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Folha de respostas:

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Os empregados mais produtivos são os que mais se identificam com a cultura da empresa e com os seus objetivos, e são considerados os parceiros da empresa. Este conceito é conhecido como:

Este tipo de gráfico é utilizado como controle de resultado, do mais simples ao mais complexo, e é sempre comparativo, mensurando um resultado em função da posição, relativamente a algum padrão previamente estabelecido. Este é o conceito de que tipo de gráfico:

O princípio de  hermenêutica  constitucional  segundo  o  qual “ a uma  norma  constitucional deve  ser atribuído o sentido que lhe conceda mais ampla efetividade social”  corresponde ao:

No que se refere aos direitos e garantias individuais e coletivos previstos na Carta Constitucional, assinale a opção CORRETA:

Acerca  do  Sistema  de  Segurança  Pública  adotado  pela  Constituição  da  República  Federativa  do  Brasil, podemos afirmar:

Em se falando do Princípio da Retroatividade, é CORRETO afirmar que:

Assinale alternativa INCORRETA:

Considere as seguintes afirmações, segundo o que dispõe a Constituição Federal com relação ao financiamento da Seguridade Social, apontando aquela que está incorreta:

As teorias de Piaget e Vigotsky abordam o desenvolvimento mental do ser humano, contudo sob perspectivas diferentes. Enquanto Piaget adota um modelo biológico de desenvolvimento, Vigotsky enfatiza o modelo sociointeracionista. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Tanto na abordagem construtivista de Piaget, quanto na sociointeracionista de Vigotsky, a aprendizagem é considerada a força propulsora para o desenvolvimento intelectual da criança.

Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.

A avaliação formativa tem por objetivo informar, ao professor, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sobre a forma como conduz a disciplina e as competências do aluno em cada fase. Por meio dessa avaliação podem-se sugerir mudanças nos métodos ou nas abordagens utilizadas pelo professor.

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue os itens que se seguem.

A perspectiva progressista, sustentando as finalidades sociopolíticas da educação, define que a escola tem a função social de formar o cidadão mediante um processo de construção de conhecimento, de atitudes e de valores que o tornem um sujeito solidário, crítico, ético e participativo.

Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue os seguintes itens.

A implantação de conselhos escolares constitui uma estratégia de gestão democrática da educação pública na busca de garantir a efetiva participação das comunidades local e escolar na gestão da escola.

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue os próximos itens.

Em uma perspectiva transformadora, o planejamento deve refletir um conjunto de ações coordenadas entre si, buscando garantir o alcance de resultados certos, previsíveis e imutáveis para atender às dificuldades, problemas e potencialidades identificados no cotidiano escolar.

Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue os itens subsequentes.

Para Piaget, a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento da criança, enfatizando a ideia de que só é possível aprender quando há um nível de amadurecimento das funções cognitivas compatível com o nível da aprendizagem requerido.

O documento do MEC Indagações sobre currículos tem como principal objetivo deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, acerca da concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento em que ocorre a implementação do ensino fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da política nacional de educação infantil, é necessário retomar a reflexão com relação às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e às diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil — ação já desencadeada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientem e lhes possibilitem a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade à base nacional comum do currículo, bem como à parte diversificada, como estabelece o art. 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n.° 9.394/1996). Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

Indagações sobre currículo, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007

Considerando o texto acima como referência, julgue os itens a seguir, com relação ao currículo.

A forma de conceber a organização curricular em detrimento às necessidades de mercado rompe com a visão pragmatista, utilitarista, parcializada e segmentada do conhecimento.

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