O assessor de imprensa de uma autarquia federal está diante de uma crise institucional e precisa se posicionar. A informação a ser prestada possui relevante interesse público. Além de agir de forma transparente, o tratamento dispensado aos veículos de imprensa precisa também ser equânime.
Assim, o assessor de imprensa deve
A escolha estratégica e tática das ferramentas de comunicação em um planejamento de marketing é de suma importância. Imagine agora que é necessário apresentar um novo produto lançado por uma empresa. Desse modo, o marketing definiu as ferramentas responsáveis pela promoção e as dividiu em três grupos: principais, complementares e inovadoras. Dentre os grupos, definiu respectivamente: marketing direto, folhetos, marketing viral.
A partir dos objetivos a serem atingidos, os critérios para escolha estratégica e tática das ferramentas citadas acima devem observar:
Com o propósito de hierarquizar dados para posterior montagem de espelho de programação, foram estabelecidos quatro indexadores, elencados a seguir em ordem alfabética: editoria; lead flash; retranca; tags (5 palavras).
Quanto ao nível de detalhamento de informações, os indexadores são organizados em ordem crescente, a saber:
Se aceitarmos a hipótese de que o repórter capta realidades selecionadas na apuração do acontecimento, o texto final apresentará fragmentos do real. A objetividade e a imparcialidade são diretrizes da atividade jornalística, mas, ainda que o repórter traga o registro objetivo, o fato veiculado será uma versão do real.
De acordo com a premissa da fragmentação informativa, a notícia é:
Imagine que determinada assessoria de instituição pública brasileira resolveu veicular peças de comunicação única e exclusivamente em redes sociais. A decisão foi tomada partindo-se do pressuposto de que os usuários de mercados emergentes têm no aparelho celular sua primeira e única fonte de acesso (mobile first e mobile-only). No entanto, a proposta sofreu críticas e não foi adiante.
Daí se infere que tais críticas se justificam na medida em que:
Uma coletiva de imprensa havia sido convocada por uma associação esportiva, com o objetivo de apresentar resultados positivos em ações de marketing esportivo no ano anterior. No decorrer da prática, indagado a respeito de uma polêmica decisão, o dirigente daquela associação esportiva demonstrou desequilíbrio emocional e agiu de forma considerada rude pelos jornalistas presentes na coletiva de imprensa. Em um programa de media training, a escolha e capacitação de porta-vozes se desenvolve para que os assessorados possam compreender as demandas da imprensa e melhor interagir com jornalistas. Os requisitos básicos para que um profissional seja designado como porta-voz devem abarcar:
A Administração Pública brasileira dispõe de mecanismos para evitar abusos no uso da publicidade institucional. É a própria Constituição Federal, no artigo 37, que consagra a publicidade lado a lado com a legalidade, impessoalidade, moralidade e a eficiência. Imagine agora que um veículo institucional de comunicação, ao invés de divulgar os atos da Administração Pública de modo impessoal, promoveu o nome e a imagem de um servidor público.
Nesse caso, a linha que demarca o dever de informação e a promoção pessoal foi cruzada, pois:
A assessoria de comunicação do Ministério Público estadual decidiu emitir nota oficial a respeito de uma determinada questão. Tal decisão foi tomada para evitar desgaste da imagem institucional. O fato é que o caso repercutiu na imprensa e um posicionamento público se faz necessário.
Esse tipo de nota caracteriza-se por:
A assessoria de comunicação de um órgão público decidiu realizar cobertura especial de uma efeméride institucional. Dessa forma, será impressa uma edição com matérias concernentes ao tema central.
Na primeira página da publicação, o recurso utilizado para coordenar várias matérias de um mesmo tema e que em geral tem de 10 a 15 linhas é conhecido como:
A preparação prévia para o enfrentamento de crises é condição sine qua non para evitar danos à imagem corporativa. Dessa maneira, o gabinete de Gerência de Crise precisa se planejar a fimde rastrear possíveis problemas em todas as fases de produção de um produto, por exemplo. Isso significa que, desde a cadeia de insumos até o consumidor final, tudo será checado. Apesar disso, crises de naturezas distintas possam surgir, e é necessário saber como proceder. Nesse momento, as equipes de Gerência de Crise e Comunicação devem atuar de forma integrada, pois
Acessibilidade digital é um conceito importante no desenvolvimento de conteúdo e interfaces que possam ser utilizados por todos os usuários. No Brasil, de acordo com Censo de 2010, há aproximadamente 45 milhões de pessoas que apresentam pelo menos uma das deficiências investigadas. Portanto, ao desenvolver site para determinado órgão público, é fundamental promover recursos de acessibilidade.
Para que não existam barreiras digitais nas páginas web, recomenda-se que:
A dinâmica de produção e distribuição de release se modificou a partir do advento da Internet e das redes sociais. Tanto é que, a fim de marcar essa diferença, alguns autores passaram a classificar essa ferramenta de comunicação como old e new pressrelease. Outrora as assessorias de comunicação distribuíam releases e dependiam do interesse dos jornalistas em aproveitá-los; o mecanismo de controle de eficiência residia na confecção e análise de clipping. Atualmente o Social Media Release, ou new release, passa a conjugar elementos do old release com a dinâmica e interatividade das redes sociais; o mecanismo de controle de eficiência reside em aspectos como atitude, opinião e comportamento.
Outra mudança que diz respeito às assessorias de comunicação e aos jornalistas está no pitching, ou follow-up, pois:
Em 14 de agosto de 2018, foi promulgada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), cujo artigo primeiro estabelece: “Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos
fundamentais de liberdade e privacidade e o livre desenvolvimento da pessoa natural”. Um debate público surgiu a partir daí, pois existia, nas empresas jornalísticas, o receio de que a referida lei pudesse ser empregada para tolher a liberdade de expressão e comunicação. O movimento regulatório de proteção de dados pessoais tem o objetivo, dentre outros, de evitar abusos nos tratamentos de
dados. Contudo, há ponderações de que tal movimento não pode ser utilizado como forma de censura ou limitação do exercício da liberdade de imprensa.
Desse modo, é correto afirmar que:
Muitos acabam por confundir pesquisa de mercado com a simples aplicação de questionários junto ao público que compõe o nicho de atuação da empresa. Suponha agora que a assessoria de comunicação integrada na qual você trabalha precisa conhecer e monitorar o mercado consumidor. A pesquisa de mercado tem, dentre outros, o objetivo de, avaliar ações de marketing e satisfação dos consumidores, bem como testar produtos e estratégias.
Com o propósito de avaliar a eficiência da comunicação e percepção da qualidade do produto, temos:
Ao observarmos o jornalismo contemporâneo brasileiro, é possível distinguir categorias discursivas de, pelo menos, cinco gêneros: informativo; interpretativo; opinativo; diversional; utilitário. O último, em particular, pode ser qualificado como “jornalismo de serviço” e pode ser observado de forma recorrente na imprensa diária. Para aumentar o grau de apreensão da informação assim categorizada, certo recurso de redação pode ser empregado em textos radiofônicos factuais quando o acontecimento apresenta características “de serviço”. Dessa maneira, tendo como base os manuais de redação e estilo, é recomendado: