Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso SEDUC-AL – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 946 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No que se refere ao texto precedente, julgue o item que se segue.

Dados os sentidos do texto, subentende-se que o agente da forma verbal “Mortifica" (R.7) é “botas" (R.5).

Com referência às ideias do texto precedente, julgue o próximo item.

Trata-se de um texto publicado no jornal para o qual o próprio autor escreve, havendo indícios de que ele apresentará a tal texto uma crítica.

No que se refere ao texto precedente e às ideias nele veiculadas, julgue o item subsequente.

A expressão “Alguma surpresa?" (R.15) é uma pergunta retórica acerca do fato de a leitura ser a quinta opção de entretenimento no Brasil e a televisão, a primeira.

Com relação às ideias do texto 11A3AAA, julgue o item que se segue.

Infere-se do texto que Seu Borjalino, além da vírgula e da crase, conhecia bem o léxico da língua portuguesa.

Com relação às ideias do texto 11A3AAA, julgue o item que se segue.

Depreende-se do texto que, apesar de exímio conhecedor da gramática da língua portuguesa, Seu Borjalino não relacionava adequadamente, em sua redação, estilo de linguagem e gênero textual.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto 11A3AAA, julgue o item seguinte.

Caso o advérbio “quase" (R.29) fosse deslocado para imediatamente após “sopro", a correção gramatical do texto seria preservada, mas haveria prejuízo para seu sentido e sua coerência.

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.

Dada a marca de gênero masculino no pronome “todos" (R.3), é correto interpretá-lo tanto em referência a “poemas" (R.2) somente, quanto em referência a “histórias" (R.2) e “poemas" (R.2), sendo ambas as leituras coerentes com os sentidos do texto.

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.

Ao prever que o estudante deva ser capaz de analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, os PCNEM apontam para a possibilidade de se optar por uma metodologia que se baseie na verificação do saber linguístico do aluno, conhecimento esse que deve ser usado como material de reflexão.

Considerando o texto precedente e as competências e habilidades a serem desenvolvidas em língua portuguesa conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), julgue o item a seguir.

As variantes linguísticas são marcadas pelo exercício profissional, pela ideologia de gênero, situação socioeconômica, faixa etária, pelo regionalismo, entre outros aspectos, o que se reflete nos gêneros discursivos, cada vez mais flexíveis, e deve ser considerado no processo ensino-aprendizagem em língua portuguesa.

Considerando o fragmento de texto precedente e as competências e habilidades propostas pelos PCNEM, julgue o seguinte item.

No último parágrafo do texto, a fala do personagem poderia ser usada para exemplificar uma situação em que o aluno já tenha desenvolvido a competência de utilizar diferentes recursos linguísticos conforme as condições de produção/recepção, já que esse personagem demonstra conhecer várias formas de veicular a mesma informação utilizando diferentes variedades linguísticas.

Considerando essas informações e os diversos aspectos a elas relacionados, julgue o item que se segue.

Apesar da grande contribuição da alquimia para a ciência, as primeiras transformações químicas conduzidas pelo ser humano aconteceram apenas com o surgimento da química moderna.

A equação a seguir sintetiza a reação de combustão entre o salitre, o enxofre e o carvão, substâncias presentes na pólvora.

Acerca desse assunto, julgue o próximo item.

Sendo a pólvora formada somente por salitre, enxofre e carvão, na mesma proporção molar da reação apresentada, a queima de 10,0 g de pólvora produzirá mais de 3,0 g de sulfeto de potássio (K2S).

Considere as reações I, II e III a seguir.

Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.

De acordo com a teoria da ligação de valência, nas moléculas de metano e de água ocorre a hibridização para se formar um orbital híbrido do tipo sp3 , o que leva as duas moléculas a terem arranjos eletrônicos tetraédricos.

A figura precedente mostra um diagrama de fase para uma substância pura que exibe três fases: sólida, líquida e gasosa. Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.

A uma dada temperatura, a sublimação da substância em questão é favorecida aumentando-se a pressão.

As interações intramoleculares e intermoleculares são as responsáveis pelas várias fases (estados) da matéria e pelas propriedades físico-químicas dos materiais, além de necessárias para a determinação de estruturas de moléculas biologicamente importantes. Acerca das ligações químicas nos materiais, julgue o próximo item.

A estrutura química da epinefrina, mostrada a seguir, dispõe de sítios capazes de interagir com seus receptores no organismo, por meio de interações químicas de Van der Waals e de ligação de hidrogênio, além de ligação iônica.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282