Em determinada obra, na qual foi adotada uma solução
estrutural em concreto protendido, o engenheiro responsável pela
sua execução decidiu convidar estudantes de engenharia para
acompanhar a operação de protensão dos cabos de aço e
concretagem das peças bem próximo ao local desses serviços, para
que a experiência retratasse o cotidiano do engenheiro em uma
obra. Para acessar o pavimento onde o serviço seria executado e
não atrasar o cronograma de execução, o engenheiro autorizou, em
caráter excepcional, a subida dos alunos pelo elevador de
passageiros junto com parte do material da obra. Durante a
protensão, um dos cabos se rompeu e feriu gravemente um aluno,
que estava posicionado atrás do macaco utilizado na operação.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.
Independentemente de as pessoas estarem corretamente
posicionadas durante a protensão dos cabos de aço, a área
deveria ser sinalizada.
Durante a concretagem da laje do quarto andar de um
edifício que terá dez andares, um funcionário ficou gravemente
ferido ao cair da laje do segundo andar quando realizava inspeção
nas fôrmas das vigas próximas à borda da edificação. Um
engenheiro de segurança do trabalho foi nomeado para emitir um
laudo pericial sobre as causas do acidente. No laudo, constou que
o funcionário não usava cinto de segurança e que, apesar de existir
a plataforma principal de proteção, não havia tela de proteção.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
Apesar de a situação hipotética em apreço tratar de obra de
edificação, o engenheiro nomeado deveria ser habilitado em
segurança do trabalho para ser o responsável técnico pela
realização da perícia.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(Lei n.º 9.394/1996), em seu art. 14, determina que os sistemas
de ensino definam normas de gestão democrática do ensino
público da educação básica mediante as orientações políticas
nacionais. Para que essas sejam efetivadas, deverá ser
respeitado o princípio da responsabilidade, o qual indica a
exclusiva participação do corpo técnico na elaboração do
projeto político-pedagógico.
Julgue os itens a seguir, acerca da educação corporativa.
Segundo a teoria do capital intelectual, quanto maior a
escolaridade do indivíduo, maiores serão suas chances de
aumento de renda.
Julgue os itens seguintes, relativos à aprendizagem organizacional e ao desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes.
Nas últimas décadas, o conceito de qualificação sofreu
mudanças, as quais o aproximaram de competência, e uma
delas é a valorização dos conhecimentos formais certificados
por diplomas em detrimento dos saberes tácitos e sociais.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
O planejamento compreende um processo de organização e de
estruturação de ações intencionais para atingir os objetivos
estabelecidos sobre a realidade.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
A escola tecnicista valoriza as técnicas de ensino e concebe o
professor e o aluno como cumpridores de tarefas.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
O modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento
no trabalho (IMPACT) propõe e apresenta instrumentos para
a mensuração da aprendizagem no contexto organizacional.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
O marco lógico, adotado como ferramenta de planejamento e
avaliação, serve para medir as relações entre as ações de
TD&E e os resultados pretendidos em termos de desempenhos
individuais, organizacionais e de grupos e equipes de trabalho.
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
É necessário configurar, na criação de um curso no Moodle, o
formato, que se refere à organização dos conteúdos no
ambiente virtual de aprendizagem.
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.
A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em
educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão
do atendimento, por este, das necessidades de todas as
disciplinas de forma individual.
No que se refere à construção coletiva e à gestão do conhecimento nas organizações, julgue os itens a seguir.
A gestão do conhecimento impulsiona o processo de
transformação e de desenvolvimento organizacional.
No que se refere à construção coletiva e à gestão do conhecimento nas organizações, julgue os itens a seguir.
A competência de uma organização em reproduzir novos
métodos e processos de outras organizações —
disseminando-os e incorporando-os em suas diversas instâncias
organizacionais — é entendida como construção do
conhecimento organizacional.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A interação entre pessoas e o uso de tecnologias, a serviço da
construção coletiva de conhecimento, facilitam os processos de
conhecimento da organização, mas requerem atenção do gestor
pela possibilidade de manipulação de dados organizacionais.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
No contexto da ação social, dispensa-se a realização de
planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos
estabelecidos, pois estes serão determinados em função das
ações ocorridas na realidade em que se deseja intervir.