Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Duchen (1983) faz um compilado de reflexões acerca das características de um fundo de arquivo, sendo por vezes nomeado como princípio de respeito aos fundos ou princípio da proveniência, ampliando a compreensão sobre a destinação daqueles arquivos que serão considerados permanentes. Com base na temática de fundo de arquivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

( ) Um fundo de arquivo pode ser definido como sendo os arquivos que são criados por ou provenientes de uma administração, estabelecimento, pessoa ou coletividade, podendo, segundo Rousseau e Couture (1998), serem classificados como fundo aberto e fundo fechado.

( ) A visão minimalista trazida nas reflexões de Duchein (1983) estão relacionadas com preocupações acerca da definição de fundo de arquivo a partir do seu posicionamento hierárquico, em que a unidade da função está situada no topo da organização, ao contrário da visão maximalista, em que o nível de competência dos fundos é muito baixo.

( ) Para evitar falhas na identificação de um fundo de arquivo, segundo Duchein (1983), é importante considerar alguns critérios essenciais, tais como: o organismo produtor deve possuir atribuições precisas e instáveis, definidas por uma lei ou regulamento; e deve-se ter um chefe responsável pelo arquivo, não necessariamente com poder de decisão, mas que seja capaz de estabelecer critérios de gerenciamento dos acervos.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282