Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como
campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história
humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos
sociais.
( ) A percepção da história humana como produto imanente da
ação dos fenômenos sociais.
( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes
a um processo dotado de uma ordenação específica.
As afirmativas são, respectivamente,
Karl Marx definiu a sociedade moderna como “capitalista” e
buscou explicar seus mecanismos de funcionamento examinando
a realidade em sua mudança constante. A esse respeito afirmou:
“(...) provoca a cólera e o açoite da burguesia e de seus portavozes
doutrinários, porque no entendimento e na explicação
positiva daquilo que existe, abriga também o entendimento de
sua negação, de sua morte inelutável”.
Esse trecho se refere ao conceito marxiano de
Analise os fragmentos a seguir.
“Amigos, aí é que está: - o sujeito que quiser conhecer o Brasil
terá que olhar o escrete. Não há nada mais Brasil do que Pelé. E
repito: - todo o Brasil estava no goal que Pelé marcou, de
cacetada, contra o País de Gales. Também a desgraça venta no
futebol. Pior do que Canudos foi a vergonha épica de 50. No
Maracanã inaugurado, o uruguaio Obdulio Varela venceu, no
palavrão, o escrete e toda a nação.”
(Nelson Rodrigues. O Brasil em campo.
Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 14)
“Evidentemente, existe “verdade” na literatura, mas é a verdade
da literatura – da mesma forma que existe uma verdade da
ciência, embora ela só possa ser a verdade da ciência. Em ambos
os casos, as verdades de que estamos falando afirmam seu valor
de verdade porque seguiram fielmente o código de procedimento
prescrito. Não é uma questão de marcar pontos na mesma liga
dos que se dedicam à busca da verdade, mas de competir em
diferentes ligas para ganhar diferentes troféus. Em última
instância, é a compreensão que cada um tem da vocação
sociológica que determina sua escolha, e não a superioridade
intrínseca de rivais e competidores na mesma corrida e na mesma
pista.”
(Zygmunt Bauman. Para que serve a sociologia?
Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 30-31)
Com base nos trechos citados, sobre o uso sociológico da
metáfora literária do Brasil como país do futebol, analise as
afirmativas a seguir.
I. Tanto a sociologia quanto a literatura interpretam o futebol
como fenômeno social, capaz de gerar identidade e mobilizar
sentimentos e ações coletivas.
II. Para a literatura e a sociologia, na sociedade brasileira o
futebol extrapola a dimensão esportiva e está associado ao
imaginário coletivo.
III. Literatura e sociologia se aproximam na tentativa de explicar
a realidade social captando aspectos materiais e simbólicos
do cotidiano.
Está correto o que se afirma em
As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo, à exceção de uma. Assinale-a.
Maria da Vila Matilde
(Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde!)
Cadê meu celular?
Eu vou ligar prum oito zero
Vou entregar teu nome
E explicar meu endereço
Aqui você não entra mais
Eu digo que não te conheço
E jogo água fervendo
Se você se aventurar (...)
E quando o samango chegar
Eu mostro o roxo no meu braço
Entrego teu baralho
Teu bloco de pule
Teu dado chumbado
Ponho água no bule
Passo e ofereço um cafezim
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim (...)
Mão, cheia de dedo
Dedo, cheio de unha suja
E pra cima de mim? Pra cima de muá? Jamé, mané!
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim.
(Samba-de-breque com arranjo distorcido gravado
por Elza Soares [A Mulher do Fim do Mundo, 2015])
Após o estudo do tema “gênero”, o professor de sociologia
propõe uma atividade sobre o problema da violência doméstica
no Brasil hoje a partir da apreciação e da análise da música
“Maria da Vila Matilde”, da leitura e compreensão da legislação
brasileira recente que trata da violência doméstica e da
construção coletiva de uma campanha contra a violência
doméstica a ser realizada na escola, em colaboração com outros
alunos e professores.
As opções a seguir descrevem corretamente os objetivos e os
métodos dessa atividade, em sintonia com os textos dos PCNsEnsino
Médio, à exceção de uma.
Assinale-a.
Quando a temperatura ambiente torna-se suficientemente baixa,
as águas dos lagos, dos rios e dos oceanos congelam a partir da
superfície. Assim, abaixo dessa camada superficial de gelo, a água
permanece na fase líquida. Isso permitiu, em uma era glacial
primitiva, a sobrevivência, no seio dessa água líquida, de seres
unicelulares que, evolutivamente, originaram todas as espécies
vivas.
São listadas, a seguir, três propriedades da água:
( ) tem uma dilatação anômala entre 0º C e 4º C;
( ) tem um calor específico muito elevado;
( ) é má condutora de calor.
Assinale R para a propriedade que é relevante para explicar esse
comportamento da substância água descrito acima e N para a
propriedade que não é relevante.
A tabela abaixo informa os calores específicos de algumas
substâncias.

