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Leia a tirinha de Marco Merlin. 

De acordo com conhecimentos sobre a biologia das duas plantas apresentadas na tirinha,

   Foi durante uma onda de calor em Sydney, na Austrália, que a meteorologista paraibana Micheline Coelho sentiu na pele um dos impactos mais sutis, mas nem por isso menos importante, dos extremos meteorológicos causados pela mudança do clima. Naquele dia de janeiro de 2020, os termômetros chegaram a quase 49 ºC à sombra. “O mal-estar foi instantâneo”, lembra a pesquisadora. “Fatores como baixa umidade do ar e altas temperaturas provocam alterações no metabolismo no corpo humano, interferindo nas funções cardiovascular e renal e no controle da pressão arterial, assim como nos níveis plasmáticos de hormônios como o cortisol e o hormônio tireoideano”, explica Coelho.
   Sabe-se que a temperatura média global subiu 1,1 ºC desde o final do século XIX e que eventos extremos, como grandes estiagens, inundações bruscas e deslizamentos de terra, devem tornar-se mais frequentes nas próximas décadas. Mas, pelo menos no que diz respeito ao calor, as consequências já são realidade, de acordo com os resultados. “Nossa pesquisa mostra que as mudanças climáticas já provocam graves efeitos sobre a saúde, sobretudo em áreas urbanas”, ressalta Coelho.
 
Internet: <https://revistapesquisa.fapesp.br> (com adaptações). 

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.

Como as plantas realizam a fotossíntese, essencial para a absorção de gás carbônico atmosférico, as consequências das mudanças do clima, como o calor, são mais intensas nas áreas urbanas, porque há menos áreas arborizadas dentro das cidades, em comparação com as áreas rurais.

Seres autotróficos, como plantas, alguns protistas e cianobactérias, realizam a atividade fotossintética, que é essencial para a manutenção da vida na Terra. Além de formarem grande parte das cadeias alimentares, eles ainda são responsáveis pela liberação do oxigênio no ambiente. O processo da fotossíntese requer a presença da clorofila e de outros pigmentos, envolve uma série de reações químicas que ocorrem em diversos momentos e locais diferenciados e é dividido em duas etapas. Em relação às etapas fotossintéticas, justifica-se afirmar que

Na etapa química da fotossíntese ocorre:

O processo de respiração celular ocorre nas mitocôndrias e é responsável por extrair energia dos alimentos. O principal fenômeno responsável por transformar energia do meio ambiente e captura-la nos alimentos é:

Em relação à fotossíntese, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) Na primeira etapa da fotossíntese ocorrem reações fotodependentes que convertem energia luminosa em energia química, formando ADP a partir de ATP.

( ) Durante a segunda etapa da fotossíntese acontecem as reações bioquímicas que ocorrem nas membranas dos tilacóides.

( ) A transferência de elétrons do fotossistema I para o fotossistema II é realizada por uma cadeia transportadora de elétrons.

( ) A reação inicial no ciclo de Calvin, catalisada pela enzima rubisco, adiciona o CO2 a um composto de cinco carbonos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A respeito do processo de fotossíntese, julgue o item subsequente.

Durante a fotossíntese ocorre a produção de carboidratos como a glicose.

A Fotossíntese é um processo bioquímico realizado pelos vegetais clorofilados, no qual sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido. É função da clorofila:

Dois tipos de reação à luz participam na fotossíntese em vegetais verdes. O fotossistema I gera poder redutor na forma de NADPH. O fotossistema II transfere os elétrons da água a uma quinona e, concomitantemente, desprende oxigênio.

Em relação à fotossíntese, é CORRETO afirmar:

A respeito do processo de fotossíntese, julgue o item subsequente.

Fotossíntese é o processo pelo qual as plantas, durante o dia, convertem CO2 em O2.

Em uma aula de laboratório, um grupo de alunos realizou um experimento relacionado à atividade fotossintética dos vegetais. Para isso eles colocaram, em dois recipientes iguais, nos quais havia uma solução aquosa de NaHC03 (bicarbonato de sódio), uma planta aquática submersa, chamada de Elódea. As condições abióticas nos dois recipientes eram as mesmas, exceto pelo fato de que um dos recipientes foi iluminado com luz verde e o outro com luz vermelha. Os alunos avaliaram a taxa fotossintética pelo número de "bolhas" que estavam sendo liberadas nas duas preparações.


Os alunos observaram que houve uma maior liberação de bolhas, na preparação submetida à luz:

A fotossíntese é caracterizada por uma série de reações que as plantas realizam para produção de energia necessária para sua sobrevivência. Entre esses processos ocorre a fotofosforilação. Assinale a alternativa que defina corretamente a fotofosforilação.

Um grupo de cientistas, desejando estudar como o dióxido de carbono (C02) afeta os oceanos e pode interferir negativamente na biodiversidade marinha, prejudicando cadeias alimentares desses ecossistemas, coletaram amostras das algas Emiliana huxleyi, que foram isoladas em laboratório. Essas algas foram cultivadas e submetidas a experimentos que simulavam as condições futuras dos oceanos. Um dos parâmetros avaliados foi a concentração do pH das águas, causada pelo aumento das emissões de dióxido de carbono (C02) devido à ação humana. O C02, em contato com a água, reage formando o ácido carbônico (H2C03), diminuindo o pH das águas oceânicas. Os cientistas também estudaram os efeitos da diminuição de nutrientes no crescimento e no desenvolvimento do fitoplâncton. A mudança no pH da água e a limitação de nutrientes afetam a formação das placas de carbonato de cálcio. Os cientistas também verificaram que, quando foi simulado o aumento das emissões, o efeito relativo do C02 no desenvolvimento do fitoplâncton foi o mesmo com nutrientes suficientes ou limitados.

Adaptado de “https://goo.gi/DemlkG" -Acesso em 14 de maio de 2017

Assim, é possível supor que o aumento da concentração de:

Para testar a hipótese de que, durante a fotossíntese as plantas

absorvem CO2 modificando a composição química do ambiente, o

professor poderia utilizar a água de um aquário à qual foi

adicionado CO2.

Quantidades iguais dessa água com CO2

foram colocadas em

frascos iguais, conforme a relação a seguir:

Após algumas horas, depois do experimento ter sido montado,

para verificar a quantidade relativa de CO2

, adiciona-se 5 mL de

água de cal incolor a cada frasco.

Para testar a hipótese, o experimento deveria conter

Provas: UFMG - 2016 - UFMG - Biólogo
Disciplina:

Biologia

- Assuntos: Fotossíntese

Em relação aos organismos fotossintéticos é CORRETO afirmar: