Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso SME - SP – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 541 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Según la gramática de Matte Bon (2005/I, p. 257): “Existe un número consistente de verbos y expresiones que se refieren a sensaciones, reacciones físicas o emotivas, etc. que experimenta un sujeto, en las que el sujeto que las vive / sufre (es decir: el sujeto al que se aplican) va en una forma de pronombre indirecto – y el verbo no concuerda con él, sino con lo que provoca la reacción o la sensación.” Si se toma en cuenta que el verbo gustar forma parte de esa categoría verbal presentada por Matte Bon y si se observa su uso en el verso “Me gustas cuando callas porque estás como ausente”, del poema de Neruda, señale V para la afirmativa verdadera y F para la falsa, respecto a los análisis didácticos enumerados abajo: ( ) La formulación “Me gustas” – con el verbo conjugado en 2ª persona de singular – es una forma popular considerada un error respecto a la gramática culta de la lengua y no se le debe llevar a la sala de clase. ( ) En la construcción “Me gustas cuando callas” se puede identificar que el sujeto de la expresión emotiva del texto está representado gramaticalmente por el pronombre complemento indirecto de 1ª persona de singular, mientras el verbo gustar concuerda en la 2ª persona de singular con el elemento responsable por la sensación experimentada por el yo lírico. ( ) El verso de Neruda es una interesante muestra de que el verbo gustar en español puede conjugarse en cualquier persona y número dependiendo de los elementos que ocupan las posiciones sintácticas de sujeto y complemento, en general distintas en comparación al portugués. Las afirmativas son, respectivamente,

Se puede aprovechar didácticamente el enunciado “Cambia tu vida, cambiás tu auto” para trabajar elementos lingüísticodiscursivos fundamentales a la comprensión textual. A continuación, señale la única alternativa correcta respecto al análisis del lema de la campaña.

Leia a manchete a seguir.


Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

Analise a tira a seguir


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

Leia o fragmento a seguir. “A Química como ciência tem um campo de sentidos histórico, cultural e discursivamente construído. Segundo Candela (1995), os estudos etnográficos que vêm sendo realizados pelos pesquisadores em Sociologia do Conhecimento Científico têm considerado que, para os cientistas, a ciência realiza-se nas práticas discursivas cotidianas e é uma reflexão e um debate sobre alternativas explicativas.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Entendendo a ciência como discurso, segundo Machado, é possível considerar que
I. a ciência é uma construção social que envolve versões diferentes sobre os temas abordados.
II. a linguagem científica pode possibilitar aos sujeitos uma maneira de pensar/falar sobre o mundo.
III. a linguagem científica possui características próprias como forma de registrar e ampliar o conhecimento científico.
Está correto o que se afirma em

No estudo de Termoquímica, o professor propôs uma experiência para determinação do calor de combustão do álcool etílico (etanol).
O procedimento experimental e as anotações de um grupo de alunos estão apresentados a seguir:
I. preparar a lamparina colocando uma quantidade suficiente de álcool etílico para que a combustão possa ser realizada. II. determinar a massa do sistema “álcool-lamparina” (mi) e anotar no caderno. Valor anotado mi= 180,0 g;
III. determinar a massa do erlenmeyer (me) vazio e anotar no caderno. Valor anotado me = 200,0 g;
IV. medir 100 mL de água, que correspondem a 100 g, em uma proveta e transferir para o erlenmeyer. Envolver as paredes do erlenmeyer com jornal e prender com fita crepe. Colocar em um suporte;
V. medir a temperatura da água (Ti) e anotar o valor. Valor anotado Ti = 25°C;
VI. acender a lamparina e aquecer a água do erlenmeyer, durante 5 minutos. Após esse tempo, apagar a lamparina e medir a temperatura da água (Tf) e anotar o valor. Valor anotado Tf = 40°C;
VII. Medir, após algum tempo, a massa do sistema “álcool-lamparina”(mf) após a combustão. Valor anotado mf = 160,0 g.
Utilizando os dados anotados e a constante 1,0 cal.g–1.°C–1 como calor específico da água e a constante 0,2 cal.g–1.°C–1 como calor específico do vidro, os alunos devem chegar a um valor para o calor de combustão do álcool, em cal.g–1, de

Leia o fragmento a seguir. “De acordo com a perspectiva _____, a aula de química é um espaço de _____ do pensamento químico e de (re)elaboração de _____.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Com relação às estratégias de ação propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para as aulas de Química no Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir. I. A seleção e a organização de temas, conteúdos e habilidades, parte essencial dos processos de ensino e aprendizagem, são suficientes para alcançar as metas almejadas de formação e desenvolvimento de competências.
II. As atividades experimentais merecem especial atenção e tem como finalidade específica confirmar as ideias apresentadas anteriormente pelo professor.
III. O uso do computador no ensino é particularmente importante nos dias de hoje, mas a confiabilidade das fontes de informações deve ser objeto de atenção do professor.
Assinale:

Um dos critérios que pode ser utilizado para classificar águas naturais é o de dureza, propriedade que resulta da dissolução de minerais do solo e das rochas ou do aporte de resíduos industriais.
A classificação de águas naturais, de acordo com a dureza, é expressa em função da concentração de

As substâncias húmicas presentes nos solos, nos sedimentos e nas águas naturais são formas importantes de distribuição da matéria orgânica na Terra.
O controle das propriedades físicas e químicas dos vários ambientes naturais está relacionado à presença dessas substâncias.
Assinale a opção que apresenta propriedades das substâncias húmicas.

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,

analisando os seguintes resultados de seus alunos na última

edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I.Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os

professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de

uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de

toda uma etapa de ensino.

II.Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas

avaliações em larga escala é o de estimular o maior

comprometimento das escolas e das redes com a melhora

dos indicadores escolares.

III.As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão

relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos

parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em

Observe a imagem a seguir.


Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

Observe o gráfico a seguir:


Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.

I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para

traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e

redes estaduais e municipais.

II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um

maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria

dos indicadores educacionais.

III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da

aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova

Brasil.

Está correto o que se afirma em

Observe a imagem a seguir.


O cartaz refere-se à

O desenvolvimento de uma ciência da sociedade está relacionado à descoberta das relações entre homem, natureza e sociedade. Os filósofos iluministas contribuem para esse processo na medida em que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282