnológicas e atividades correlatas. Considerando essa temática, enumere as estratégias de preservação digital descritas na Coluna 1 com suas respectivas definições na Coluna 2.

 

Coluna 1

1. Preservação da Tecnologia.

2. Migração.

3. Refrescamento.

4. Normalização/Canonização.

5. Encapsulamento.

 

Coluna 2

( ) Realiza a criação de espécies de “containers” ou “embrulhos” em suas estruturas físicas ou lógicas, onde são reunidos os elementos necessários à interpretação do objeto digital.

( ) Consiste na transferência de informações de um suporte físico de armazenamento para outro mais atual, antes que o primeiro suporte se deteriore ou se torne obsoleto.

( ) Tem como foco a simplificação do processo de preservação por meio da redução do número de formatos diferentes que encontram no repositório de objetos digitais.

( ) É compreendida como a transferência digital de uma mídia que está ficando obsoleta ou que está fisicamente deteriorada ou instável para um novo ou tecnologicamente suporte mais atualizado.

( ) É compreendida como sendo a aplicação mais específica no universo da preservação digital, na qual há uma preocupação em conservar o contexto tecnológico utilizado originalmente na concepção dos objetos digitais que serão preservados.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

O documento “Diretrizes para implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis – RDC-Arq”, elaborado pelo CONARQ (2015), recomenda sua adoção aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, para o arquivamento e manutenção dos documentos arquivísticos em formato digital. Considerando essas orientações, analise as assertivas abaixo:

 

1. Os repositórios arquivísticos digitais confiáveis necessitam cumprir requisitos, tais como: governança e viabilidade organizacional, estrutura organizacional e de pessoal, transparência de procedimentos e arcabouço político, sustentabilidade financeira e contratos, licenças e passivos.

2. A responsabilidade pelo projeto, implantação e manutenção de um repositório arquivístico digital confiável deve ser coordenada exclusivamente por profissionais de tecnologia da informação.

3. Todo repositório digital tem que ser capaz de organizar e recuperar documentos, mantendo a relação orgânica entre eles.

4. A segurança de um repositório arquivístico digital confiável se limita a aspectos tecnológicos.

5. O ambiente do modelo OAIS conta com três entidades externas: entrada, processamento e saída de dados.

 

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é: 

Em relação à difusão no âmbito dos arquivos, assinale a alternativa INCORRETA.

Considerando a base conceitual expressada por Heredia Herrera (2017), no que se refere à forma e formato dos documentos de arquivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

( ) O conceito de tipologia documental herdada pela diplomática é identificado como sendo um conjunto de fórmulas que permitiam a manifestação de uma informação concreta referida a uma ação determinada.

( ) O tipo documental não nos permite reconhecer as cláusulas ou fórmulas do documento para identificá-lo e nos aproximarmos do conteúdo genérico, sendo papel primordial das espécies documentais.

( ) O formato, diferentemente da forma documental, tem relação com o conjunto de características externas ou físicas de um documento, tal como as suas medidas, extensão e suporte.

( ) Tipo documental, forma e formato são termos semelhantes que ao longo do tempo foram sendo utilizados pelas instituições como sendo diferentes, prejudicando o trabalho de identificação e constituição dos fundos de arquivo.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Ainda em relação aos aspectos conceituais e científicos da Arquivologia, no que se refere aos princípios e características, assinale a alternativa correta.

Duchen (1983) faz um compilado de reflexões acerca das características de um fundo de arquivo, sendo por vezes nomeado como princípio de respeito aos fundos ou princípio da proveniência, ampliando a compreensão sobre a destinação daqueles arquivos que serão considerados permanentes. Com base na temática de fundo de arquivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

( ) Um fundo de arquivo pode ser definido como sendo os arquivos que são criados por ou provenientes de uma administração, estabelecimento, pessoa ou coletividade, podendo, segundo Rousseau e Couture (1998), serem classificados como fundo aberto e fundo fechado.

( ) A visão minimalista trazida nas reflexões de Duchein (1983) estão relacionadas com preocupações acerca da definição de fundo de arquivo a partir do seu posicionamento hierárquico, em que a unidade da função está situada no topo da organização, ao contrário da visão maximalista, em que o nível de competência dos fundos é muito baixo.

( ) Para evitar falhas na identificação de um fundo de arquivo, segundo Duchein (1983), é importante considerar alguns critérios essenciais, tais como: o organismo produtor deve possuir atribuições precisas e instáveis, definidas por uma lei ou regulamento; e deve-se ter um chefe responsável pelo arquivo, não necessariamente com poder de decisão, mas que seja capaz de estabelecer critérios de gerenciamento dos acervos.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Há diferenças conceituais que são fundamentais para a compreensão de gestão informatizada no âmbito dos arquivos, afim de evitar confusões de entendimento e aplicação metodológica. Com base nesses aspectos, relacione os termos citados na Coluna 1 às suas respectivas definições descritas na Coluna 2.

