Según la gramática de Matte Bon (2005/I, p. 257): “Existe un número consistente de verbos y expresiones que se refieren a sensaciones, reacciones físicas o emotivas, etc. que experimenta un sujeto, en las que el sujeto que las vive / sufre (es decir: el sujeto al que se aplican) va en una forma de pronombre indirecto – y el verbo no concuerda con él, sino con lo que provoca la reacción o la sensación.” Si se toma en cuenta que el verbo gustar forma parte de esa categoría verbal presentada por Matte Bon y si se observa su uso en el verso “Me gustas cuando callas porque estás como ausente”, del poema de Neruda, señale V para la afirmativa verdadera y F para la falsa, respecto a los análisis didácticos enumerados abajo: ( ) La formulación “Me gustas” – con el verbo conjugado en 2ª persona de singular – es una forma popular considerada un error respecto a la gramática culta de la lengua y no se le debe llevar a la sala de clase. ( ) En la construcción “Me gustas cuando callas” se puede identificar que el sujeto de la expresión emotiva del texto está representado gramaticalmente por el pronombre complemento indirecto de 1ª persona de singular, mientras el verbo gustar concuerda en la 2ª persona de singular con el elemento responsable por la sensación experimentada por el yo lírico. ( ) El verso de Neruda es una interesante muestra de que el verbo gustar en español puede conjugarse en cualquier persona y número dependiendo de los elementos que ocupan las posiciones sintácticas de sujeto y complemento, en general distintas en comparación al portugués. Las afirmativas son, respectivamente,
Se puede aprovechar didácticamente el enunciado “Cambia tu vida, cambiás tu auto” para trabajar elementos lingüísticodiscursivos fundamentales a la comprensión textual. A continuación, señale la única alternativa correcta respecto al análisis del lema de la campaña.
Leia a manchete a seguir.

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.
Leia o fragmento a seguir.
“A Química como ciência tem um campo de sentidos histórico,
cultural e discursivamente construído. Segundo Candela (1995),
os estudos etnográficos que vêm sendo realizados pelos
pesquisadores em Sociologia do Conhecimento Científico têm
considerado que, para os cientistas, a ciência realiza-se nas
práticas discursivas cotidianas e é uma reflexão e um debate
sobre alternativas explicativas.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento.
Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Entendendo a ciência como discurso, segundo Machado, é
possível considerar que
I. a ciência é uma construção social que envolve versões
diferentes sobre os temas abordados.
II. a linguagem científica pode possibilitar aos sujeitos uma
maneira de pensar/falar sobre o mundo.
III. a linguagem científica possui características próprias como
forma de registrar e ampliar o conhecimento científico.
Está correto o que se afirma em
No estudo de Termoquímica, o professor propôs uma experiência
para determinação do calor de combustão do álcool etílico
(etanol).
O procedimento experimental e as anotações de um grupo de
alunos estão apresentados a seguir:
I. preparar a lamparina colocando uma quantidade suficiente
de álcool etílico para que a combustão possa ser realizada.
II. determinar a massa do sistema “álcool-lamparina” (mi) e
anotar no caderno. Valor anotado mi= 180,0 g;
III. determinar a massa do erlenmeyer (me) vazio e anotar no
caderno. Valor anotado me = 200,0 g;
IV. medir 100 mL de água, que correspondem a 100 g, em uma
proveta e transferir para o erlenmeyer. Envolver as paredes
do erlenmeyer com jornal e prender com fita crepe. Colocar
em um suporte;
V. medir a temperatura da água (Ti) e anotar o valor.
Valor anotado Ti = 25°C;
VI. acender a lamparina e aquecer a água do erlenmeyer,
durante 5 minutos. Após esse tempo, apagar a lamparina e
medir a temperatura da água (Tf) e anotar o valor. Valor
anotado Tf = 40°C;
VII. Medir, após algum tempo, a massa do sistema
“álcool-lamparina”(mf) após a combustão. Valor anotado
mf = 160,0 g.
Utilizando os dados anotados e a constante 1,0 cal.g–1.°C–1 como
calor específico da água e a constante 0,2 cal.g–1.°C–1 como calor
específico do vidro, os alunos devem chegar a um valor para o
calor de combustão do álcool, em cal.g–1, de
Leia o fragmento a seguir.
“De acordo com a perspectiva _____, a aula de química é um
espaço de _____ do pensamento químico e de (re)elaboração de
_____.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
Com relação às estratégias de ação propostas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais para as aulas de Química no Ensino Médio,
analise as afirmativas a seguir.
I. A seleção e a organização de temas, conteúdos e habilidades,
parte essencial dos processos de ensino e aprendizagem, são
suficientes para alcançar as metas almejadas de formação e
desenvolvimento de competências.
II. As atividades experimentais merecem especial atenção e tem
como finalidade específica confirmar as ideias apresentadas
anteriormente pelo professor.
III. O uso do computador no ensino é particularmente
importante nos dias de hoje, mas a confiabilidade das fontes
de informações deve ser objeto de atenção do professor.
Assinale:
Um dos critérios que pode ser utilizado para classificar águas
naturais é o de dureza, propriedade que resulta da dissolução de
minerais do solo e das rochas ou do aporte de resíduos
industriais.
A classificação de águas naturais, de acordo com a dureza, é
expressa em função da concentração de
As substâncias húmicas presentes nos solos, nos sedimentos e
nas águas naturais são formas importantes de distribuição da
matéria orgânica na Terra.
O controle das propriedades físicas e químicas dos vários
ambientes naturais está relacionado à presença dessas
substâncias.
Assinale a opção que apresenta propriedades das substâncias
húmicas.
Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,
analisando os seguintes resultados de seus alunos na última
edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I.Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os
professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de
uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de
toda uma etapa de ensino.
II.Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas
avaliações em larga escala é o de estimular o maior
comprometimento das escolas e das redes com a melhora
dos indicadores escolares.
III.As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão
relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos
parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
Observe a imagem a seguir.

Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.
Observe o gráfico a seguir:

Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.
I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para
traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e
redes estaduais e municipais.
II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um
maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria
dos indicadores educacionais.
III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da
aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova
Brasil.
Está correto o que se afirma em
Observe a imagem a seguir.

O cartaz refere-se à
O desenvolvimento de uma ciência da sociedade está relacionado à descoberta das relações entre homem, natureza e sociedade. Os filósofos iluministas contribuem para esse processo na medida em que