A partir dos dados da tabela, assinale V para a afirmativa
verdadeira e F para a falsa.
( ) A água, por ter um calor específico muito elevado, é um
excelente elemento termo-regulador. A ausência de água nos
desertos, por exemplo, permite que ocorram enormes
diferenças entre a máxima e a mínima temperaturas em um
mesmo dia.
( ) Para resfriar uma peça aquecida, é comum mergulhá-la em
água. Seria mais eficiente mergulhá-la em mercúrio. Só não
se faz isso porque, além de o mercúrio ser muito caro, seus
vapores são extremamente tóxicos.
( ) Se duas amostras de massas iguais, uma de água e outra de
areia forem expostas ao Sol, de modo que recebam a mesma
quantidade de calor durante o mesmo tempo e a
temperatura da amostra de água aumentar 3º C, a
temperatura de areia aumentará 25º C.
As afirmativas são, respectivamente,
A descoberta dos raios cósmicos foi extremamente importante,
pois permitiu fazer a datação de materiais arqueológicos e, assim,
conhecer grande parte da história do planeta Terra.
Os raios cósmicos são partículas de alta energia que se deslocam
no espaço com velocidades próximas à da luz. Ao atingirem a
atmosfera, colidem com átomos nela existentes e ionizam o ar.
O instrumento usado para medir essa ionização é o eletroscópio,
que consiste em duas hastes metálicas que se repelem quando
carregadas.
Podemos simular o funcionamento de um eletroscópio, usando
duas pequenas esferas condutoras suspensas, lado a lado, a um
suporte externo por fios isolantes de mesmo comprimento.
Quando carregadas, as esferas se repelem, como ilustra a figura a
seguir.

Suponha que as esferas carregadas estão em repouso, com os
fios formando ângulos iguais com a vertical.
A esse respeito, assinale a afirmativa pode não ser verdadeira.
Um carro estava trafegando em uma estrada, em um trecho retilíneo e em declive. Com o objetivo de poupar combustível, o motorista colocou o motor do carro em “ponto morto”. Assim, ele percorreu um trecho de 1,6 km de extensão em declive, descendo 30 m com o velocímetro do carro indicando que a velocidade se manteve constante. Considerando a massa do carro e de seus ocupantes em 1,2 t e a aceleração da gravidade local em 10 m/s² , é possível estimar o módulo da resultante das diversas forças de atrito, que se opõem ao movimento do carro durante esse trecho, em
Baterias de íon-lítio equipam alguns aparelhos eletrônicos
portáteis como laptops, máquinas fotográficas e celulares.
As baterias desses aparelhos são capazes de fornecer 1000 mAh
(mili Ampère hora) de carga.
Sabendo que o módulo da carga do elétron é de 1,60 . 10–19C,
assinale a opção que indica o número de elétrons que fluirá entre
os eletrodos até que uma bateria, com essa capacidade de carga,
descarregue totalmente.
A figura a seguir mostra um fio de telefone suspenso por dois
postes. A curva formada é uma “catenária".

Sejam R o raio de curvatura da catenária no ponto mais baixo,
pela manhã, logo antes do nascer do Sol, e R' o raio de curvatura
da catenária no ponto mais baixo ao meio-dia, sob o Sol a pino.
Esses raios de curvatura são tais que
A respeito da abordagem crítico-superadora da Educação Física, assinale a afirmativa correta.
Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião. I.Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo. II.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional. III.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções. Está correto o que se afirma em
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. No que se refere à rotina escolar, o Conselho Tutelar deverá ser acionado nas situações listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
A respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.