Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.
Ainda que o professor decida pela alternância dos métodos, ele deve sempre dar prioridade ao método parcial nas atividades com os alunos, especialmente na primeira fase de aprendizagem.
Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.
O professor deve prestar feedback extrínseco apenas se os alunos o solicitarem, a fim de possibilitar que eles consigam, de maneira independente, solucionar os problemas motores da habilidade relacionada à bandeja.
Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.
A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.
B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.
C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.
Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.
A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.
Os três padrões pertencem ao domínio motor, uma vez que eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de aptidão física esperados.
Considerando as ideias desse texto, julgue o próximo item.
Conforme a perspectiva de pensamento apresentada no texto, é imperiosa a eliminação da competitividade nos esportes, para que eles se tornem mais cooperativos.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.
A cultura do movimento, embora possa ser diversificada, adaptada, vivenciada, assistida ou modificada, refere-se a toda e qualquer prática corporal exclusiva do esporte.
A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue o item a seguir.
A utilização de jogos como atividade nas aulas de ensino médio pode promover autonomia nas discussões entre os estudantes e gerar ou transformar regras para o desenvolvimento dessa atividade.
Julgue o item seguinte, referentes a competição e cooperação no esporte.
Nas aulas de educação física, os esportes coletivos levam os alunos a vivenciar situações de competição e de cooperação, quando há interação com os adversários da equipe oposta e integração com os companheiros da mesma equipe.
Julgue o item seguinte, referentes a competição e cooperação no esporte.
As atividades e os esportes se distinguem por características específicas: se individuais, como o alpinismo, enfatiza-se a competição entre os participantes; se coletivos, como o remo, com duas ou mais pessoas em uma mesma embarcação, a ênfase recai sobre a cooperação.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.
O surgimento da filosofia, e com ela o desenvolvimento do pensamento crítico e racional, é denominado milagre grego devido ao caráter único desse evento para a sociedade ocidental.
Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.
Para Platão, todos os indivíduos aprendem da mesma forma e pelas mesmas vias, uma vez que aprender é lembrar daquilo que já existe na alma.
A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.
Os problemas éticos da atualidade podem ser resolvidos com a educação ética individual, sendo desnecessário, portanto, um projeto político de ação social nesse sentido.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na filosofia aristotélica.
De acordo com Aristóteles, toda amizade gera felicidade.
Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.
No Discurso do Método, Descartes refere-se a todos os tipos de leis, inclusive as do comportamento humano.
Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.
As ideias inatas são oriundas especificamente da matéria e possibilitam o conhecimento das leis da natureza.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.
Na sua crítica a Aristóteles, Bacon defende o abandono da busca de causas finais para o estudo da natureza, sem exceção.