Em 1990, as emissões de carbono na atmosfera foram de
6 bilhões de toneladas. Nesse ano, a Terra tinha a capacidade de
absorver, nos ecossistemas terrestres e marinhos (sumidouros), 3
bilhões de toneladas de carbono. Em 2008, as emissões de
carbono chegaram a 9 bilhões de toneladas.
Com base nos dados acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Para interromper o crescimento de CO2 na atmosfera,
deveríamos dividir por 3 as atuais emissões de CO2.
II. No curto prazo, o aumento da quantidade de CO2na
atmosfera favorece o aumento do crescimento das plantas.
III. O aumento da temperatura ambiente aumenta a capacidade
de absorção de CO2 pelos ecossistemas marinhos.
Assinale:
Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,
analisando os seguintes resultados de seus alunos na última
edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os
professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de
uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de
toda uma etapa de ensino.
II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas
avaliações em larga escala é o de estimular o maior
comprometimento das escolas e das redes com a melhora
dos indicadores escolares.
III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão
relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos
parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
Em “As geografias oficial e invisível do Brasil: algumas
referências”, Rafael S. Anjos critica a forma como o Estado
brasileiro contemporâneo tem conduzido a política cartográfica e
geográfica no país.
Com relação à forma como o Estado brasileiro tem conduzido a
política cartográfica e geográfica, analise as afirmativas a seguir.
I. Revela uma fragmentação institucional e diferentes
prioridades de ação.
II. Fortalece os conflitos operacionais e de atribuições.
III. Causa um dano irreparável à gestão eficaz do território
nacional.
Está correto o que se afirma em
“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição
azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas
brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual
elas transicionam para diferentes domínios situados a oeste e ao
sul do grande contínuo norte-sul das chamadas matas atlânticas.
A identificação pioneira das faixas de transição e contato
existentes entre os diferentes domínios de natureza no Brasil
deveu-se a uma iniciativa terminológica, intuitiva e pragmática
popular nordestina.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil.
Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Desde tempos imemoriais, reconheceu-se a faixa de transição e
contato entre a Zona da Mata nordestina e os sertões secos com
o termo
Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates
sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em
um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as
diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento
científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é
apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas
que representam diferentes posições filosóficas.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de
diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na
ciência geográfica em meados do século XX.
Em seu trabalho Espaço: um conceito-chave da Geografia,
Roberto Lobato Corrêa apresenta fragmentos de obras de
geógrafos, que de diferentes correntes do pensamento
geográfico.
Fragmento 1
“... o espaço organizado pelo homem é como as demais
estruturas sociais, uma estrutura subordinada-subordinante. E
como as outras instâncias, o espaço, embora submetido à lei da
totalidade, dispõe de uma certa autonomia”.
Fragmento 2
“O espaço mítico é também uma resposta do sentimento e da
imaginação às necessidades humanas fundamentais. Difere dos
espaços concebidos pragmática e cientificamente no sentido que
ignora a lógica da exclusão e da contradição”.
No fragmento 1, o espaço, para o geógrafo, é um fator social e
não apenas um reflexo social. No fragmento 2, o geógrafo
enfatiza os sentimentos espaciais e as ideias de um grupo ou
povo sobre o espaço a partir da experiência.
Os fragmentos 1 e 2 foram escritos, respectivamente, por
“O período técnico-científico que caracteriza a produção e o
consumo de bens e serviços na atualidade tem como um dos
grandes veículos de sua afirmação histórica as empresas
transnacionais. A internacionalização das grandes companhias
conseguiu estender as suas redes de atuação por todo o mundo,
utilizando a mão de obra mais barata dos países
subdesenvolvidos e atingindo a elevação das taxas de lucro, de
uma forma que não era mais possível quando atuavam apenas
nos mercados centrais. A capilaridade das empresas
transnacionais as tornou parceiras necessárias e, ao mesmo
tempo, ameaçadoras dos Estados nacionais.”
(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem.
Editora Edusp. São Paulo, 2007)
Assinale a opção que indica um dos objetivos que levou as
empresas transnacionais a atuarem nos países subdesenvolvidos,
entre as décadas de 1960 e 1970
“A globalização tende a desenraizar as coisas, as gentes e as
ideias.”
(IANNI, Octávio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1992)
“Por desencaixe me refiro ao deslocamento das relações sociais
de contextos locais de interação e sua reestruturação por meio de
extensões indefinidas de tempo-espaço.”
(GIDDENS, Anthony. As consequências da Modernidade.
São Paulo: Ed. UNESP, 1991)
“À medida que o espaço parece encolher em uma “aldeia global”
de telecomunicações e em uma “espaçonave terra” de
interdependências ecológicas e econômicas [...], e que os
horizontes temporais se reduzem a um ponto em que só existe o
presente [...], temos de aprender a lidar com um avassalador
sentido de compressão dos nossos mundos espacial e temporal.”
(HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1994)
A pesquisadora Lana de Souza Cavalcanti, em seu trabalho
Geografia, Escola e Construção de Conhecimento, apresenta a
ideia que subjaz às interpretações dos autores dos fragmentos
acima transcritos.
Com relação à ideia apresentada pela pesquisadora, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Vivenciamos um espaço fluido, não-localizável
mecanicamente, e um tempo irreversível, imprevisível e
simultâneo.
( ) Experimentamos um mundo onde a desconexão entre espaço
e tempo cria novas bases de percepção e de explicação da
realidade.
( ) Realizamos práticas sociais em um mundo em que o tempo
único é responsável pela compressão do espaço.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir

A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os
estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de
avisos. Esta questão é problematizada no documento
“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por
Fernandes e Freitas para o MEC.
De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos
procurando suas notas em um quadro de aviso, quase
sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los
sobre sua situação escolar.
( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das
notas e médias, está relacionada à exposição do estudante
em seu ambiente social.
( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os
alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima
valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com
que o estudante sinta-se desprestigiado.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir:

A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o
ensino será ministrado.
A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:
O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização. O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola
A professora Nilma Gomes considera que a obrigatoriedade do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nos currículos das escolas da educação básica é um caminho para práticas de “descolonização dos currículos”. A respeito dessas práticas, conforme a autora, assinale a afirmativa incorreta.
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede regular de ensino do município de São Paulo fizeram, no ano passado, os testes da Prova Brasil. Sobre a Prova Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Prova Brasil, que ocorre a cada dois anos, foi idealizada para produzir informações a respeito do ensino oferecido por município e escola, com o objetivo de estabelecer ações pedagógicas e administrativas capazes de melhorar a qualidade do ensino. ( ) A Prova Brasil, a partir de 2009, é aplicada em todas as escolas, urbanas ou rurais, que tenham o número mínimo de 20 alunos nas séries avaliadas. ( ) Os resultados da Prova Brasil servem de referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino até 2021. As afirmativas são, respectivamente,
Em uma aula de Ciências, o professor escreveu no quadro a
seguinte frase:
Preguiças que se alimentam de folhas de embaúbas apresentam
pulgas que, por sua vez são parasitadas por protozoários.
Abaixo da frase, desenhou as três pirâmides ecológicas a seguir,
simbolicamente relacionadas à cadeia alimentar incluída na frase,

Seus alunos, após compararem as pirâmides com a cadeia
alimentar contida na frase, chegaram às seguintes conclusões:
I. a pirâmide 1 corresponde à pirâmide de biomassa;
II. a pirâmide 2 corresponde à pirâmide de números; e
III. a pirâmide 3 não tem correspondência com os seres da
cadeia.
Está correto o que se afirma em
No laboratório de Ciências o professor colocou 3 mL de água oxigenada (H2O2) em um tubo de ensaio, acrescentou uma pitada de um catalisador (MnO2 ) e, imediatamente, ocorreu uma efervescência, característica da liberação de um gás. Para testar o gás liberado, o professor introduziu um barbante em brasa dentro do tubo e a brasa inflamou. A repetição do experimento com água pura, em vez de água oxigenada, não teve o mesmo resultado, isto é, a brasa ficou mais fraca e não se inflamou. O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o gás liberado era