Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso SEDUC-AL – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 946 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.

Ainda que o professor decida pela alternância dos métodos, ele deve sempre dar prioridade ao método parcial nas atividades com os alunos, especialmente na primeira fase de aprendizagem.

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.

O professor deve prestar feedback extrínseco apenas se os alunos o solicitarem, a fim de possibilitar que eles consigam, de maneira independente, solucionar os problemas motores da habilidade relacionada à bandeja.

Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.

A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.
B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.
C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.

Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.

A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.

Os três padrões pertencem ao domínio motor, uma vez que eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de aptidão física esperados.

Considerando as ideias desse texto, julgue o próximo item.

Conforme a perspectiva de pensamento apresentada no texto, é imperiosa a eliminação da competitividade nos esportes, para que eles se tornem mais cooperativos.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.

A cultura do movimento, embora possa ser diversificada, adaptada, vivenciada, assistida ou modificada, refere-se a toda e qualquer prática corporal exclusiva do esporte.

A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue o item a seguir.

A utilização de jogos como atividade nas aulas de ensino médio pode promover autonomia nas discussões entre os estudantes e gerar ou transformar regras para o desenvolvimento dessa atividade.

Julgue o item seguinte, referentes a competição e cooperação no esporte.

Nas aulas de educação física, os esportes coletivos levam os alunos a vivenciar situações de competição e de cooperação, quando há interação com os adversários da equipe oposta e integração com os companheiros da mesma equipe.

Julgue o item seguinte, referentes a competição e cooperação no esporte.

As atividades e os esportes se distinguem por características específicas: se individuais, como o alpinismo, enfatiza-se a competição entre os participantes; se coletivos, como o remo, com duas ou mais pessoas em uma mesma embarcação, a ênfase recai sobre a cooperação.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.

O surgimento da filosofia, e com ela o desenvolvimento do pensamento crítico e racional, é denominado milagre grego devido ao caráter único desse evento para a sociedade ocidental.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.

Para Platão, todos os indivíduos aprendem da mesma forma e pelas mesmas vias, uma vez que aprender é lembrar daquilo que já existe na alma.

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.

Os problemas éticos da atualidade podem ser resolvidos com a educação ética individual, sendo desnecessário, portanto, um projeto político de ação social nesse sentido.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na filosofia aristotélica.


De acordo com Aristóteles, toda amizade gera felicidade.

Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.

No Discurso do Método, Descartes refere-se a todos os tipos de leis, inclusive as do comportamento humano.

Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.

As ideias inatas são oriundas especificamente da matéria e possibilitam o conhecimento das leis da natureza.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Na sua crítica a Aristóteles, Bacon defende o abandono da busca de causas finais para o estudo da natureza, sem exceção.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282