A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais,
julgue os itens seguintes.
Na avaliação de programas, os avaliadores formam um grupo distinto do grupo dos colaboradores.
A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.
Externalização é a conversão de parte do conhecimento tácito do indivíduo em algum tipo de conhecimento explícito, o que pode ocorrer por meio de relatos orais de fatos, por exemplo.
Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.
O aprendizado de primeira ordem diz respeito à mudança de normas, estratégias e pressupostos para que se garantam o crescimento e a sobrevivência da organização.
Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.
O acesso à educação básica de qualidade é condição necessária, mas não suficiente, para a qualificação do trabalhador. Assim, a formação geral não exclui a necessidade de formação profissional específica.
Considerando o modelo de produção toyotista e a sua influência nos
processos educativos, julgue os itens que se seguem.
O objetivo a ser atingido por meio da educação é o desenvolvimento no educando da capacidade de lidar com a incerteza, o que implica substituir a rigidez pela flexibilidade e pela rapidez, para atender, qualitativa e quantitativamente, a demandas diversas do mercado.
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.
De acordo com o conceito de polivalência, o trabalhador desempenha diferentes tarefas, mobilizando distintos conhecimentos, o que o leva a superar a parcialidade e a fragmentação típicas dos antigos sistemas de produção em massa.
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
Sob as referidas influências, instituiu-se a dualidade estrutural, com base na qual se definem os diferentes tipos de escola, a partir da classe social de origem do educando e do papel a ela destinado na divisão social e técnica do trabalho.
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
O atendimento das necessidades de mão de obra altamente capacitada verificadas no mercado de trabalho é o princípio que orienta a formação dos educandos, uma vez que, de acordo com os referidos modelos, os futuros trabalhadores devem estar aptos à execução de uma tarefa específica da etapa de produção, o que requer a aquisição, na fase escolar, de capacitações aprofundadas.
Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.
Trabalhar em equipe não é uma habilidade inata.
Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.
Para que a equipe possa desempenhar um bom trabalho, é importante que o seu líder tenha o poder de decisão, ainda que, para tomá-la, ele ouça as opiniões dos demais membros.
Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.
De acordo com o conceito de condições internas à aprendizagem, o sujeito deve dominar pré-requisitos para o alcance de aprendizagens mais complexas.
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
Habilidade diz respeito à capacidade do indivíduo de reter na memória o máximo do conhecimento adquirido.
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
A premissa do sistema just in time iniciar a produção a partir do pedido do cliente implica preocupação com o desenvolvimento de pessoas, uma vez que o foco maior desse sistema está na inversão dos processos internos de trabalho.
A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.
A combinação caracteriza-se pela conversão de algum tipo de conhecimento explícito gerado por um indivíduo com o objetivo agregá-lo ao conhecimento explícito da organização.
A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.
Ocorre internalização quando parte do conhecimento tácito de uma pessoa converte-se no conhecimento tácito de outrem, tal como ocorre na realização de atividades práticas sob a supervisão de tutores.