Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.
Define-se memória como afloração do passado no presente por meio de operações psicológicas subjetivas, tratando-se, portanto, de manifestação essencialmente individual.
Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.
A memória aponta referências de pertencimento e, consequentemente, de exclusão na autorrepresentação de comunidades nacionais e de grupos étnicos, populações tradicionais e minorias que compõem a população de um país.
Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.
Tomando-se a cultura como código e sistema de signos, infere-se que as transformações em um dos aspectos de uma sociedade repercutirão em outras dimensões de sua vida.
Considerando o disposto no Decreto n.º 3.551/2000 e na Portaria n.º 200/2016, julgue o item que se segue.
São considerados detentores de um bem cultural as coletividades e segmentos que mantêm relação direta com a produção e reprodução do bem, possuem conhecimentos específicos sobre ele e que têm, nesse bem, uma referência de memória e identidade.
A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.
Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).
Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.
O samba do Rio de Janeiro, por ser uma das tradições culturais afro-brasileiras mais difundidas e emblemáticas, recebeu o registro de patrimônio cultural do Brasil na onda nacionalista do Estado Novo, que buscava por símbolos nacionais de democracia racial.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
A dificuldade de se estabelecer um patrimônio coeso e representativo no Brasil deve-se ao fato de este ser um país jovem, formado no bojo da globalização econômica, e que recebeu grandes fluxos migratórios, o que inviabilizou a estabilização de um povo dotado de tradições.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
Na década de 30 do século XX, a etnografia e a constituição do patrimônio cultural já eram políticas de Estado no Brasil: coordenada por Mário de Andrade, a missão folclórica de 1938, por exemplo, coletou, entre outros materiais, o praiá pankararu.
Julgue o item seguinte, referente à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos.
O sistema agrícola do Alto Rio Negro utiliza-se de conhecimento tradicional para a geração de uma enorme variedade de mandiocas.
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.
Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).
Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.
A peça Mandu-Çarará, de Heitor Villa-Lobos, foi composta no âmbito do SPHAN e é um exemplo da união entre antropologia sobre populações indígenas e políticas públicas de patrimônio.
Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O reconhecimento de bens culturais indígenas como patrimônio cultural brasileiro tem como objetivo a promoção do desenvolvimento socioeconômico do grupo tradicional por meio de sua assimilação à sociedade nacional.
Acerca dos conceitos básicos da arquivística, julgue o item a seguir.
A função arquivística de forma tradicional ressalta exclusivamente o valor primário do documento.
A respeito de diversos aspectos pertinentes à arquivologia contemporânea, julgue o item que se segue.
Segundo os preceitos da arquivologia pós-moderna, a diplomática adquire grande evidência por promover o estudo de elementos para a garantia da autenticidade dos documentos.
No que se refere às atividades cotidianas de um arquivo, julgue o próximo item.
Uma fotografia classificada quanto a sua natureza como ostensiva deve ser armazenada em ambiente de acesso restrito.
Acerca da gestão eletrônica de documentos e da certificação digital, julgue o item que se segue.
A diferença entre um gerenciamento eletrônico de documentos (GED) e um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) consiste no tratamento compartimentado de documentos que este último realiza.
Julgue o próximo item, relativo ao arranjo e à descrição de documentos em arquivos permanentes.
A sistemática do arranjo consiste na organização de documentos do arquivo permanente, respeitando-se a organicidade do conjunto documental.