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Questões de Concurso Prefeitura de Cuiabá - MT – Aprova Concursos

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De acordo com Soares (2012), em seu trabalho “Educação Física: raízes europeias e Brasil”, nos últimos anos do Império, a nova classe dirigente, que possuía ideias de progresso e desenvolvimento, começa a pensar na implementação da educação pública e estatal para o povo. Nesse contexto, a Educação Física brasileira começa a fazer suas primeiras tentativas de entrar na escola. Personalidades que defendiam a Educação Física na escola, nessa conjuntura, usaram o discurso que suas atividades serviriam para:

O campo da Educação Física no Brasil passou por uma intensa produção teórica a partir da década de 80. Darido e Rangel (2005) apresentam diversas abordagens produzidas nesse período no campo na Educação Física escolar e defendem que essa disciplina deve trabalhar com um conjunto variado de conteúdos. Nesse sentido, o objetivo da Educação Física escolar, para as autoras, é introduzir e integrar os alunosna:

Dentro do campo da Educação Física escolar, existem diversas abordagens, como a desenvolvimentista, a saúde renovada, a crítico emancipatória, entre outras. Cada abordagem possui uma maneira de encarar o currículo. Neira (2011) defende o currículo cultural para a prática da Educação Física escolar. Nessa visão de currículo, a seleção dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas de Educação Física é feita de forma democrática, sobretudo respeitando os conhecimentos dos discentes. Sobre o currículo cultural da Educação Física escolar, o autor afirma que:

No campo da Educação Física escolar, temos diversas concepções metodológicas que ajudam a construir o processo de ensino e aprendizagem nas escolas de educação básica do Brasil. A concepção metodológica que tem como objetivo alcançar o desenvolvimento de competências como a autonomia, a competência social e a competência objetiva denomina-se:

Pamela atua em cargo comissionado no município WY sendo convocada para assessorar a Escola Municipal em projeto de educação extracurricular. Ao analisara lista de alunos,verifica que existem discentes de outros países, cujos pais foram acolhidos como refugiados. Alguns deles professam diversas religiões que não a da maioria dos alunos. Após verificar os termos da Lei Federal nº9.394/1996, percebeu que o projeto deve garantir que o ensino seja ministrado com base no princípio de respeito à liberdade e apreço à:

Natália é professora de História e pretende adequar suas aulas aos preceitos normativos da Lei Federal nº 9.394/96, que preconiza que o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e:

Nas políticas de educação inclusiva do Plano Municipal de Educação de Cuiabá, situa-se a dimensão etnorracial vinculada à Lei Federal nº 10.639/2008, que torna obrigatória, no currículo da rede oficial de ensino, a temática da História e Cultura afro-brasileira. Segundo essa lei, o conteúdo programático incluirá, dentre outros itens:

Para Mioto e Dal Prá (2015), as famílias brasileiras na atualidade não se encontram nas mesmas condições materiais e culturais entre si, demandando diferentes tipos de serviços sociais. No entanto, há uma contradição no debate sobre as relações entre serviços e família. Segundo as autoras, o principal fator que justifica essa contradição é:

De acordo com Baptista (2000), o planejador que pretende criar condições para uma intervenção que conduza a mudanças significativas deve necessariamente superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, adotando uma visão que não reduza a ação à imediaticidade. Para tanto, requer a utilização de dois critérios básicos, que são os de:

A Lei nº 10.741/2008 cria o Estatuto do Idoso. De acordo com essa Lei, considera-se população idosa as pessoas com idade igual ou superior a:

De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua, pode-se considerar população em situação de rua aquele grupo populacional:

Adriana, economista, foi convidada para assumir a Secretaria de Educação do Estado B. Com pouca experiência na área, nomeou Ester como assessora especial, profissional com larga experiência no setor de administração escolar com atuação em vários municípios.

Nos termos da Lei Federal nº 9394/96, os Estados incumbir-se-ão de definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais, de acordo com a população a ser atendida e a disponibilidade em cada uma dessas esferas do Poder Público, devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades e de recursos:

J. eW. discordam sobre os termos da educação de P., filho de ambos, de doze anos de idade.

Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer para a solução da divergência à autoridade:

Analise os enunciados e assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as lacunas abaixo.

Moça sonhadora que era, adorava ir _____ festas de casamento com suas primas e amigas. Fiquem atentos! Todas as atividades de hoje começarão _____ partir das 8h. Sair para relaxar _____ noite era algo comum naquele vilarejo que fica _____ trinta quilômetros da cidade.

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