Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso SEDUC-AL – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 946 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No que concerne aos marcos históricos relacionados à educação ambiental, julgue o item que se segue.

A publicação do livro Primavera Silenciosa foi um marco para os movimentos ambientalistas, visto que essa obra representou o início de campanhas civis contra o uso de agentes químicos prejudiciais à camada de ozônio.

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue o item seguinte.

O genoma de muitas bactérias inclui também elementos genéticos denominados plasmídeos.

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.

A década de 1980 ficou conhecida como o período do movimento renovador do pensamento pedagógico da educação física, momento histórico em que se identificam severas críticas à ação pedagógica do professor centrada exclusivamente no esporte de rendimento e na aptidão física.

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.

Ao utilizar jogos e brincadeiras, o professor deve adotar estratégias didáticas que favoreçam a participação dos alunos quanto às possibilidades de alteração, adaptação e elaboração de novas experiências coletivas.

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o próximo item.

No momento de mensurar e registrar o desempenho dos alunos, o professor deverá priorizar o uso dos protocolos de avaliação da aptidão física, uma vez que esses protocolos apresentam comprovada validade científica.

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o próximo item.

A nota ou menção obtida na avaliação do desempenho motor representa o aspecto fundante das estratégias avaliativas nas aulas de educação física.

Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.

A ênfase do esporte como conteúdo hegemônico nas aulas de educação física justifica-se em função de seu potencial de contribuir para a ascensão social das camadas menos favorecidas da sociedade.

Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.

À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva

verificar o nível da condição cardiorrespiratória dos alunos durante uma corrida ou caminhada.

A respeito dos fatores de risco à saúde — sobrepeso e obesidade — e da atividade física regular como uma variável importante em prevenção, controle e tratamento dessas condições clínicas, julgue o item a seguir.

A prática regular de atividades físicas contribui para a melhoria da composição corporal uma vez que promove perda da gordura subcutânea e visceral e preserva a massa muscular magra da gordura visceral.

Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.

A adoção do método parcial contribui para a redução da dificuldade do aluno em executar habilidades complexas.

Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.

A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.
B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.
C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.

Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.

A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.

Os três padrões de conteúdo apresentados pertencem ao domínio afetivo, pois eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de desenvolvimento da aptidão física.

Um professor disse aos alunos: "Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?". E, em seguida, complementou: "Pratiquem!".

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de produção divergente, o qual envolve as crianças na descoberta de novas e diferentes respostas.

Dois grupos de alunos, um em cada lado de uma quadra de voleibol, utilizam dois lençóis abertos para arremessar a bola de um lado para o outro, a fim de mantê-la em jogo o maior tempo possível, bem como para realizar o maior número possível de arremessos nesse tempo.

O jogo descrito nessa situação caracteriza-se como

cooperativo, porque tem como prioridade os momentos de aproximação dos jogadores, que buscam alcançar os objetivos comuns para todos.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.

A capoeira, que passou de uma prática reprimida pelo poder público no início do século XX para uma modalidade de esporte praticada por pessoas de diferentes classes sociais, exemplifica o rompimento de uma tradição pela transformação da cultura.

Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.

Nos primeiros anos da República, foi incluída em alguns estados brasileiros a ginástica nas escolas, espelhada nos métodos de alguns países europeus que seguiam uma linha mais higienista e militarista, ou seja, o exercício físico deveria ser utilizado para aquisição e manutenção da higiene física e moral, preparando os indivíduos fisicamente para o combate militar.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282