A figura precedente mostra um gráfico da pressão, em N/m 2, em função da altura, em km, a partir do nível do mar. No gráfico, a pressão representada no eixo vertical está na escala logarítmica (ln); e a altura, no eixo horizontal, na escala linear. Para obter esse gráfico, a atmosfera foi considerada um gás ideal à temperatura constante. A partir dessas informações, julgue o item seguinte.
A 4 km de altura, a pressão atmosférica é 40% do seu valor ao nível do mar.
A intensidade I da radiação solar de determinada cor que penetra a atmosfera é regida pela Lei de Beer-Lambert: I = I0 e-μx, em que I0 é a radiação incidente antes de penetrar a atmosfera, x é o caminho percorrido na atmosfera, e µ, o coeficiente de absorção óptica do meio material para aquela radiação.
Considerando essas informações, julgue o próximo item.
A evapotranspiração depende de uma série de fatores, entre eles a energia solar e a pressão, que são os mesmos fatores responsáveis pelo clima de uma região.
A intensidade I da radiação solar de determinada cor que penetra a atmosfera é regida pela Lei de Beer-Lambert: I = I0 e-μx, em que I0 é a radiação incidente antes de penetrar a atmosfera, x é o caminho percorrido na atmosfera, e µ, o coeficiente de absorção óptica do meio material para aquela radiação.
Considerando essas informações, julgue o próximo item.
Em um olho hipermetrope, os raios paralelos são focalizados de tal modo que a imagem se forma atrás da retina, por isso a lente corretiva adequada nesse caso é a ilustrada na figura a seguir.
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.
O ensino que utiliza as ideias dos alunos discutindo-as e confrontando-as às concepções científicas é coerente com a abordagem cognitiva mencionada no texto.
Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.
O uso de espaços denominados não formais, que estão além dos limites físicos das escolas, tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino de ciências.
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.
A valorização da história indígena e a diversidade linguística são princípios omitidos no referido tratado.
Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue o item seguinte.
No projeto genoma humano, foi empregado o método de Sanger, que adicionava nucleotídeos modificados, os didesoxirribonucleotídeos, para impedir o crescimento de um fragmento de DNA em replicação pela DNA polimerase.
Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue o item seguinte.
As tecnologias de sequenciamento de nova geração se baseiam na química de Sanger, em que se observa o término da síntese de DNA com a incorporação de sondas fluorescentes.
De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.
O período da esportivização da educação física brasileira situa-se entre o final do século XIX e o início do século XX, momento em que a educação física na escola passou a subsidiar a formação de atletas para o esporte de rendimento.
Com relação ao texto precedente, julgue o item subsequente, segundo a compreensão da educação física enquanto linguagem.
As aulas de educação física devem explorar uma compreensão de corpo que transcenda os limites da biologia, integrando, por meio da cultura corporal de movimento, as dimensões históricas, sociais, culturais e psicológicas.
Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o próximo item.
Espera-se que o professor produza uma avaliação com potencial universalizador, para reconhecer padrões de movimento que estejam mais refinados e combinados com os objetivos da prática corporal trabalhada nas aulas.
Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.
A expressão “pedagogia social” à qual o autor se refere traz implícitas as potencialidades da instituição esportiva como uma possibilidade legítima para o desenvolvimento educativo e de formação.
Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.
À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva
fazer os alunos correrem a maior distância possível, a fim de avaliar as condições musculares deles.
Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.
O método parcial é adequado para exercícios que envolvam habilidades de alta complexidade.
Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.
O professor deve informar os alunos sobre erros ocorridos a cada tentativa de prática, principalmente em se tratando de alunos da primeira fase da aprendizagem.