Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso SEDUC-AL – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 946 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.

A estrutura molecular do DNA (desoxirribose, fosfato e nucleotídeos em dupla hélice) fornece a base para as quatro propriedades que caracterizam a informação genética: diversidade, replicação, mutabilidade e tradução.

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.

O fluxo de matéria no ecossistema hipotético permite que plantas silvestres recebam matéria das plantas geneticamente modificadas.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.

Saber distinguir as características do saber científico e do senso comum constitui habilidade didática necessária a professores de biologia.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

O uso de projetos como modalidade didática permite aos estudantes formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

O uso de tecnologias como vídeos, simulações computacionais e pesquisas via Internet é compatível com as modalidades de projetos e de demonstrações.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.

A popularização das câmeras digitais acopladas aos telefones celulares, por facilitar o registro do ambiente natural e urbano, tem potencial para fazer avançar o emprego da fotografia como recurso didático-pedagógico no ensino de biologia.

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.

No processo ensino-aprendizagem de biologia, quando os estudantes se defrontam com problemas biológicos complexos, o professor pode utilizar atividades em grupos para propiciar um ambiente de discussão que direcione o entendimento das questões em análise.

No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.

No caso do estudo da biologia, basta que o estudante de ensino médio seja capaz de reconhecer os fenômenos biológicos em si, independentemente de fatores sociais, políticos e econômicos.

No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.

Espera-se que um estudante de ensino médio, ao se defrontar com um tema específico em biologia, seja capaz de obter uma boa quantidade de informações de diferentes fontes, como textos publicados em livros, análise de imagens e leitura de entrevistas.

Um laboratório é um ambiente potencialmente perigoso e saber interpretar os pictogramas de alerta presentes em frascos de reagentes e em equipamentos presentes nesse ambiente é fundamental para o desenvolvimento adequado das atividades. Considerando os pictogramas precedentes, julgue o item subsecutivo.

O pictograma indicado pelo número 3 exemplifica a proibição de determinada ação capaz de causar risco: nesse caso específico, a ação de comer no local.

Considerando o assunto do texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

O agente etiológico da febre amarela é constituído por membrana plasmática e carioteca.

Considerando o assunto do texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

Entre as diversas teorias formuladas para explicar o surgimento dos vírus, aquela que é considerada correta e mais importante é a teoria regressiva.

Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativos à reprodução e à sexualidade humana.

A aplicação gratuita de vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde está inserida no rol de ações para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Com relação aos animais mencionados no texto precedente, julgue o seguinte item.

As células dos organismos marinhos mencionados no texto são constituídas de membrana plasmática. No caso das algas, essa membrana é revestida de parede celular.

Sabendo que a reação apresentada mostra o processo de oxidação do etanol — em que são liberadas 327 kcal por mol de energia — e que as massas atômicas do carbono, do oxigênio e do hidrogênio são, respectivamente, iguais a 12, 16 e 1, julgue o item a seguir.

A massa de 1 mol de etanol é 46 g

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282