Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso SEDUC-AL – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 946 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, referentes às relações entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.

Para Adorno, a indústria cultural detém todos os elementos característicos do mundo industrial moderno, apresentando-se como disseminadora da ideologia dominante que dá sentido a todo o sistema sociocultural ocidental.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a

construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a visão de mundo e o horizonte de expectativas nas relações interpessoais com variados grupos sociais.

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item.

A interdisciplinaridade no ensino de filosofia no ensino médio é garantida no caso de os diferentes períodos da história da filosofia serem metodologicamente articulados em torno dos mesmos temas filosóficos.

Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.

A proposta metodológica do autor do texto, Silvio Gallo, concorda com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, autores que definem a filosofia como a arte de criar conceitos.

Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.

A propedêutica corresponde ao estudo especializado dos temas mais relevantes da tradição filosófica como forma de garantir profundidade na aprendizagem dos estudantes.

Tendo como referência os textos 6A1AAA e 6A1BBB e a doutrina aristotélica do Ato e Potência, julgue o item a seguir.

A doutrina aristotélica de lugares naturais só pode ser articulada no interior de uma doutrina que postula um espaço onde não há matéria, há o vazio.

Acerca da mecânica newtoniana, julgue o item a seguir.

As leis de Newton para forças conservativas não diferenciam um tempo que flui do passado para o futuro daquele que flui do futuro para o passado, ou seja, são invariantes por inversão temporal.

A figura precedente representa dois blocos A e B com massas iguais a 6 kg e 4 kg, respectivamente, inicialmente em repouso e ligados por um fio ideal (sobre uma roldana igualmente ideal). O coeficiente de atrito entre A e o plano horizontal vale 0,4 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s 2.

Com base nas informações apresentadas e assumindo que toda a energia dissipada pela força de atrito foi usada para aquecer o corpo A, julgue o item a seguir.

A aceleração dos blocos será maior do que 1 m/s2.

A figura I mostra quatro fios condutores idênticos, de coeficiente de dilatação linear α, ligados na forma de um quadrado, e a figura II mostra uma chapa quadrada, de lado igual ao lado do quadrado da figura I, feito do mesmo material e homogêneo. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

Ao se colocarem os objetos das figuras I e II imersos em um líquido qualquer, estando ambos totalmente afundados, o empuxo sobre o objeto da figura I seria maior do que o empuxo sobre o corpo da figura II.

A figura precedente ilustra um experimento que permite medir a força magnética utilizando-se uma balança conhecida como balança de Roberval. O circuito mostrado nessa figura é constituído de uma fonte contínua de voltagem ε = 10 V, um resistor de R = 10 Ω, ligados em série a uma espira retangular com resistência nula. Na base da espira de largura L = 5 cm, está delineada uma região na qual atua um campo magnético de módulo B, com direção perpendicular à folha do papel. Quando a chave é ligada, uma corrente percorre a espira, e o efeito impulsiona a posição da massa localizada no braço esquerdo da balança a se deslocar para cima, no sentido vertical. Para retornar à situação original, é necessário adicionar uma pequena massa de 1 mg na balança.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes, considerando o valor da gravidade igual a 10 m/s2 e a carga do elétron igual a 1,6 × 10 -19C.

O campo magnético é igual a 3/2 T.

A figura II precedente mostra a representação fasorial da corrente e da voltagem instantâneas do circuito RLC ilustrado na figura I. Nesse circuito, é ilustrado um indutor de indutância L, um capacitor de capacitância C, um resistor de resistência R e uma fonte de voltagem alternada de V. Na figura II, ω = 2πf é a frequência angular de ressonância, e Φ é a fase entre o vetor amplitude de corrente I e o vetor amplitude de voltagem V, em que V = IZ.Z é a impedância do circuito. Considerando essas informações, julgue o item a seguir.

Na situação em que o sistema absorve a máxima energia, ou seja, na condição de ressonância, o ângulo

A figura precedente ilustra graficamente o comportamento do ângulo de fase Φ em função da frequência de ressonância ω = 2π f, para um circuito RLC, em que . Nessa figura, alguns valores de Φ em função de ω estão representados.

Com base nesse gráfico e nessas informações, julgue o item que se segue.

A frequência de ressonância f é igual a 1.000/2π Hz.

A figura precedente ilustra dois meios diferentes com índice de refração n 1 e n2 e três raios de luz: um incidente, um refletido e um refratado. São apresentadas, a seguir, as definições geométricas relativas a essa figura.

Considerando a figura e as informações apresentadas, julgue o próximo item.

De acordo com o princípio de Fermat, a trajetória da luz, ao passar de um ponto para outro, é tal, que o tempo do percurso é o menor possível.

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue o item a seguir.

A estratégia de ensino denominada aula invertida consiste basicamente na resolução antecipada dos exercícios propostos no material didático.

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue o item a seguir.

A relativamente recente preocupação com as diferentes formas de aprender está ensejando uma diversidade de métodos de ensinar, relacionada à diversidade de recursos didáticos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282