 

Coluna 1

1. Gestão arquivística de documentos.

2. Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos.

3. Sistema de Gestão Arquivística de Documentos.

4. Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

 

Coluna 2

( ) Abarca requisitos de captura, armazenamento, indexação e recuperação de todos os tipos de documentos arquivísticos.

( ) Trata documentos de maneira compartimentada, não estruturada e que pode ser dividido em captura, armazenamento e distribuição.

( ) Compreendido como um conjunto de procedimentos e operações técnicas, cuja interação permite a eficácia da gestão de arquivos.

( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Segundo Bellotto (2014), há uma aproximação entre os arquivos, as bibliotecas e os centros de documentação no que tange à recuperação da informação. Em relação a essa aproximação conceitual, e de acordo com o referido autor, assinale a alternativa INCORRETA.

Indolfo (2012) elucida que a avaliação é usada em várias situações do cotidiano, em que se avaliam as possibilidades, condições, coisas, atributos, pessoas, conferindo-lhes valores para a direção de escolhas, ações, preferências ou prioridades. Com base na avaliação documental, assinale a alternativa INCORRETA. 

Considerando a Resolução nº 48/2021, que estabelece diretrizes e orientações aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos quanto aos procedimentos técnicos a serem observados no processo de digitalização de documentos públicos ou privados, e a Lei nº 10.278/2020, que regulamenta dispositivos sobre digitalização de documentos públicos e privados, analise as assertivas abaixo:

 

1. A digitalização de documentos arquivísticos deve ser tratada como uma política institucional destacada frente à complexidade dos procedimentos e recursos, bem como da responsabilidade no trato dos documentos públicos.

2. Uma vez que os documentos arquivísticos forem digitalizados e as adequações do representante digital produzido forem concluídas, caso esses mesmos documentos tiverem previsão de descarte aprovada pela Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo (TTDA), a instituição poderá proceder à eliminação dos originais de acordo com as normas existentes e procedimentos previamente definidos e difundidos.

3. A autenticação dos representantes digitais deve ser feita com o uso de assinaturas digitais qualificadas, ou seja, por meio de certificados emitidos por empresas contratadas pelo governo federal.

4. No que se refere à assinatura digital, não será permitida a assinatura simples com entes públicos de alto impacto e que envolvam informações protegidas por grau de sigilo.

5. Os procedimentos e as tecnologias utilizados na digitalização de documentos físicos devem assegurar a integridade, confiabilidade, rastreabilidade, auditabilidade, confidencialidade e interoperabilidade entre sistemas informatizados.

 

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é: 

O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) elaborou um conjunto de orientações sobre a preservação de documentos de arquivo e que serve como orientador para instituições arquivísticas. Considerando essas orientações, analise as assertivas abaixo:

 

1. A preservação de documentos de arquivo, seja qual for o suporte documental, dependerá de procedimentos adotados em sua produção, tramitação, acondicionamento e armazenamento físico.

2. A localização de um depósito de arquivo deve levar em consideração os aspectos financeiros da instituição, com a instalação de equipamentos de janelas adequadas à circulação de ar, de tal forma que não traga prejuízos financeiros para a instituição arquivística com sistemas de climatização eletrônicos.

3. As instituições públicas e de caráter público necessitam elaborar Plano de Emergência, exceto as instituições privadas, como forma de prevenir contra riscos potenciais e para o salvamento de acervos por fogo, água, insetos, roubo e vandalismo.

4. Um Plano de Emergência deve ser elaborado pela área técnica da instituição e por profissionais da brigada de incêndio, não sendo obrigação da instituição arquivística a sua coordenação.

5. A estrutura de um Plano de Emergência é organizada em um programa de manutenção do edifício e de outros planejamentos, tais como: plano de metas concretas e cronograma de prioridades; plano de salvamento e de segurança humanos; e um plano de salvamento de acervos.

 

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Segundo o CONARQ (2011), alguns procedimentos e operações técnicas de um SIGAD são essenciais para o andamento à gestão arquivística. Considerando essa perspectiva, analise as assertivas abaixo:

 

1. A captura de um documento de arquivo consiste especificamente na digitalização por meio do uso de softwares de captura e equipamentos que não danifiquem o suporte documental.

2. O registro consiste na descrição arquivística dos documentos digitalizados, já que todos eles possuem guarda permanente e, por isso, devem ser descritos.

3. A presença do processo de avaliação documental é fundamental para um SIGAD, da mesma forma que a classificação de documentos arquivísticos digitais.

4. Os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que impliquem na transposição desses documentos de um SIGAD para outro sistema informatizado deve possuir compatibilidade de suporte e formato.

5. Um SIGAD deve prever funções de recuperação e acesso aos documentos e às informações neles contidas, de forma a exibi-los por meio de um ou mais dispositivos de apresentação, como monitor de vídeo, impressora, caixa de som e demais equipamentos que forem necessários.

 

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

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