A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
A utilização de recursos didáticos naturais, como a coleta e a manipulação de materiais biológicos, é considerada uma abordagem didático-pedagógica ultrapassada e deve ser substituída pelo emprego de simulações computacionais, que são mais realistas e acessíveis.
O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.
O uso de TIC como recursos metodológicos possibilita ao professor abordar os conteúdos de forma mais dinâmica, oferecendo aos estudantes diversas opções de assimilação dos temas discutidos.
No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.
Um estudante de biologia do ensino médio deve ser capaz de empregar os sistemas de classificação zoológica atualmente aceitos para classificar os animais.
Um laboratório é um ambiente potencialmente perigoso e saber interpretar os pictogramas de alerta presentes em frascos de reagentes e em equipamentos presentes nesse ambiente é fundamental para o desenvolvimento adequado das atividades. Considerando os pictogramas precedentes, julgue o item subsecutivo.
O pictograma representado pelo número 4 indica a presença de eletricidade de alta-voltagem.
Considerando o assunto do texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
O agente etiológico da febre amarela possui genoma constituído de RNA.
A respeito do músculo cardíaco e do sangue humanos, julgue o item subsequente.
O músculo cardíaco, propenso a ser lesionado devido a infarto, é constituído de tecido estriado.
Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativos à reprodução e à sexualidade humana.
Conforme o método da tabelinha, os dias que correspondem à metade do período entre uma menstruação e a seguinte são considerados de baixa fertilidade.
Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativos à reprodução e à sexualidade humana.
A infecção por HPV necessariamente implicará o desenvolvimento do câncer de colo do útero.
Com relação aos animais mencionados no texto precedente, julgue o seguinte item.
As algas têm origem ancestral recente na história evolutiva da Terra, tendo evoluído de vegetais vasculares.
Sabendo que a reação apresentada mostra o processo de oxidação do etanol — em que são liberadas 327 kcal por mol de energia — e que as massas atômicas do carbono, do oxigênio e do hidrogênio são, respectivamente, iguais a 12, 16 e 1, julgue o item a seguir.
Para cada mol de etanol, são liberados 88 g de CO2.
A figura precedente ilustra duas antenas, uma emissora e uma receptora, que utilizam a ionosfera para a transmissão de sinais de comunicação entre elas. Considerando essas informações e sabendo que a velocidade da luz é igual a 3 × 10 8 m/s, julgue o item subsecutivo.
O fenômeno de reflexão ocorre se α = β.
A intensidade I da radiação solar de determinada cor que penetra a atmosfera é regida pela Lei de Beer-Lambert: I = I0 e-μx, em que I0 é a radiação incidente antes de penetrar a atmosfera, x é o caminho percorrido na atmosfera, e µ, o coeficiente de absorção óptica do meio material para aquela radiação.
Considerando essas informações, julgue o próximo item.
O aumento da energia vibracional de uma molécula diatômica da atmosfera pode ser devido à absorção óptica.
A respeito das relações entre energia, vida e condições ambientais, julgue o item a seguir.
A atmosfera, que, além de conter gases essenciais para a vida, impede que a Terra perca calor, é fundamental para a biosfera.
Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.
Tecnologias inovadoras como o uso de vídeos, simulações computacionais e aulas a distância devem ser empregadas no ensino de ciências, independentemente de os professores ou estudantes terem sido preparados para tais inovações.
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.
O tratado reconheceu os meios de comunicação de massa como um canal privilegiado de educação, uma vez que, além de disseminarem informações em bases igualitárias, esses meios promovem o intercâmbio de experiências, métodos e valores.