ComCom base nos valores de eletronegatividade da escala de Pauling, prevê-se que a ligação química com maior caráter iônico é encontrada na molécula base nos valores de eletronegatividade da escala de Pauling, prevê-se que a ligação química com maior caráter iônico é encontrada na molécula
Considere as soluções aquosas a seguir, todas de concentração 0,1 mol/L.
O menor pH e a menor condutibilidade elétrica são observados, respectivamente, nas soluções de:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 6, considere o texto abaixo.
1. Vem uma pessoa de Cachoeiro de Itapemirim e me dá notícias melancólicas. Numa viagem pelo interior, em estradas antigamente belas, achou tudo feio e triste. A estupidez e a cobiça dos homens continua a devastar e exaurir a terra.
2. Mas não são apenas notícias tristes que me chegam da terra. Ouço nomes de velhos amigos e fico sabendo de histórias novas. E a pessoa me fala da praia – de Marataíses – e diz que ainda continua reservado para mim aquele pedaço de terra, em cima das pedras, entre duas prainhas...
3. Ali, um dia, o velho Braga, juntando os tostões que puder ganhar batendo em sua máquina, levantará a sua casa perante o mar da infância. Ali plantará árvores e armará sua rede e meditará talvez com tédio e melancolia na vida que passou. Esse dia talvez ainda esteja muito longe, e talvez não exista. Mas é doce pensar que o nordeste está lá, jogando as ondas bravas e fiéis contra as pedras de antigamente; que milhões de vezes a espumarada recua e ferve, escachoando, e outra onda se ergue para arremeter contra o pequeno território em que o velho Braga construiu sua casa de sonho e de paz. Como será a casa? Ah, amigos arquitetos, vocês me façam uma coisa tão simples e tão natural que, entrando na casa, morando na casa, a gente nunca tenha a impressão de que antes de fazê-la foi preciso traçar um plano; e que a ninguém sequer ocorra que ela foi construída, mas existe naturalmente, desde sempre e para sempre, tranquila, boa e simples.
4. Que árvores plantarei? A terra certamente é ruim, além de pequena, e eu talvez não possa ter uma fruta-pão nem um jenipapeiro; talvez mangueiras e coqueiros para dar sombra e música; talvez... Mas nem sequer o pedaço de terra ainda é meu; meus títulos de propriedade são apenas esses devaneios que oscilam entre a infância e a velhice, que me levam para longe das inquietações de hoje.
5. Que rei sou eu, Braga Sem Terra, Rubem Coração de Leão de Circo, triste circo desorganizado e pobre em que o palhaço cuida do elefante e o trapezista vai pescar nas noites sem lua com a rede de proteção, e a luz das estrelas e a água da chuva atravessam o pano encardido e roto...
6. Mas me sinto subitamente sólido; há alguns metros, nestes 8 mil quilômetros de costa, onde posso plantar minha casa nos dias de aflição e de cansaço, com pedras de ar e telhas de brisa; e os coqueiros farfalham, um sabiá canta meio longe, e me afundo na rede, e posso dormir para sempre ao embalo do mar...
(Adaptado de: BRAGA, Rubem. Vem uma pessoa. 1949)
Considerando-se o contexto, o segmento Que rei sou eu, Braga Sem Terra, Rubem Coração de Leão de Circo (5o parágrafo) estabelece um contraponto, em termos de sentido, ao que se encontra em:
Está correta a pontuação do seguinte comentário (adaptado do livro Os sapatos de Orfeu):
O principal objetivo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é fornecer
Leia o texto abaixo, extraído da Base Nacional Curricular Comum (BNCC):
A BNCC reconhece que [...] a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.
(BNCC, 2017)
Considerando os aspectos da educação básica, o texto refere-se a:
De acordo com a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica,
Na década de 1970, o movimento da Nova Sociologia da Educação problematizou aspectos relativos ao currículo e sua relação com a sociedade e o poder. Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, cuja discussão principal era
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

Uma característica recorrente do gênero “crônica” que pode ser observada no texto é
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O verbo em negrito deve sua flexão ao termo sublinhado em:
Murilo é um adolescente de 15 anos que cursa o 1o ano do Ensino Médio. Ele é um aluno que participa muito das aulas, realizando perguntas aos professores e trazendo experiências de seu cotidiano com a intenção de exemplificar sua compreensão sobre o que está sendo estudado. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990), a escola e seus profissionais devem
Segundo o Plano Estadual de Educação (Lei no 10.382/2015), o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) devem ser utilizados como fonte de informação para a avaliação e o monitoramento da qualidade da educação básica. Esses sistemas de avaliação têm potencial para contribuir com o aprimoramento do trabalho desenvolvido nas escolas, na medida em que
Os ácidos nucleicos são polímeros com importantes funções na hereditariedade e no controle do metabolismo celular. Eles são formados por nucleotídeos, moléculas compostas por uma base nitrogenada,
Em um cruzamento experimental com uma espécie de planta, observou-se que metade da progênie apresentava o fenótipo dominante para um determinado lócus gênico e a outra metade, o fenótipo recessivo. Os genótipos das plantas parentais eram
Uma das metodologias ativas para se trabalhar o ensino de Ciências e Biologia é o uso de jogos didáticos. Após aprenderem sobre as espécies de invertebrados causadores de doença, uma professora iniciou o trabalho com os ciclos de vida. Para isso, foi inicialmente apresentado um tabuleiro construído sobre uma representação de um animal parasita da espécie humana, conforme figura abaixo.
O animal representado no tabuleiro, a doença que ele ocasiona e o ciclo de vida estão corretamente correlacionados em