As metas de currículos desenvolvimentistas de educação física para crianças estão relacionadas às áreas motora, cognitiva e afetiva. Com relação a tais metas, julgue o item a seguir.
Os currículos desenvolvimentistas de educação física têm como objetivo criar um ambiente que auxilie as crianças a ser cooperativas e autônomas.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.
A participação feminina na prática do futebol brasileiro, antes reduto exclusivamente masculino, põe em evidência uma transformação cultural pela qual passa a sociedade atual.
Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão inseridos no tema de políticas públicas porque foram estabelecidos por lei ordinária.
Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.
Na época dos governos militares, a educação física tornou-se atividade escolar regular obrigatória, voltada para a iniciação desportiva, a partir da 7.ª série.
A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue o item a seguir.
Por ser uma atividade de caráter individualizado, a ginástica, como técnica de trabalho corporal, deve ser evitada na preparação para a prática de modalidades como relaxamento e alongamento.
Julgue o item seguinte, referentes a competição e cooperação no esporte.
Os jogos cooperativos surgiram em oposição à tradição esportiva centrada no individualismo e na competição, que tendem a encaminhar o estudante na direção oposta à que deveria ser idealizada no processo educativo.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.
O surgimento da pólis facilitou a emergência da filosofia grega.
A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.
O sujeito ético surge com a “descoberta de que o outro é um 'outro eu'", ou seja, com o reconhecimento da sua humanidade no outro.
Acerca do formalismo moral desenvolvido na filosofia kantiana, julgue o próximo item.
O imperativo categórico kantiano é o que visa a uma ação como contingente, imprevisível, incerta.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na filosofia aristotélica.
Com a expressão “provado sal juntos", Aristóteles refere-se à ética que constitui os laços de amizade, explicitando a importância da convivência para a formação da amizade.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da concepção kantiana acerca da ética, da autonomia da razão e da dignidade.
A maioridade é um estado de liberdade consciente de responsabilidade adquirida: ser livre é ser responsável.
Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.
Em Descartes, a racionalidade se exprime, em grande medida, pelo uso ou pela aplicação das ideias claras e distintas na Epistemologia — entendida como Teoria do Conhecimento —, na Matemática e na Física.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.
Em contraposição à filosofia aristotélica, o empirismo baconiano não admite a noção de indução.
Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.
A filosofia de René Descartes apresenta, em alguma medida, algum tipo de mecanicismo.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: "Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados".
Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.
Para Nietzsche, a embriaguez é condição necessária e suficiente para a produção artística, por isso a ausência de um estado de embriaguez impede o artista de criar.