Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso SEDUC-AL – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 946 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Sabendo que a reação apresentada mostra o processo de oxidação do etanol — em que são liberadas 327 kcal por mol de energia — e que as massas atômicas do carbono, do oxigênio e do hidrogênio são, respectivamente, iguais a 12, 16 e 1, julgue o item a seguir.

Para cada mol de água produzido, a energia liberada é de 109 kcal.

A figura precedente mostra um gráfico da pressão, em N/m 2, em função da altura, em km, a partir do nível do mar. No gráfico, a pressão representada no eixo vertical está na escala logarítmica (ln); e a altura, no eixo horizontal, na escala linear. Para obter esse gráfico, a atmosfera foi considerada um gás ideal à temperatura constante. A partir dessas informações, julgue o item seguinte.

A densidade da atmosfera, ρ, aumenta linearmente com a pressão, P, ou seja, ρ é proporcional à pressão.

A figura precedente ilustra duas antenas, uma emissora e uma receptora, que utilizam a ionosfera para a transmissão de sinais de comunicação entre elas. Considerando essas informações e sabendo que a velocidade da luz é igual a 3 × 10 8 m/s, julgue o item subsecutivo.

Apenas parte da radiação solar forma a luz que é visível a olho nu, como é o caso dos comprimentos de onda que formam as sete cores do arco-íris.

A respeito das relações entre energia, vida e condições ambientais, julgue o item a seguir.

Devido ao gradiente de temperatura que existe entre o planeta Terra e o vácuo no espaço em torno dela, o mecanismo de perda de calor mais eficiente é a condução.

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.

As propostas de ensino de ciências que valorizem a experimentação devem proporcionar aos estudantes a chance de fazer observações de determinado fenômeno e formular e testar hipóteses.

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

O professor que consegue que os estudantes façam o papel de ouvintes atentos e quietos adota uma vivência interativa em sala de aula.

O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.

De acordo com o referido tratado, a educação ambiental é importante na formação de cidadãos para que tenham consciência local e planetária e respeitem a soberania das nações e a autodeterminação dos povos.

No que concerne aos marcos históricos relacionados à educação ambiental, julgue o item que se segue.

A expressão educação ambiental surgiu no início da segunda metade do século XX, na Conferência de Educação, realizada na Grã-Bretanha para buscar compreender um acidente que havia sido provocado pela poluição industrial em Londres e levado à morte cerca de mil e seiscentas pessoas.

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue o item seguinte.

As técnicas de sequenciamento genômico se baseiam na tradução da dupla fita de DNA em moléculas de fita simples.

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.

No período pós-1964, influenciada pelas reformas educacionais instituídas pelo regime militar, a educação física reforçou seu caráter instrumental e funcionalista, passando a ser considerada uma atividade prática voltada para o desenvolvimento físico e técnico dos alunos.

Com relação ao texto precedente, julgue o item subsequente, segundo a compreensão da educação física enquanto linguagem.

As aulas de educação física possuem estruturas que permitem ao professor explorar vários objetivos esportivos; por isso, a necessidade de organizar o planejamento em exercícios de aquecimento, exercícios de flexibilidade e agilidade, jogos esportivos e, por fim, volta à calma.

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.

Ao utilizar o esporte como conteúdo de ensino, o professor deve planejar aulas que maximizem a participação de todos, de modo a contemplar o ensino de técnicas e táticas que permitam, ao mesmo tempo, momentos de cooperação e solidariedade entre os alunos.

Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue o item seguinte.

As aulas de educação física devem criar para os alunos a oportunidade de adoção de uma postura crítica frente a sua realidade, bem como a busca, por meio do diálogo, da resolução de conflitos, valorizando as atitudes coletivas e democráticas.

Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.

As aulas de educação física, em uma perspectiva crítica, devem possibilitar aos alunos espaços de formação que tematizem o esporte como um direito social.

Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta

dificuldade de identificar, por si, seus erros, razão por que executa os movimentos de forma inconsistente.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282