Um professor de Física do Ensino Médio que opte por trabalhar com a metodologia de Projeto como uma Proposta Pedagógica Interdisciplinar, ao desenvolver uma sequência didática que trate do conceito de calor deve, entre outros, assumir um papel de
Uma professora da 2a série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de
unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o
trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora
O toque dos sinos em Minas Gerais é um bem imaterial preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por ser forma tradicional de comunicação presente em várias cidades mineiras. Dados como esse, próximos à realidade do aluno,
A partir do final dos anos 1970 a historiografia brasileira passou por intensa renovação, sob a influência de vários estudos, como os realizados pela chamada história social inglesa. Essa produção brasileira caracterizou-se
Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa na América, as iniciativas de explorar economicamente o território se concentraram na formação de grandes propriedades rurais. Para o sucesso desse empreendimento foi importante
Leia o texto abaixo. Partindo do litoral, os colonos foram aos poucos incorporando o território da América portuguesa ao âmbito do Império: mundo sempre em movimento (...); onde os limites geográficos foram, até meados de século XVIII, fluidos e indefinidos; onde os homens inventaram arranjos familiares e relações interpessoais ao sabor de circunstâncias e contingências; onde aldeias e vilarejos se erguiam de um dia para o outro, nada garantindo que durassem mais do que alguns anos (...). (Laura Mello e Souza. Formas provisórias de existência. In: Laura Mello e Souza (org.). História da vida privada no Brasil. vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 42) A formação do território brasileiro entre os séculos XVI e XVIII foi resultado de um longo processo histórico, marcado
Algumas diferenças fundamentais entre o Estado Novo getulista e os governos militares podem ser apontadas: o segundo
período teve caráter militar, Vargas, embora apoiado e sustentado no poder pelas forças armadas, era civil e governava nessa
condição. A política do governo Vargas era nacionalista, voltada para os interesses internos do país, enquanto a dos militares
seguia os ditames do capitalismo internacional, gerenciado pelo FMI. A política social e trabalhista de Vargas resultou em alguns
efetivos avanços populares (...). A política socioeconômica dos governos militares calou as reivindicações trabalhistas, sobretudo
impondo o arrocho salarial...
(In: Gilberto Cotrim. História Global: Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2002. p.568)
O texto faz referência a diferenças existentes entre o Estado Novo (1937-1945) e os governos militares (1964-1985). Contudo, é
importante destacar que ambos
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam
A Proposta Curricular de Educação Física do Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação de Minas Gerais propõe
que é por meio de vivências corporais e interações sociais éticas que o aluno, entre outras, amplia sua capacidade de
A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao
conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:
Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a
essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é
A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de
No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1)
re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4)
construir brinquedos como “papagaio" ou “pipa", bolas de meia, “vaivém", dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com
base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de
Em relação ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades:
I.Identificar a diversidade e características dos diferentes jogos e brincadeiras.
II.Aprender a tirar vantagens das regras nos jogos e brincadeiras.
III.Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.
IV.Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras e compreender a sua importância na vida das pessoas.
As habilidades propostas pelas Orientações Pedagógicas do 6o
ao 9º ano são as que constam APENAS em
Leia o texto a seguir. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), até a década de 1970, a atividade econômica neste domínio baseava-se na criação extensiva de gado, produção de carvão vegetal e extração de madeira. Ao longo dos últimos 30 anos, a ocupação agrícola tem apresentado desenvolvimento excepcional. Atualmente, são cerca de 98,5 milhões de hectares explorados, dos quais 50 em pastagens cultivadas, 30 em pastos naturais, 15 em cultivos anuais e 3,5 em perenes e florestais. A velocidade na substituição da cobertura vegetal original, a retirada de matas ciliares e o uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes são alguns dos problemas que ameaçam o domínio morfoclimático. (EMBRAPA) O texto apresenta problemas ambientais no domínio