Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte a respeito de gênero e violência.
Na sociedade brasileira, a violência atinge a todas as mulheres de maneira uniforme, com índices semelhantes independentemente da raça ou condição econômica das vítimas e dos agressores.
No que se refere à discriminação racial, julgue o item subsequente.
No Brasil, os negros são vítimas recorrentes de violência institucional devido ao preconceito.
A respeito do processo de globalização, julgue o item a seguir.
A interdependência do sistema internacional pressupõe alteração em soberanias nacionais, uma vez que decisões tomadas por um Estado nacional afetam o contexto interno de outro Estado nacional.
No que tange à relação entre o desenvolvimento científico e o meio ambiente bem como ao impacto dessa relação na vida humana, julgue o item seguinte.
O aumento de casos de doenças infectocontagiosas frequentemente está associado ao processo de destruição e ocupação de áreas de vegetação nativa.
A respeito de sociedade, trabalho e emprego, e de relações sociais e transformações do trabalho, julgue o item subsequente.
Para evitar abusos perpetrados pelos empregadores, o Estado atua como regulador e fiscal das relações de trabalho.
Julgue o item seguinte, relativos à diversidade cultural.
Políticas de ação afirmativa — como cotas para o ingresso de negros, indígenas e quilombolas nas universidades — visam diminuir desigualdades sociais da sociedade brasileira.
Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
A arte na educação deve priorizar a cultura erudita como estratégia de desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética.
No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.
O ensino da arte deverá ser ministrado com base nos princípios da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.
Na década de 90 do século passado, ampliou-se a discussão sobre o ensino da arte no contexto da educação básica, especialmente porque a arte foi incluída como componente extracurricular na formação dos alunos do ensino fundamental.
Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.
No final do século XX, o ensino de arte baseava-se essencialmente em uma pedagogia tradicional que privilegiava o domínio e a apreensão de técnicas, pois competia ao professor transmitir aos alunos instruções relacionadas com determinados padrões estéticos.
Considerando o assunto do texto precedente, julgue os item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.
A proposta triangular designa como fundamentos pedagógicos e metodológicos para o ensino de arte quatro ações: a percepção visual, a leitura do mundo, os estilos artísticos e o desenho técnico.
A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Filosofia do belo na arte é a designação aplicada, a partir do século XVIII, à ciência filosófica que compreende o estudo das obras de arte e o conhecimento dos aspectos da realidade sensorial classificável em termos de belo ou feio, bom ou ruim.
Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.
Quando inserido na comunidade, o grafite, forma espontânea de arte de rua, pode agir como um estímulo visual que promova a identidade, o bem-estar e a reflexão.
Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.
A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
O estilo Barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XV.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
O Toré é um ritual sagrado da tribo Xucuru-Kariri (AL/BA/MG) que envolve cantos e dança em círculo ao som de instrumentos musicais, como chocalhos e maracás.