Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.
Em Newton, a metáfora do relógio pode ser justificada, em grande parte, por sua relação com o mecanicismo e pela busca de precisão no estudo da natureza e do próprio universo.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: "Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados".
Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.
No estado apolíneo, a natureza força o artista a exprimir-se, a dominar o caos da vontade e a criar um novo mundo de símbolos, no qual se encontram a dança e a música.
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, referentes às relações entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.
O coletivismo é resultado da indústria cultural.
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a
contextualizar os conhecimentos filosóficos na sociedade científico-tecnológica.
Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.
O ensino dos conteúdos de filosofia a partir de temas como liberdade, subjetividade, ideologia e trabalho não impede que o ensino de filosofia seja centralizado na história da disciplina.
Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item.
A contextualização aliada à interdisciplinaridade contribui para a transversalidade do conhecimento filosófico.
Tendo como referência os textos 6A1AAA e 6A1BBB e a doutrina aristotélica do Ato e Potência, julgue o item a seguir.
Considerando-se que o paradoxo de Zenão sobre a flecha afirma que o movimento é paradoxal porque, em cada tempo, a flecha está parada em um ponto do espaço e, portanto, não poderia estar se movendo, é correto afirmar que a definição de tempo contida no texto 6A1BBB desconstrói esse paradoxo.
Acerca da mecânica newtoniana, julgue o item a seguir.
A mecânica newtoniana é válida em referenciais acelerados.
Acerca da mecânica newtoniana, julgue o item a seguir.
A função trabalho não pode ser definida para forças não conservativas como a força de atrito.
A figura precedente representa dois blocos A e B com massas iguais a 6 kg e 4 kg, respectivamente, inicialmente em repouso e ligados por um fio ideal (sobre uma roldana igualmente ideal). O coeficiente de atrito entre A e o plano horizontal vale 0,4 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s 2.
Com base nas informações apresentadas e assumindo que toda a energia dissipada pela força de atrito foi usada para aquecer o corpo A, julgue o item a seguir.
Todo o calor armazenado no corpo A por causa da força de atrito será perdido, não podendo ser usado para a realização de trabalho mecânico.
A figura I mostra quatro fios condutores idênticos, de coeficiente de dilatação linear α, ligados na forma de um quadrado, e a figura II mostra uma chapa quadrada, de lado igual ao lado do quadrado da figura I, feito do mesmo material e homogêneo. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
Se houvesse um furo quadrado na chapa, ao aquecer-se essa chapa, a área do furo seria aumentada exatamente na mesma proporção do aumento da chapa.
A figura precedente ilustra um experimento que permite medir a força magnética utilizando-se uma balança conhecida como balança de Roberval. O circuito mostrado nessa figura é constituído de uma fonte contínua de voltagem ε = 10 V, um resistor de R = 10 Ω, ligados em série a uma espira retangular com resistência nula. Na base da espira de largura L = 5 cm, está delineada uma região na qual atua um campo magnético de módulo B, com direção perpendicular à folha do papel. Quando a chave é ligada, uma corrente percorre a espira, e o efeito impulsiona a posição da massa localizada no braço esquerdo da balança a se deslocar para cima, no sentido vertical. Para retornar à situação original, é necessário adicionar uma pequena massa de 1 mg na balança.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes, considerando o valor da gravidade igual a 10 m/s2 e a carga do elétron igual a 1,6 × 10 -19C.
Caso o circuito seja percorrido por uma corrente de 1 A, o número de elétrons que passam, em 1 segundo, por determinada região da espira é menor que 1019.
A figura precedente é constituída de um solenoide considerado ideal, de indutância L e n espiras por unidade de comprimento, conectado em série a um resistor R e a um capacitor carregado, de capacitância C. A carga no capacitor é q = Cε, em que ε é a voltagem máxima utilizada para carregar o circuito. Em t = 0, a chave é ligada.
Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.
Considerando, no circuito apresentado, a situação em que existam apenas o capacitor carregado e a resistência, quando a chave é ligada, o comportamento da carga q, em função do tempo, t, é dada por q = q0 t.
A figura precedente ilustra graficamente o comportamento do ângulo de fase Φ em função da frequência de ressonância ω = 2π
f, para um circuito RLC, em que . Nessa figura, alguns valores de Φ em função de ω estão representados.
Com base nesse gráfico e nessas informações, julgue o item que se segue.
A razão entre as amplitudes máximas da componente elétrica e da magnética de uma onda eletromagnética é igual à velocidade da luz.
A figura precedente ilustra um feixe de
laser que incide em uma peça semicircular de vidro cujo índice de refração é fazendo um ângulo α = 60º. Considerando que a peça de vidro esteja no ar, com índice de refração nar = 1,0, e que o senθ = 30º, julgue o item subsecutivo.
O ângulo de refração é de 45º.