Os pressupostos de uma gestão participativa fundamentam-se em valores inquestionáveis subjacentes a todos os desdobramentos
da gestão. É um desses pressupostos:
O Fórum Mineiro de Educação Infantil - FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores,
conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas.
Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns
passos para serem analisados:
Uma mala de massa 8,0 kg permanece em repouso quando liberada em um plano inclinado de ângulo θ com a horizontal.

Adote sen θ = 0,60, cos θ = 0,80 e g = 10 m/s2. Nesse caso, a força de atrito que atua na mala tem módulo, em newtons, de
A capacidade térmica do sistema (frasco + água + latão), em cal/°C, vale
O nitrogênio, que pode ser considerado um gás ideal, possui massa específica de 1,25 kg/m3 à temperatura de 0 °C e à pressão de 76 cm Hg. Quando submetido à pressão de 4 atm e mantido à mesma temperatura, sua massa específica será, em kg/m3,
Dispõe–se de três pequenas esferas de material dielétrico A, B e C, inicialmente neutras e eletricamente isoladas. Atrita–se A
com B e, em seguida, as três esferas são aproximadas, conforme mostra a figura.

Observa–se então que a esfera
No ensino de Física, assim como no ensino de Ciências de forma geral, a disciplina deve ser apresentada aos alunos como uma construção humana
Considerando o ensino de Física na educação básica, a utilização de textos históricos e o estudo da História da Ciência ou alguns de seus aspectos deve ser
Observe a figura a seguir.

O mapa pode servir de ponto de partida para o professor de Geografia abordar
Observe a figura a seguir.

O conteúdo da imagem faz referência
Observe o gráfico a seguir.

O aumento nas taxas de desemprego no período em destaque deve–se, dentre outros fatores, à
Observe a imagem a seguir.

O conteúdo da charge está expresso corretamente em:
Leia o texto abaixo.
Tapera de arraial. Ali, na beira do rio Pará, deixaram largado um povoado inteiro: casas, sobradinho, capela; três vendinhas, o
chalé e o cemitério; e a rua, sozinha e comprida, que agora nem é mais uma estrada, de tanto que o mato a entupiu.
Ao redor, bons pastos, boa gente, terra boa para o arroz. E o lugar já esteve nos mapas, muito antes de a malária chegar.
Ela veio de longe, do São Francisco. Um dia, tomou caminho, entrou na boca aberta do Pará, e pegou a subir. Cada ano
avançava um punhado de léguas, mais perto, mais perto, pertinho, fazendo medo no povo, porque era sezão da brava — da
“tremedeira que não desmontava” — matando muita gente.
— Talvez que até aqui ela não chegue... Deus há de ...
Mas chegou; nem dilatou para vir. E foi um ano de tristezas.
(João Guimarães Rosa. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p. 151)
O uso do texto literário de Guimarães Rosa em sala de aula permite
Observe o mapa.

O mapa e o conhecimento histórico permitem afirmar que a Revolução Pernambucana de 1817 reveste–se de grande
importância, pois, entre outras razões,
O texto refere–se a uma problemática relacionada à Crise de 1929, nos Estados Unidos. Sobre essa crise é correto afirmar que a