Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 295876 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As ações na área de conservação de energia podem ter resultados que não realizem o potencial disponível. Esse resultado pode ser fruto da existência de barreiras à implementação dessas ações. Em uma situação hipotética, o engenheiro projetista de uma determinada planta, sendo responsável pela proposição de medidas para conservação de energia, deparou-se com algumas das barreiras mencionadas, descritas a seguir. • Na região de localização da planta não havia disponibilidade de equipamentos eficientes a um custo viável. • Os juros para o financiamento de equipamentos eficientes eram elevados • A substituição sistemática de equipamentos considerando-se apenas o custo de substituição, desprezando a informação dos ciclos de vida. A classificação correta dessas barreiras é, respectivamente:

Em um processo fabril composto de dois estágios, observa-se que a energia térmica liberada pelo primeiro estágio é utilizada no processo do segundo.Um engenheiro, a fim de diminuir o consumo total de energia da fábrica, utiliza essa mesma energia térmica para gerar energia elétrica por meio de um processo de cogeração.Com essa solução,a planta industrial:

A Central Termelétrica a Ciclo Combinado, cujos gases obtidos na combustão transferem calor diretamente à Turbina a Vapor antes de se expandir na Turbina a Gás, caracteriza a configuração de uma Central:

Para um determinado processo térmico, usa-se uma resistência para elevar em 25 o C a temperatura de 20 litros de água em 15 min. O equipamento é alimentado por uma rede monofásica de 100 V (eficazes). Sabe-se que:• o calor específico da água é 1 cal/g o C;• a densidade da água é 1kg/l; • 1 cal ≈4,2 J. O valor aproximado da resistência, em kΩ ,que deverá ser usada para realizar este processo é:

Em uma instalação elétrica de baixa tensão, um dos es- quemas de aterramento permitidos é o TN. Sabe-se que esse esquema possui algumas variações, sendo uma de- las o TN-C,no qual há:

Para os diferentes tipos de motores são concebidos dife- rentes métodos de controle de velocidade, de forma que o uso do(a):

A figura acima apresenta a curva de carga de um consumi- dor industrial em função do tempo. A demanda, em kW, para o intervalo de 10 minutos vale:

A figura acima apresenta um gráfico que relaciona o conjugado e a velocidade no acionamento de um motor. Nele são apresentadas duas curvas.: a curva CR, caracterizando o conjugado da carga mecânica ligada ao motor e a curva CM, como sendo o conjugado disponível no motor. Analisando o gráfico, conclui-se que se trata de um acionamento;

Se reescrevêssemos aquele código, procedure Calcula_valor ,da seguinte forma:

Imagem 003.jpg

Executando-se este código com A_num:= 6 e B_num:=3, o resultado seria

Considerando as disposições da Lei de Licitações, assinale a alternativa que contenha corretamente o nome de cada definição apresentada nos itens abaixo:

I - É toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.
II - Toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais. 6
III - É quando se ajusta mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.
IV - É o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações do estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter alguns elementos definidos pela lei de licitações.

Segundo a Lei dos Servidores Públicos, constituem indenizações ao servidor, exceto:

Instrução: as questões a seguir referem-se à redação de correspondência oficial.

O aviso>/b> pode ser uma comunicação

I. direta.
II. indireta.
III. unidirecional.
IV. multidirecional.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

A República Federativa do Brasil, conforme a Constituição Federal, rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios, exceto:

O domínio e ampliação das habilidades de leitura e escrita é muito importante na Educação básica. Os professores precisam desenvolver metodologias de ensino que auxiliem o pleno domínio e desenvolvimento dessas habilidades pelo estudante. Ao remetermos as funções sociais da escrita e da leitura, estão principalmente envolvidas idéias referentes à:

A educação tem uma função social muito importante na sociedade, especialmente no que se refere ao mundo do trabalho e ao universo da tecnologia. Nesta perspectiva, conforme a concepção crítico-social, a educação deve ter como objetivo: